Plêiade Poema

 

O Plêiade é um poema monostrófico, de forma fixa composto de 7 versos (septilha). Foi criado pelo poeta Craig Tigerman em 1999. O título do Plêiade é obrigatório, formado de uma única palavra, cuja letra inicial deve ser a letra inicial de cada verso. Os versos do Plêiade são livres de métrica e rima.

 

Exemplo

 

GRAVURA

 

Gosto do silvo desta saudade,

Gorjeando em meu coração,

Garimpando minha’alma.

Gotículas de paz me envolvem,

Gotejando a fé no amanhã.

Germinarei a esperança na

Gravidez do meu sonho.

 

Edith Lobato

 

24 Members
Join Us!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Quiero tu sonrisa.

    Quiero verte sonreir siempre, mi amor
    que faz da minha vida um doçe sonho.
    Quiebra mi voz tu canto que es llanto.
    Questino-me com minha alma suo dór.
    Quando sinto em você é todo encanto.
    ¡Quizá no sé decirte que te amo tanto!
    Quietud, folhas que dançan en outono-

    Nieves Merino Guerra

     2013

  • Adm

    Atenção, amigos! Todos os plêiades devem ser postado, cada um de acordo com a inicial da oficina. Os Plêiades postados fora da oficina serão excluídos. Para postar dentro de cada oficina, basta clicar sobre os tópico da letra que você deseja postar.

  • Esplendoroso Edith!
    Amei... verso a verso!
    Aplausos Poéticos,
    Zana
This reply was deleted.

Fórum

Adm

Oficina de Plêiade com a inicial C

Olá queridos, aqui vai mais uma atividade deliciosa para o pulsar da inspiração. A oficina funcionará da seguinte forma: 1. Será deixado uma palavra com a inicial C, a cada 30 dias. (Prazo que será revogado mais adiante.) 2. Os poemas plêiades devem ser postado dentro da oficina e nunca em tópico separado, e depois de postados dentro da oficina podem ser postados no blog de dentro do grupo. 3. Podem comentar, apreciar, embelezar, etc. 4. O título do plêiade será, sempre, a palavra deixada para…

Saiba mais…
39 respostas · Respondido por Eri Paiva ontem
Adm

Oficina de Plêiade com a inicial E

Olá queridos, aqui vai mais uma atividade deliciosa para o pulsar da inspiração. A oficina funcionará da seguinte forma: 1. Será deixado uma palavra com a inicial E, a cada 30 dias. (Prazo que será revogado mais adiante.) 2. Os poemas plêiades devem ser postado dentro da oficina e nunca em tópico separado, e depois de postados dentro da oficina podem ser postados no blog de dentro do grupo. 3. Podem comentar, apreciar, embelezar, etc. 4. O título do plêiade será, sempre, a palavra deixada para…

Saiba mais…
13 respostas · Respondido por Nieves Merino Guerra Jun 5
Adm

Oficina de Plêiade com a inicial J

Olá queridos, aqui vai mais uma atividade deliciosa para o pulsar da inspiração. A oficina funcionará da seguinte forma: 1. Será deixado uma palavra com a inicial J, a cada 30 dias. (Prazo que será revogado mais adiante.) 2. Os poemas plêiades devem ser postado dentro da oficina e nunca em tópico separado, e depois de postados dentro da oficina podem ser postados no blog de dentro do grupo. 3. Podem comentar, apreciar, embelezar, etc. 4. O título do plêiade será, sempre, a palavra deixada para…

Saiba mais…
23 respostas · Respondido por Cristina Maria Afonso Ivens Duar Jun 1
Adm

Oficina de Plêiade com a inicial M

Olá queridos, aqui vai mais uma atividade deliciosa para o pulsar da inspiração. A oficina funcionará da seguinte forma: 1. Será deixado uma palavra com a inicial M, a cada 30 dias. (Prazo que será revogado mais adiante.) 2. Os poemas plêiades devem ser postado dentro da oficina e nunca em tópico separado, e depois de postados dentro da oficina podem ser postados no blog de dentro do grupo. 3. Podem comentar, apreciar, embelezar, etc. 4. O título do plêiade será, sempre, a palavra deixada para…

Saiba mais…
9 respostas · Respondido por Marsoalex Jun 1
CPP