>SANDRA MEDINA CARA A CARA COM SAM<

SAM MORENO
SANDRA MEDINA DE SOUZA

Hoje estamos aqui nesse diálogo, através do CARA A CARA COM SAM, para conhecermos um pouco mais da poetisa Sandra Medina nascida em Mantena com residência na cidade de Caratinga Minas Gerais, do seu solo nasceram artistas e personalidades como o cantor Agnaldo Timóteo, a jornalista e economista Miriam Leitão, o cartunista e escritor Ziraldo, Sílvio Abreu e Ruy Castro.  O clima caratinguense é caracterizado tropical.
Legal acho que vou me mudar para a sua cidade, prazer tê-la aqui, poetisa (Sandra Medina).

Olá Sam, primeiramente gratidão! O prazer de estar aqui é todo meu, fiquei surpresa e lisonjeada com o convite, confesso estar até com um frio na barriga rsrs. Espero ser objetiva e clara em minhas respostas. Quanto ao clima de Caratinga é bem agradável sim, se vier irá gostar, será bem-vindo!

1- Com tantos casos de abuso em consultas.
Daria para uma mulher aparentar naturalidade durante um exame ginecológico?
O ideal seria aparentar naturalidade e relaxar, porém com tantos episódios de abuso a maioria das mulheres estão ficando receosas na hora de procurar um ginecologista, embora temos muitos registros, cada caso é um caso, é importante ressaltar que as mulheres não devem ter medo ou receio de se consultarem, o ideal é que façam pelo menos uma consulta anual como método preventivo.

2-No seu ponto de vista, qual é o motivo que faz o homem casado procurar garota de programa? Acredito, que os homens ainda hoje, são educados para viverem com uma sexualidade menos afetiva. E isso ainda é reforçado na vida adulta; acredito que também sentem prazer em pagar por este tipo de serviço, como sendo: eu pago, eu escolho. Os motivos podem ser diversos, como um simples capricho e/ou até por vingança.

3-Qual é o seu ponto fraco? Meu filho. Mexeu com ele mexeu comigo,
confesso que perco a classe se preciso for para defendê-lo e protegê-lo.

4-O libertino é um defeito ou atributo para um homem?
Sou a favor da liberdade, porém penso que quando essa se desregra se transformando em libertinagem, acaba por violar princípios causando desrespeito ao próximo. Mas quem sou eu para julgar e dizer se é um defeito ou atributo, o ser humano é falho e em completa transformação.

5-Como e quando você descobriu a poesia?
Descobri a poesia aos 17 anos, nesta fase fiz alguns rabiscos por um bom tempo, mas com o passar dos anos, os compromissos, as dores, as desilusões... Fui perdendo o encanto. Voltei a escrever no início de 2015, ano em que conheci a poetisa Nenna Nandes através do facebook, foi ela a responsável pelo meu retorno, amiga que muito me motivou e ainda me indicou a Ordem dos Poetas do Brasil a qual faço parte hoje. Sou feliz e muito mais realizada no mundo poético, a poesia é meu acalanto e o alimento da alma.

6- Como você organiza o seu tempo para escrever poesias?
Sinceramente, não organizo esse tempo rsrs, quando sinto-me inspirada largo tudo que estiver fazendo e escrevo, já cheguei a compor uma poesia para a atividade quinzenal preparando meu almoço, acredita? Acho mágica essa coisa de inspiração. Mas, me dedico mais no período da noite, quando fico mais absorta.

7-Relaxa e goza, porque depois você vai esquecer todos os transtornos.
O que tem a dizer dessa instigante frase da Marta Suplicy?
Bom, acredito que ela tenha sido muito infeliz ao usar esta frase, mas foi uma forma de expressão, algo que seu interior queria dizer.

8- Qual a beleza da natureza selvagem que capturaria se fosse uma fotógrafa?
A savana Africana, exuberante e linda.

9-Os jardins suspensos da Babilônia, ou mil e uma noites de Bagdá?
Mil e uma noites de Bagdá.

10- Qual a mulher que sabe sempre onde o marido está?
Ahhh!!! Não sei se essa mulher existe. rsrs
Existe nobre poetisa Sandra é a mulher viúva... Rsrs

11- Quais momentos você destaca da sua infância?
Difícil, tive muitas emoções negativas na infância, mas, destaco o primeiro dia de aula, as mudanças repentinas de uma escola para outra devido mudança de região, as responsabilidades adquiridas pelo fato de ser a primogênita de 7 irmãos e os momentos felizes na casa de minha avó materna, onde brincava e divertia bastante com meus tios e primos.

12-A circuncisão feminina ocorre em várias partes do mundo, alguns grupos entendem a circuncisão como artifício para conter o desejo sexual, garantir a fidelidade conjugal e manter as mulheres jovens limpas e belas. Essa prática, você considera uma violação dos direitos humanos? Com certeza. É violação dos direitos humanos, uma tortura bárbara e cruel. Uma forma de controle social sobre a mulher e manifestação de desigualdade de gênero.

13- Podemos julgar a Santa Inquisição usando os padrões de moral de hoje?
Como disse anteriormente, quem sou eu para julgar, porém confesso que sinto-me incomodada e nauseada com o contexto.

14-Em comum acordo, o casal deve fazer tudo para se entenderem e usufruírem dos prazeres na cama, evitando desejos de traição?Acredito que devam realizar tudo que tiverem vontade, porém, não por medo e insegurança ou como método de prevenção a traição. Em primeiro lugar o bem estar e o bem querer de ambos.

15-Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas me convêm. Encaixaria como resposta para a pergunta 14? Penso que tudo é permitido desde que corresponda a vontade de ambos, então, na minha opinião não encaixaria.

16- O que podemos entender por "Dê a César o que é de César"?
Penso que, dar a cada um o que lhe é de direito.

17- Das sete maravilhas do mundo moderno qual que você mais contempla?
Machu Picchu.

18-O Pajé é um administrador espiritual de determinada tribo indígena.
Um misto de sacerdote, profeta, médico e feiticeiro. Isso é real ou irreal? Penso ser real, acredito em poderes sobrenaturais, em energia, força de pensamento e no dom da comunicação com os espíritos.

19- Dos citados aqui qual seu lazer preferido.
Cozinhar, ler adequado livro, escrever poesia, ouvir música,
dialogar com amigos, assistir aquele filme com o amado,
ou fazer compras no Shopping? 
Escrever poesia, a cada dia que passa aumenta mais esse vínculo e o amor pelas letras.

20- Você se considera uma mulher consumista?
Não, sou bem controlada.

21- O perfume diz muito sobre a personalidade.
Como é a sua fragrância favorita?
A fragrância própria, minha favorita.

22- Você apoia o celibato para padres, freiras?
Não, penso que o amor recíproco fortaleceria e estimularia a missão dos mesmos.
Sou a favor do amor e cumplicidade.

23- É possível uma pessoa ter todos os sentidos acordados quando fica apaixonada?
Hum... acho que não! Rsrs, na paixão quem manda é somente o coração, por isso cometemos diversas loucuras quando estamos apaixonados.

24-Nesse país o sensato virou ilícito ou o ilícito virou o certo?
Não que o ilícito tenha virado o certo, mas infelizmente nunca houve sensatez neste país.
No Brasil, acostumamo-nos com a corrupção. A percepção é que a maioria da população seja corrupta. Trouxas são os que não aproveitam as oportunidades de benefícios próprios que determinados cargos ou situações criam. Essa percepção acaba determinando as ações de muitos e criando uma profecia autorrealizável.

25- Existe alguma coisa que almejasses concretizar e que ainda não tenhas concretizado?
Sim, existe algumas, uma delas é publicar o meu primeiro livro de poesia.

26- Qual sua opinião sobre a mulher vítima de violência doméstica não querer denunciar seu agressor, e quando o faz, desiste em dar prosseguimento à ação criminosa?
Medo, falta de apoio, dependência material e/ ou emocional, e tem também a questão da falta de estrutura das instituições procuradas na preservação destas vítimas, deixando-as expostas e vulneráveis.

27-Qual seria o seu estilo um cruzeiro nacional. Ou um cruzeiro internacional?
Não poderia ser os dois? Rsrs. Mas fico com o nacional, tem muitas maravilhas nacionais para serem vislumbradas.

28- Qual seria o maior sorriso da sua vida?
“O amor pleno”...

29- Qual a melhor forma de extinguir os traumas do passado?
Aceitando os acontecimentos e tendo compaixão por si mesmo. A capacidade de aceitá-los e de termos compaixão por nós mesmos são dois passos extremamente decisivos para ultrapassar o sofrimento. Não estou a falar da aceitação passiva, da aceitação displicente, em que tudo acontece e nada se faz. Não é isso. Refiro-me à aceitação da realidade tal qual ela aconteceu, em que não há retorno possível, em que não é possível apagar o que sucedeu. Perante este tipo de cenário, aceitar é o melhor remédio. Permite-nos encarar a realidade de frente, sermos compassivos conosco mesmos e a partir daí cultivar a esperança num futuro melhor. Ficar contra tudo, contra todos e até contra você mesmo, certamente não irá beneficiá-lo em nada. Num estado de negatividade, mesmo aquilo que ainda temos de bom na vida fica afetado, deixamos de olhar para o que ainda faz sentido na vida.

30- Qual é o sinônimo de bom humor?
Positividade, bons sentimentos, altruísmo e afetividade.

31-Um homem criado por mulheres pode ser mais feminino por conta disso?
Hum... Depende de como a mulher irá conduzir essa educação; acredito que possa se tornar mais delicado e atencioso em suas relações.

32- Muitas pessoas gostam de serem filmadas em suas cenas íntimas. Autoestima abaixada, sexualidade um tanto exasperada, ou necessidade de chocar o outro?Acredito que os três motivos possam estar envolvidos, porém o de maior peso é chamar atenção e se sentir desejado.

33-Um pedido clássico do Cara a Cara...
Faça sua leitura nessa imagem!

Trajeto escuro e solitário, residência da solidão.

Suas considerações finais.

Pega de surpresa, lisonjeada fiquei
Com o convite de Sam
Este poeta que é Rei.
Espero ter derramado
Gotículas de minha essência
Nas letras mal decoradas
Com doses de experiências.

Obrigado poetisa Sandra Medina
pela entrevista fértil com respostas impecáveis.
Proporcionando-nos uma aproximação maior com sua pessoa.
Muita saúde e inspiração junto dos seus,
prossiga sendo quem é e como é!

Música favorita:
Tocando em frente de Almir Sater,
escolhida como tema de fundo.

Abraços Hollywoodianos
E até a próxima entrevista!

Enviar-me um email quando as pessoas comentarem –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Adm

    Oi Sandra, agora que vir ler tua entrevista e gostei de te conhecer um pouquinho. Foi sensacional ler tuas respostas e opiniões sobre os vários assuntos abordados pelo entrevistador. Parabéns por ter superado muita fase difícil em tua vida . Foi bom te ler! Obrigada por nos dá este presente.

    Ao Sam Moreno ficam meus aplausos por seu trabalho que, já deu certo neste espaço que amamos.

    Aplausos Sandra e Sam.

  • Queridos amigos, Gratidão! Fazer parte desta Casa é gratificante e muito enriquecedor.

    Vocês, amigos poetas são todos lindos e talentosos! 

    beijos e abraços carinhosos a todos!

  • Mais uma excelente entrevista Sam! Foi ótimo saber de ti além da poesia, Sandra. Foi gratificante ler cada resposta dada com tanta simplicidade e inteligência. Obrigada por honrar nossa casa com a sua presença! Bjs

  • Maravilhoso Bravo parabéns aos dois abracos.
  • Muito boa entrevista !À entrevistada demonstrou domínio completo da situação,pois ser inquirido não é fácil,e respondeu com categoria as perguntas muito bem direcionadas do SAM.

    Me identifiquei quando ela diz que  tem inspiração deixa o que tiver fazendo e vai escrever,eu também faço isto,outro dia estava lavando louça e veio à mente um tema,saí correndo para anotar  rrsss.Vale a pena! Eu gostei muito da entrevista da Sandra,fez jus ao talento poético. Valeu Sam.Parabéns!

  • Ótima entrevista, amei conhecer um pouco mais dessa mineirinha linda, e que é de uma beleza interior, admirável, com seu filho lindíssimo Meus parabéns Sam pela entrevista. como sempre me surpreendendo.É sempre bom conhecermos, um pouco mais de cada um que é habitante nessa casa e você Sam, tem feito isso magistralmente.

  • Belíssima entrevista Sandra, assim como vc e seu filho. Parabéns,gosto muito de suas poesias e a entrevista foi muito boa! Aplausos e parabéns ao Sam, sempre nos surpreendendo em seus questionamentos!

  • Ah... Não consigo ouvir esta musica sem molhar o rosto...

    gaDs!

  • Amado SAM - "Poète"... Amada Sandra Medina... Amados Poetas desta Nossa CPP:

    Sou um dos tantos aficcionados por Filmes - quase podendo ser rotulado de "Cinéfilo". E neste sentido, este Maravilhoso e Inspirado Quadro Criado pelo SAM Moreno - o comparo com um dos Filmes que coloco na Prateleira dos meus sentimentos para ver... re-ver... Sentir... Re-Sentir... Onde estão incluídos o sorrir e o chorar.

    .

    Assim é que desde o 1º Entrevistado - salvo engano - o Márcio Rufino (saudades dele...) e os que o sucederam, se tornaram em um ACERVO de Filmes, onde temos Scripts roteirizados magistralmente assim como também dirigidos pelo SAM.

    .

    Deste Modo, ora se soma ricamente à esse acervo este Filme em que a Amada Poeta - Menina e Mulher Sandra Medina, é a Atriz Principal... A Coadjuvante de si mesma e ao mesmo tempo - "atemporal" é a essência do essencial na difícil arte da ConVivência Humana. Se mostra transparente - lúcida e clara em seus posicionamentos - onde se inclui  o "não sei"... Singela e Firma ao mesmo tempo, deixando à mostra - na clareza de se mostrar por inteira - o SER Abençoado que É pelo Inventor do Amor (que muitos chamam de DEUS) exemplos de "COMO" levar a vida atravessando tanto os verdes, floridos e perfumados campos, quanto os Mares de Turbulências que de um modo ou doutro TODOS temos e ou teremos que enfrentar.

    .

    NOSSOS APLAUSOS E REVERÊNCIAS AO SAM e em Special à Esta Menina Mulher Maravilhosa que aprendemos a AMAR que é a Sandra Medina!

    ...

    DEUS OS ABENÇOE... - E... Continue fazendo os seus Filmes SAM - que já são esperados com sadia e doce ansiedade tanto pelos Actores quanto pelos Mils Leitores! gaDs!

This reply was deleted.
CPP