Destroços

Destroços

.

“ Eu sei que muitas mães estão passando por isso hoje...mas é uma dor de arrebentar a alma, moço! ” (Mãe de Jeremias, adolescente de 14 anos, morto por uma bala perdida quando entrava na casa do amigo, nos conflitos do RJ)

.

Até quando? Sim! Até quando, senhores encarregados da segurança, teremos que assistir e ouvir desabafos assim, de mães destruídas pela dor de perder o filho numa guerra que não é dela?

Quando é que irão sair de seus “palácios” da zona nobre, levantar a bunda da cadeira e colocar ordem na casa?

O Rio de Janeiro já não é mais lindo! É uma pintura rota e rebuscada que está sucateado, abandonado, largado à mercê da bandidagem do alto e baixo escalão. As crianças estão sem aula por que as escolas ficam no meio da zona de combate, estrategicamente construída para servir de escudo aos bandidos. Não se pode passear no calçadão ou ir ali, na esquina, na casa do amigo, que se é vítima de bala perdida e fica lá, estendido no chão por volta de 15 horas por que a polícia se nega a trabalhar por falta de segurança. Quanta ironia!!! Uma total falta de respeito pelo ser humano e por uma mãe destroçada, que permanece ali, em meio ao tiroteio, com o filho morto nos braços!

E a mídia escrota e sensacionalista se omite. Divulgam somente uma nota ínfima pois o assunto do momento é o Carnaval e seus desfiles milionários patrocinados pelo dinheiro que deveria ser da segurança, educação e saúde.

E o povo? Ah! Meu Deus! O povo!

Estão tão acostumados ou acomodados com a situação que simplesmente seguem tal qual gado ao matadouro.

Jeremias é somente mais um, quem se importa?

Todos os dias morrem pessoas por balas perdidas! Qual a novidade?

Quem quer saber da dor massacrante de uma mãe ao segurar o filho morto? “Que se dane! ” “Não é meu parente, não é comigo! ”

E assim o Rio segue, com suas praias alheias ao mar de sangue que é derramado todos os dias, numa guerra civil patrocinada pelo governo que, para variar, é omisso e incompetente.

E para esta mãe só posso dizer: “ Sinto tanto por tua perda! Sinto por Jeremias que teve sua vida aniquilada pela ganância e desonestidade de quem deveria lhes dar segurança. Infelizmente, agora, seu filho faz parte de um número na estatística da violência do RJ, que também é uma vítima da mediocridade do ser humano”.

.

Maria Angélica de Oliveira – 07/02/18

Foto: " Mãe segura o filho morto - Cândido Portinari - Google Imagens"

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Angélica

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Triste realidade essa nossa.

    Fico sem palavras 

    • Obrigada Meire querida.

  • Triste e lamentável a situação do Rio de Janeiro.

     

    Angélica, a imagem ficou imensa porque tu colocaste no quadrinho do cabeçalho, e não pela o envio dnetro do editor, acima do texto.

    Deves clicar em editar, excluir e voltar a inseri-la clicando no segundo ícone da barra de ferramenta.

    Beijos.

    • Obrigada Edith, ja arrumei a imagem.

  • This reply was deleted.
    • Sim Margarida...como no velho oeste... é a lei do mais forte. Obrigada pelo seu comentário.

  • Quanta futilidade! 

    Tentam tapar o sol com a peneira, mostram na mídia o carnaval, que pra mim não serve de nada.

    Nele vulgarizam a mulher brasileira, numa competicão de qual delas desfilam mais nua, tem o maior silicone, etc.

    Abafam o que deveria ser mostrado, como o dito no teu texto, a violencia que assola a cidade '' maravilhosa'', que virou um campo de concentracão....e é uma coisa tão contínua, que parece ser visto como normal....ah, que pena, não entendem o que é ser maravilhosa, pra mim, maravilhoso é poder ir e vir, ter seguranca, saúde, ter a beleza interior brilhando dentro de si. Poder se divertir com a família.

    E essa mãe? E quantas outras que já perderam seus filhos, e infelizmente, quantas outras ainda irão perder.

    A obra Mãe segura filho morto no colo  de Candido Portinari e A Pietà de Michelangelo, onde Maria segura o Cristo morto  no colo....simbolizam a dor de tantas outras mães que já perderam filhos inocentes, devido a uma guerra pelo poder.

    Vixi, falei demais.

    Tocante teu texto, Angélica, obrigada por compartilhar.

    Beijos.

    • Falou demais não Martinha! O que falou foi demais!!!! É tanta hipocrisia e quem paga a conta é quem não deve. O desabafo desta mãe é a resposta a uma pergunta cretina que o reporter fez!!!! Como ele acha que ela esta sentindo? É até perverso o modo como a midia conduz suas reportagens!! Obrigada por seu comentario.

  • LINDO,TRISTE E VERDADEIRO!!

    EMOCIONADA EU AQUI COM SEU TEXTO,ANGELICA

    BJSSSSSSSS

    • Obrigada Ciducha por seu carinho!

  • O rio de Janeiro Virou terra sem lei, mandam os mais fortes que a bandidagem, o rwsto se calam

This reply was deleted.
CPP