Escuridão - Crônica

Escuridão

 

Mais uma vez estamos diante de uma tragédia anunciada onde quem paga a conta são inocentes que não tiveram a menor chance de defesa.

Por causa de um sistema falido, que permite que uma pessoa, comprovadamente depressivo, autodestrutivo, continuasse a trabalhar com crianças de uma creche, que nem tinham noção do perigo que corriam.

A tragédia que aconteceu no Centro Educacional Infantil Gente Inocente em Janaúba/MG é resultado do descaso do Poder Público, da falta de preparo de profissionais que estão ali exatamente para evitar que isso aconteça, para diagnosticar desvios de condutas que coloquem em risco a integridade de outros. É um cabide de empregos em que se preocupam somente em assinar papéis, sem ao menos acompanhar ou encaminhar para um tratamento adequado essas pessoas que estão doentes e dementes. O que importa é o salário no fim do mês.

Pois a meu ver, estes profissionais são cúmplices dos assassinatos dessas crianças que, como o próprio nome da escola diz, são gente inocente.

São cúmplices por que foram omissos e falhos em determinar o estado psicótico deste indivíduo que, apesar de ser visto como “perturbado”, foi capaz de planejar e executar friamente um crime bárbaro e com requintes de crueldade e que, em nenhum momento, sentiu remorsos neste ato horrendo de jogar um líquido inflamável em si e nestes inocentes e atear fogo.

Este indivíduo não é uma vítima!!!!

Ele é o vilão deste cenário de horrores, acobertado pela incompetência daqueles que deveriam prevenir e afastar monstros como esse da Sociedade.

Agora, o que resta é a escuridão nas vidas de famílias que foram engolidas também por este ato macabro e que irão viver para sempre em meio a fumaça negra da dor e da perda de seus entes queridos. Futuros ceifados pela bestialidade das chamas que consumiram tudo e todos.

E o Poder Público? E os profissionais?

Deveriam responder, no mínimo, por omissão e incompetência!!!

Mas como sempre, no Brasil, esta tragédia será mais um número na estatística medíocre da violência, reflexo de um País falido em todos os setores, principalmente o humano.

 

Maria Angélica de Oliveira 06/10/17

In Liga dos 7

Imagem: Google Imagens

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Angélica

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • This reply was deleted.
    • Obrigada Livita!

  • Texto profundo para todos reflectir-mos

    nas imoralidades deste mundo tão vil

    Abraço fraterno

    FC

    • Pois é Frederico... penso que já passou da hora de sairmos da reflexão e partir para a ação..obrigada por seu comentário.

  • O final realmente é a chave para entender a realidade do absurdo que vivemos: "... um país falido em todos os setores, principalmente o humano." É esse o meu pensamento também, Angélica! Enquanto um senso de moralidade não for pré-requisito para a ocupação de cargos administrativos, não se farão notar mudanças. Há pouco tempo, soube de crimes sexuais numa escola efetivados por um profissional terceirizado! Isso quer dizer que, para economizar gastos com encargos sociais, delegam a empresas puramente capitalistas contratação e gerenciamento de funcionários. Tais empresas pagam pouco, lucram bastante - e quando foram verificar o criminoso referido tinha passagens pela polícia (mas a empresa contratante não pediu atestado de antecedentes criminais...). O pior: depois dessa ocorrência, os serviços continuam terceirizados - como se nada tivesse acontecido... 

    Assino embaixo de tudo que escreveu - e entendo e me solidarizo com você.

    • Há muito tempo que as coisas funcionam assim...são dois pesos e duas medidas... experiência própria... se tem quem indica, ta tudo bem... o que importa é ter os privilégios com as pessoas certas... obrigada Edvaldo por seus pertinentes comentários.

  • Maravilhoso Texto Angélica, acredito que esta tua revolta é a da muitas pessoas, inclusive minha! Todas as tragédias causam grande impacto em nós, mas quando envolve criança a sensação de revolta é maior. E pegando um gancho no comentário da Marso, sobre o armas, é por essas e outras razões que sou contra a legalização do porte  de armas no Brasil.

    • Legalização de porte de arma já virou palhaçada neste Pais onde quem deve exercer a lei e dar o exemplo é o maior ladrão. Pra que legalizar? É muito fácil ter uma arma...é só ir na esquina e comprar...e se eu fizer algo com essa arma é só alegar legítima defesa e a lei abranda e some tudo...infelizmente! Obrigada Martinha!!!

  • Um excelente texto! Angélica, a sua revolta é compreensível. É triste ver crianças serem queimadas pela fúria de um louco. Louco sim! Mas uma pessoa desequilibrada, depressiva, na maioria dos casos, não tem esse tipo de atitude. Não tem como você prever quem é capaz de um ato desses. E isso, não acontece só no Brasil. Vivemos um caos na saúde, na educação, na segurança porque a corrupção está inserida nos três poderes que são os pilares de sustentação da democracia. Mas, aqui, casos assim, são isolados No país, dito, o mais desenvolvido do  mundo, acontece isso sempre! A semana passada um louco matou mais de 50 pessoas e deixou mais de 500 feridas. Como eu disse, casos assim, aqui no Brasil, são casos isolados quando nos Estados Unidos isso é frequente. O louco daqui usou fogo porque, aqui, o cidadão comum não pode ter armas. Se pudesse, talvez, mesmo que as mortes fossem mais rápidas, a tragédia teria sido maior. 

    • A violência quando é banalizada nos traz esses circos de horrores... é o tal de subestimar o outro, achando que o que ele fala ou faz é pra chamar a atenção em vez de tratar com atenção devida o que ele manifesta. Um louco não faria o que ele fez... um louco estaria num hospício se o sistema funcionasse aqui e lá fora. Obrigada Marso pelos seus comentários.

  • Uma verdadeira tragédia, em nunhum lugar estamos mais seguros

This reply was deleted.
CPP