Fórum

>CITANDO WILLIAM SHAKESPEARE<

Shakespeare é o maior escritor de todos os tempos, de todos os idiomas e de todas as literaturas.

“Romeu e Julieta”, mesmo as pessoas não letradas não consigam contar em detalhes do enredo da peça: elas sabem que é a narração calamitosa de dois jovens de famílias
hostis que acabam mortos.

Os que possuem algum ou pouco conhecimento cultural, provavelmente terão ouvido também falar de Hamlet o famigerado “Ser ou não ser, eis a questão”. Saberão de Macbeth, Otelo, Rei Lear, saberão das tramas de “Sonho de Uma Noite de Verão”, “A Tempestade”, “Júlio César”, também por outra frase famosa que jamais foi dita senão na peça de Shakespeare: “Até tu, Brutus?”.

Ainda existe pouca familiaridade, por parte dos leitores não particularizados ou profissionais da literatura, com o conjunto da obra de Shakespeare, que é aceitável em sua anormalidade: há, em todas elas, em maior ou menor grau, a marca do gênio.

Eu particularmente sou contaminado pelo poema Vênus e Adônis que são porta-vozes de atitudes contrastantes diante do amor. Os papeis passivos de Adônis convidam o leitor masculino a fantasiar a si mesmo no lugar de Adônis, sendo seduzido pela deusa da beleza.

Gosto muito de Shakespeare, e tem frases que adoro; se me permitem vou revelá-las:
“A raiva é um veneno que bebemos esperando que os outros morram.”
“Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.”
“Tão impossível é avivar o lume com neve, como apagar o fogo do amor com palavras.”
“Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor. ”
“Ser ou não ser: eis a questão.“
“O louco, o amoroso e o poeta estão recheados de imaginação. “

SAM MORENO

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Sam gosto muito de Shakespeare. Não li todas as suas obras mas o hamelet li mais que uma vez, adorei!

    Parabéns pelo belo texto.

    Beijinhos

  • Belo texto, aviva a sede de saber mais sobre o autor, atiça os sentidos e nos embriaga de vida.
    Parabéns.
    • Estimada poetisa Jussara primeiramente meus agradecimentos pelo seu comentário a esse texto. Segundamente parabéns por aquilo que vive em você além da poesia – que o dom do intercâmbio com seus amigos em letras – pessoas assim – e que fazem a empatia. Sinônimo de identificação, entendimento, afinidade etc!

  • Um belo texto que vem de encontro com uma sabedoria refinada de encantos

    Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia.

    William Shakesp

    O amor nasce em nossas mentes edificando um outro ser com os olhos

    José Carlos Ribeiro

  • Sam Moreno, gosto de beber da sua fonte de conhecimento, só que não mata minha sede, ao contrário, me dá mais sede do saber! Obrigada, Sam!

  • Bom, muito bom, poeta... Abraços, paz e Luz!!!

  • Amo Shakespeare também. Meus aplausos pela texto e informações; Paz e luz

  • Acho que você já disse tudo em poucas linhas, pois  falar de Shakespeare é falar de vida e amor.Um fato irrefutável,mesmo se a pessoa não for letrada,ela conhece sobre Romeu e Julieta,pois é uma das estórias mais lindas e conhecidas da humanidade.Falar de Shakespeare é falar do óbvio,do que é fora dos parâmetros em literatura,pois  muito do que encena em palcos ou escreve,vem das inspirações shakespeariana.Belo trabalho,caro escritor.Boa tarde.Abcs 

  • Sam Moreno nos trazendo sempre assuntos profundos. Shakespeare é muito conhecido entre os intelectuais e aqueles que gostam de boa leitura, mas, convenhamos que, ler dramaturgia é meio complicado. Eu gosto muito de Shakespeare, mas não suporto ler peças teatrais e, embora muito menina tenha tido acesso a coleção completa desta gênio, nunca consegui ler Romeu e Julieta e outras obras famosas que foram escritas para o teatro. Mas ele tem obras tão maravilhosas que não é atoa que o chamam de gênio. Eu, particularmente, gosto de quase tudo. Poderia escrever aqui inúmeras frases, mas escolhi esta: O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.

  • Muito bom.Parabéns!

This reply was deleted.
CPP