VICISSITUDES DA VIDA

"É a hora de vos embriagardes!

Para não serdes escravos martirizados do tempo, embriagai-vos! Embriagai-vos sem cessar! Com vinho, poesia, virtude! Como quiserdes! Para não sentirdes o horrível fardo do tempo, que vos quebra as espáduas, vergando-vos para o chão, é preciso que vos embriagueis sem descanso. E, se algumas vezes, nos degraus de um palácio, na verde relva de um fosso, na desolada solidão do vosso quarto, despertardes, com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai-lhes que horas são; e o vento, e a vaga, e a estrela, e o pássaro, e o relógio, hão de vos responder: É hora de se embriagar! Para não serdes os martirizados escravos do tempo, embriagai-vos; embriagai-vos sem tréguas! De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa escolha."

Charles Beaudelaire

 

Como fico, diante das alternativas sugeridas pelo famoso  poeta francês?

O álcool, uso com  moderação. Às veze quando nostálgico, na minha  solidão, sirvo-me de uma generosa dose de bebida, ouvindo  uma música suave e harmoniosa e quedo-me, introspectivo, quase absorto, com os olhos semicerrados  num estado de torpor. Nessas horas crio fantasias. Volto no tempo. Exploro o passado. Analiso o presente. Raramente reporto-me ao “que será”. Sei que o futuro,  para mim,  é apenas uma miragem.

A outra opção do poeta é a razão de seu existir, embriagar-se de  poesia.  Não costumava, quando jovem, ler poesia. O apreciar deste gênero de expressão literária começou na minha maturidade. Quando era jovem estava muito ocupado com as coisas mais tangíveis da vida.  Hoje, tanto adoro poesia, como também sou apreciador de uma prosa lírica, bem elaborada. Frequentemente debruço-me com inusitado prazer, de forma intensa, sobre uma bela poesia.  Muito aprecio igualmente  uma prosa eivada de lirismo, escrita com muita sensibilidade com pena mágica e luvas de pelica.

Devo revelar que talvez  não tenha o engenho que a  poesia exige. Há necessidade de muito talento para externar com poucas palavras, de forma concisa, metáforas e expressões liberando o sentimento aprisionado na alma. A poesia quando bem elaborada tem a capacidade de  expressar um oceano de sentimentos com extraordinária concisão. Não é tarefa fácil construir ou interpretar poesias. Há que se ser possuidor de extrema sensibilidade. Só alguns poucos ungidos pelos Deuses nasceram com tal capacidade. Não é o meu caso.

A terceira possibilidade sugerida pelo poeta é embriagar-se de virtudes. Isto fica para os ascetas. Sou um ser eivado de pecados e destituído de virtudes. De virtudes e de talento. Talvez minha grande virtude seja reconhecer que sou falto delas. A segunda melhor é a humildade.Sempre procurei cultiva-la.

Lembrei de uma poesia do Fernando  Pessoa que cultua o fingimento do poeta. Quem sabe, não consigo fazer boa  poesia ou sorver os seus encantos,  por não costumar mentir, não cultivar o fingimento. Neste caso, a virtude estaria a se digladiar com a poesia. Enquanto os poetas de verdade costumam mentir, eu, um poeta de mentira, só verdades proclamo.

F.J.TÁVORA

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários


  • 3663278?profile=original

  • Frutos de aforismos sublimes, que permanecerão para sempre arquivados em nossas essências.

  • Os modismos, as desigualdades, as injustiças, as contradições são tão graves dentro do meio social que acabam por sobrecarregar os indivíduos ao ponto de não aguentarem o peso dos seu próprio fardo.

    • Muito apropriado o comentário sobre o fardo que somos instados a carregar em resposta às vicissitudes de nossa vida. Felizes aqueles que a exemplo do poeta citado podem usar metaforicamente da embriaguez para reduzir o seu peso. Obrigado por mais ter aprimorado minhas reflexões sobre tema tão caro a todos nós.
  • Parabéns, poeta, poema maravilhoso, a sua interpretação do "texto" de Charles Beaudelaire foi magnífica, genial, fantástica... Aplausos. Abraços, paz e Luz!!!

    • Sam, você sempre muito generoso nos comentários que faz. Fico muito, muito mesmo,feliz com os elogios que partem de um poeta sempre em destaque na constelação de estrelas e astros de nossa casa.
  • Uma leitura assim não se comenta só se aplaude! Bjs

    3660305?profile=original

This reply was deleted.
CPP