Inspirações

ISBOSETE - Meditação para a vida...

 

Imagem relacionada

ISBOSETE, filho de Saul, o único sobrevivente após a morte de seu pai e de seus demais irmãos, este sofreu uma grande traição, que o levou a morte!

Foi levantado Rei de Israel após a morte de Saul, estava com quarenta anos de idade nessa ocasião e reinou sobre Israel por dois anos, após, Davi tomou o seu reinado.

Isbosete ficou sem o seu reinado, tempos passaram e os seus ex-capitães, tiveram a ideia de colocar em prática, um plano que acharam ideal para resolver toda desonra no qual viviam... matar Isbosete e levar sua cabeça ao Rei Davi, como que, tivessem honrado ao Rei, com a morte do último filho de seu inimigo Saul.

Então, Isbosete foi morto e decapitado por dois de seus próprios capitães, Recabe e Baaná, que esperavam ser recompensados por Davi; ele, ao invés disso os puniu e os matou como traidores, e enterrou Isbosete e sua cabeça no túmulo de Abner em Hebrom.

Vejamos aqui: Uma grande traição relatada.

Pois aqueles que um dia foram homens de confiança, que trabalharam para Isbosete, como seus Capitães de tropas, enquanto era Rei, enquanto estava em uma posição elevada, o fizeram com pronta obediência, fidelidade e servidão, mas...

...Quando a posição do Rei Isbosete, mudou completamente, quando perdeu o seu reinado, quando deixou a realeza, sem nada ao seu dispor ou favor.

Aqueles que um dia estiveram ao seu lado, nas lutas, nas batalhas,(Recabe e Baaná), protegendo, defendendo o Rei Isbosete, passaram a ser seus inimigos, porque planejaram e concluíram um intento, de morte!

Mas, por que isso? Qual a razão deste plano maléfico?

Somente na intenção de voltarem a ter/reconquistarem a posição que haviam perdido, queriam voltar a ter honras... e achando que agradariam o atual Rei Davi, não mediram esforços, para realizar a sua cega "justiça", matar o último e único filho de Saul.

E achando que com isso, 'se dariam bem', colocaram o plano em prática... mas, não se detiveram a pensar ou a saber que, o novo Rei, o Rei Davi, não se agradava do que era injusto, pois tinha temor de Deus e por isso, prevalecia em si e em seu reinado o que era justo!

Obtiveram exito sim, no seu intento, mas, não em seus resultados, pois, o Rei Davi ao saber o que fizeram, disse: (II Samuel Cap. 4)

(v.10) se eu logo lancei mão daquele que me trouxe notícia, dizendo: Eis que Saul é morto, parecendo-lhe porém aos seus olhos que era como quem trazia boas-novas, e como recompensa o matei em Ziclague, cuidando ele que eu por isso lhe desse alvíssaras,

(v.11) muito mais a perversos, que mataram a um homem justo em sua casa, no seu leito; agora, pois, não requereria eu o seu sangue de vossas mãos e não vos exterminaria da terra?

(v.12) Deu Davi ordem aos seus moços; eles, pois, os mataram e, tendo-lhes cortado as mãos e os pés, os penduraram junto ao açude em Hebrom; tomaram, porém, a cabeça de Isbosete, e a enterraram na sepultura de Abner, em Hebrom.

Concluímos:  Prudência é essencial!

. Verdadeiramente conhecemos o coração dos que nos cercam?

. A aparência pode ser por vezes superficial, enganosa...

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?..."    (Jeremias 17:9)

Mas, Podemos ver também que... Isbosete, não foi nada prudente, pois deixou a porta de sua casa aberta e foi dormir, no seu mais sossegado sono da tarde... isso mesmo, talvez por ser de dia, talvez por achar que tudo estava bem, talvez por sentir-se seguro de si, talvez por confiar em sua sorte, talvez.... seja lá qual foi o talvez, isso levou a sua morte!

. Como está a porta da nossa casa?

. Não cogitemos no pensar que experiências fazem fechar a porta, mas sim, a praticada prudência!

Isbosete, foi pego dormindo, em sua cama...

. Olha a ousadia do intendo do mal, ele trama, ele conhece os passos, o andar, o caminhar da sua presa, planeja, detêm confiança e depois dá o seu bote!

. Nunca devemos e nem podemos confiar plenamente, seja lá quem for, como for, onde for... o mal não tem cara de mal, o mal não dá sinal, o mal é camuflado, pois, o pior mal, não está na aparência, mas sim, no interior do ser...

E Isbosete, então, não aprendeu nada em seu reinado?

Acredito que em parte sim, mas como no tempo do seu reinado, ele não precisava se preocupar com nada, tinha guardas a seu favor... sozinho, em sua nova trajetória de vida, continuou com as suas velhas ações costumeiras, isto é, sem vigilância nenhuma... esqueceu que, não era mais Rei e que precisava fazer o que dantes outros faziam por ele, fechar e trancar as portas, e se guardar, por si só!

No seu habitual costume, dormiu as cegas... e não mais acordou.

. Nunca  acomode!

. Isbosete, teve oportunidade de muito aprender, mas se deteve em seu poder, em seu comodo trono, e no momento que não era mais Rei, não teve a perspicaz prudencia de vida!

. Preciso é saber viver sem depender de ninguém, no sentido de que, mesmo que tenhamos outras pessoas por fazer o nosso querer, mesmo que não precisemos a tudo resolver, mesmo que estejam outros a nosso dispor... Aprender de tudo um pouco, isso trás grandes benefícios, para a vida, para nós mesmos... a aprendizagem, quanto mais assimilada, mais astuto e mais prudente, nos faz ser!

Na posição em que estamos, no meio em que vivemos, no lugar em que nos encontramos... confiar, tem que ser uma questão de estado, isto é, de momento. Fechar os olhos, andar cegas, ... dar as costas, confiar demais...  pode levar a grandes perdas e/ou a morte!

. Os ex- Capitães de tropas de Isbosete, cometeram um grande erro, a traição, e isso sempre trará, mais dia ou menos dia, o resultado, o retorno, isso é certo!

Mas, consequências ficaram, aconteceram...poderiam ser evitadas...

Assim é em nossas vidas, há situações adversas, que podemos imaginar, pensar e até falar que... Deus não ajuda, não socorre, não está vendo... e vem a pergunta:

Fomos Pudentes?

SEJAMOS PRUDENTES!

 

*Glaucia Amaral

04/04/18

Enviar-me um email quando as pessoas comentarem –

Glaucia Amaral

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Adm

    Toda ação tem suas consequencias. Pensar e refletir em cada atitude que se toma ou ação que se pratica pode e vitar graves e sérias consequências.

    Bela noite Glaucia.

    • Com certeza amiga Edith, grata pela visita e comentos....Boa noite, bjs

  • Belo e reflexivo texto, Glaucia. Meus aplausos!

    • Agradecida querida Marso...bjs mil!

  • Li e reli ISBOSETE uma maravilha de crônica bíblica, e de um roteiro impecável. Mais uma vez, meus cumprimentos....

    • SAM, a bíblia tem infundáveis ensinos que edificam a nossa vida e viver, muito grata pela sua fiel e sempre gentil visita...bjs.

This reply was deleted.
CPP