Professor

Alguém um dia se propôs a trabalhar na construção  de vidas, estudou psicologia, filosofia e as melhores técnicas de comunicação. Passou dias, horas e minutos, observando o comportamento de todas as faixas etárias do ser humano.

Alguém que se percebeu vocacionado e, atendendo aos apelos do coração, inscreveu-se na batalha de frente da luta milenar contra os analfabetismos.
Alguém se especializou nas  oficinas mecânicas do ser humano e candidatou-se a reformar conceitos e valores da educação mal orientada.

Alguém se inscreveu no concurso da vida, não se importando de sacrificar o próprio corpo na concorrência desleal de convênios, convenções, tratados e dissídios.

Alguém se fez alheio às dificuldades, tendo plena certeza delas, e saiu disposto a questionar leis, portarias, resoluções e regimentos. Nos desmaios da sobrevivência, impôs-se.

Alguém foi nomeado, designado, empossado para o exercício do magistério, não se perdeu no labirinto do caminho nem se assustou com o fantasma da exigência impossível. Saiu a procurar o aluno perdido, nas balas perdidas da guerra civil.

Alguém convive com a distância, com a fome, com a injustiça, com a carência e a canseira, contudo, ensina gerações a acreditar no futuro, a ter fé e não se deter.

Para um ser assim tão especial, só um nome poderia identificá-lo: PROFESSOR.

Ivone Boechat

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • 3583241?profile=original

  • Infelizmente, Ivone, o professor, hoje, é um mero instrumento de um sistema educacional falido, sem condição de colocar em prática aquilo que sabe. Excelente texto! Bjs

  • Um ser tão especial e tão desvalorizado e cheio de vergonha, vergonha sobre os indecentes salários dos políticos brasileiros, vergonha sobre as condições precárias das escolas públicas, vergonha sobre o desrespeito com que são tratados por sua clientela ociosa e cheia de direito e quase nada de dever. Pensemos então que estão discutindo o destino do menor infrator sobre pauta de que o melhor lugar para ele estar é a escola, com isto danem-se professores, você receberão uma carga maior do que a que já lhes pesa. Vocês são professores, conselheiros, são psicológicos, psiquiatras, quem leva em conta a sua realidade? Qual político sabe das suas dores? Quem disse que o Presidente da Republica tem lá algum conhecimento de suas dores e de sua realidade, Professor? De onde vieram todas essas pessoas que, hoje, se chamam doutores, senadores, presidentes? Não me perguntem, porque a minha resposta habita numa sala de aula quente onde eu me desidrato todos os dias.

    A todos os Mestres, envio meu carinho.

  • Bom Dia Educadora - Consultora em Educação Ivone Boechat!

    .

    Estamos em outubro. O mesmo Poder Hegemônico Dominante Atual 

    Designou o dia 15 como "Dia do Professor". E até será comemorado

    qual todos os anos na maioria dos Estabelecimentos de Ensino.

    MAS... - Melhor não se ter esse Dia... Pois Comemorar o quê???

    - A desvalorização secular do mesmo - em especial neste nosso BR?

    - O desrespeito que se consolida no dia a dia com o mesmo, a ponto

      de até feri-lo / agredi-lo não apenas fisicamente quanto moralmente?

    - A remuneração de grande maioria dos mesmos, que para sobreviver

      minimamente tem que fazer jornadas duplas... triplas...?

    Por isso tudo, que (d)escrevi há algumas décadas atrás: "P Dagogo"... - "P Da Vida"!!!

    ...

    PARABÉNS PELO OPORTUNO TEMA... - NOSSOS APLAUSOS - gaDs!

    ...

    Prof. José de Avelar - Zeca-Feliz 

    ---

    Dentre outras - Abaixo Singela Homenagem em "Cronica" aos Professores:

    ...            

    3583360?profile=original

    Uma história sem fim

    ...

    gaDs

This reply was deleted.
CPP