FÁBULA - NO REINO DAS EMOÇÕES

No reino das emoções.

No reino das Emoções a rainha Sentimentos tem muitos filhos, mas entre todos os filhos, ela tem predileção pelo  filho Amor. A predileção existe pelas qualidades que, desde criança, Amor sempre apresentou. Foi sempre cordato, humilde, desinteressado por bens materiais e, sensivelmente, apegado às coisas simples que o dinheiro não compra.
Os outros filhos, Harmonia, Bondade, Felicidade, Alegria, Paz, Fantasia, Sonho, Liberdade, Esperança, Desejo, Fé, Saudade, Ilusão, são muito ligados a Amor porque vêm nele um pouco de si. É como se Amor fosse feito de um pouco de cada um deles, o que lhe dava aquela fortaleza que tanta admiração causava em todos que o conheciam. No entanto, os irmãos Ódio, Inveja, Desespero, Raiva, Falsidade, Preguiça, Ira, Soberba, Avareza, Luxúria, Vaidade, Ganância, Prepotência, Arrogância, Vingança, Egoísmo, não acreditavam na humildade de Amor, tinham certeza que era uma máscara de dissimulação que ele usava para enganar a todos e se apossar do reino. Isso gerava um clima de desconfiança que deixava Amor extremamente triste.
Um dia, Amor resolveu viajar. Queria conhecer outros reinos para saber como seria visto por outros fora de seu habitat. Talvez quando retornasse os irmãos estivessem convencidos de que governar o reino Emoções nunca fora a sua intenção.
Desde criança que Amor ouvira sempre falar a respeito do reino dos Humanos. Eram seres que adentravam o reino Emoções e se apropriavam, fluidificante, dele ou de qualquer um dos seus irmãos, dependendo do estado de sentir do humano no momento. E Amor tomou a forma humana para empreender a viagem mais longa de sua vida.
Chegando a terra procurou ver-se no rosto, nos  gestos, nas atitudes das pessoas que cruzavam seu caminho.  Mas  foi tratado com tanto descaso que, poucas foram as pessoas em quem ele viu o mínimo de si mesmo, no entanto, a presença maçissa de seus irmãos, principalmente,  Ganância, Egoísmo e Vaidade era constante em quase todos e de diversas formas. Até a inocência das crianças havia sido roubada deixando-as a mercê da mesquinharia de seus irmãos.
Depois de muitos e longos anos, por se sentir inútil, Amor sentiu  a sombra da desistência lhe cobrir. Caminhou, caminhou e, um dia se viu à beira de um rio sem forças para atravessar. Olhou em volta e avistou dois jovens muito fortes aos quais se dirigiu e, humildemente perguntou-lhes se podiam ajudá-lo a atravessar o rio, explicando o seu esgotamento e cansaço. Os jovens se negaram veementemente de uma forma ríspida que deixou Amor muito, muito triste. Quem seriam aqueles dois jovens tão bonitos, tão fortes e tão cruéis? Perguntava-se. Como estava  muito cansado sentou-se à beira do rio quando, de repente, avistou um pouco distante de onde estava, um vulto caminhando lentamente, se levantou e foi ao seu encontro. Quando se aproximou viu que era um ancião que já andava curvado sobre o próprio corpo. De imediato, uma aura de simpatia envolveu os dois fazendo com que Amor abrisse seu coração para o ancião contando a rispidez com que  os dois jovens o havia tratado. Com a maior naturalidade o ancião  disse a Amor que ele o ajudaria na travessia.  Sem outra opção, Amor aceitou a ajuda e qual não foi sua surpresa ao ver que o ancião, com vigorosas braçadas, rapidamente vencia a distância entre as margens do rio. Chegando ao seu destino, Amor fez a pergunta que não conseguiu calar. Perguntou ao ancião por que os dois rapazes tão jovens, tão fortes se negaram a ajudá-lo e, ele, o ancião, aparentemente, tão frágil, tinha  se prontificado a fazer a travessia sem o mínimo de hesitação. O ancião respirou profundamente e, pausadamente respondeu:
- Meu filho, aqueles dois jovens que você não reconheceu por causa da aparência humana, são seus irmãos Ódio e Desespero. O Ódio e o Desespero jamais conseguem passar o amor.
Eu sou o tempo.

Marsoalex – 22/05/1989

<

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Marsoalex

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Entre todos os sentimentos, entre todas as emoções, a maior delas é o amor.

    Lindíssimo texto Marso, deverias escrever mais. Acredito que você tem talento para escrever belas crônicas.

    Parabéns!

  • Parabéns, poetisa amiga, poema lindo, reflexivo e de muita sabedoria, encantado... Abraços, paz e Luz!!!

  • Fabulantes palavras tocas pelos sentidos de sabedoria. lindo

    • 3662330?profile=RESIZE_1024x1024

  • Que fábula !! Extraordinário momento literário Marso

    É sempre um prazer e um deleite vir à sua página

    Bem hajas

    FC

    • 3662360?profile=original

  • This reply was deleted.
This reply was deleted.
CPP