Ética do homem do século XXI

Nesta Era, vive-se um kit de Eras que se condensaram para confirmar o que foi escrito pelo rei Salomão, há mil anos a.C: “O que é já foi; e o que há de ser também já foi...” Ec 3:15.

Na história do Éden, a serpente pode muito bem representar a mídia, quando influenciou a primeira família a tomar a decisão de se desconectar do Bem e mudar de provedor. Iniciou-se a obra de tentação online, quando foi instalada no Paraíso a tv a cabo do mal, inaugurado no orelhão público do casal.

O homem tocou, irresponsavelmente, na própria árvore de vida (árvore de vida é usada na Bíblia também como sinônimo de emoções) e colheu o fruto da desobediência. Isto é um vírus tão poderoso que fez cair as ligações com o Provedor do Bem.

 A informação tem o poder de manipular a vontade da pessoa:

 “No dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Gn 3:5).

Claro que isto é uma mentira patenteada pela “media snake” (tv a cabo da serpente) porque o homem nunca terá o conhecimento de tudo, como Deus. Mas, como a mídia é insinuante e como sabe divulgar mentiras...

Vive-se ainda a era zoológica da informação. Só mudaram os nomes dos bichos. Antigamente, era serpente, agora, pode ser leão, lobo, jacaré, ratinho, etc... Com a expansão dos meios de comunicação, o homem continuou apontando os holofotes sobre quase todo o mal que se faz no Planeta. A informação do mal prevalece no “jardim” daqueles que optam por ela.

O educador é uma referência na sociedade. E este mundo está cada vez mais perto, visível e palpável. O educador é uma tv a cabo. Ou seja, ele deve decidir por se tornar um veículo de pacificação. O educador usa com sabedoria o seu canal de notícias, quando está ligado ao Bem e navega na mídia celestial pelo portal da graça. Jamais o educador poderia invadir a privacidade de alguém ou conectar-se na Igreja, na Família, na Escola, ou mesmo na rua com alguém e, antes mesmo de saber como está aquela pessoa, disparar o seu jornal tipo “linha direta do mal”, com notícias horrorosas sobre outro educador, líder, Igreja, Escola... O educador é, sobretudo, um mensageiro da paz.

Educador, como é a programação do seu canal de tv? Qual é o seu plim plim ou slogan? Você é viciado na desgraça alheia como os grandes canais comerciais de tv do mundo? Só mostram o que é ruim? Não adianta ninguém sair por aí com a bandeira do Bem na mão e com sua própria mídia derrubar toda a obra educacional. O apóstolo Paulo, educador de todos os tempos, recomenda:

 “Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade”.  Cl. 4:5

Como você classificaria o seu canal de tv? Ele é próprio para menores de 18 anos e maiores de 100 anos? Uma criança poderia se ligar em você? Uma pessoa idosa teria saúde para escutar suas notícias? E o jovem desesperançado ficaria ligadão em você de tanta coisa linda que passa na tela do seu exemplo?

Uma bela pauta de tv a cabo do educador é assim: compreensão, socorro imediato, moderação nos impasses, exemplo, dedicação no desempenho das atividades educacionais. E mais, muito mais: competência emocional para se reconhecer na própria tela, como agente do bem; estar apto para aprender sempre, capacidade para mudar, compromisso com a missão, compromisso de servir, compromisso de apoio mútuo, capacidade para estimular as tentativas alheias de melhorar, reconhecer as aptidões dos outros, relevar as falhas alheias, elogiar o desempenho dos outros, compartilhar fracassos e vitórias, perdoar, perdoar, perdoar... ao invés de reprovar, reprovar, reprovar.

NUNCA: minar o trabalho dos outros; nem concentrar as atenções nos erros; nunca usar falhas para destacar-se, para ter prestígio (se é que isto é prestígio); nem reivindicar os méritos alheios para si e querer fazer tudo sozinho. Eduque seu aluno para que ele seja um crítico, ensine-o a usar o mouse da tv, do laptop, do tablet.

 Seja, professor, um alfabetizador emocional, ensine a ler e respeitar  o painel de manifestação das emoções do outro, orientando para que as pessoas alcancem o autocontrole, sejam adaptáveis e felizes.

 

Ivone Boechat

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • This reply was deleted.
    • Nem pense em desistir! Avante!

      Ivone

  • Exatamente assim deveria ser, mas não é, na classe, o que mais se vê é a falta de ética entre os colegas, reclamações sem ações e por aí vai. Maravilhoso texto, tem que ser compartilhado.

    • Obrigada pelo incentivo.

      Ivone

  • ¡Qué bom!

     Desfruto e não imaginas até que ponto lindo a você, querida Ivone.

    Como educadora penso o mesmo. Muito boas perguntas e um articulo, de novo, fantástico, usando metáforas e citas mais que boas como canales de informação e des-informação.

     Um analisse mais que espectacular e mui bem expresado numa prosa elegante, intrigante e fázil de lir  -até para mim, que apenas rabisco portugués e mal-  

    Me entusiasmei com o primeiro e divulguei em... nem sei quantos sites... e agora desejo fazer o mesmo.

     Podería ser a 2º parte do anterior. Maravilhoso!!!!!

     Fascinada e admirada, a mesma vez que com alegria lio a alguém que pensa como eu nesstas questiões... 

     Ainda seja com algumas meninas diferencias sem importancia em quanto as interpretações das metáforas bíblicas . Emvez de desobediença, eu diria soberbia/orgulho/avariça... mas a reflexão do fundo é o mais importante.

     Genial.

     Mais que bom.

     Meus aplausos.

     E beijos!

     Obrigada por compartilhar.

     Boa noite desde España

    3587809?profile=RESIZE_1024x1024

    • Fico muito feliz! Agradeço muitíssimo pelo grandioso incentivo.

      Abraços,

      Ivone

  • Texto excelente, aplausos, Ivone. Abraços.

    • Obrigada pelo incentivo.

      Ivone

  • This reply was deleted.
This reply was deleted.
CPP