Inspirações

QUEM É MARIELLE?

 

QUEM É MEIRIELLE?

 

          Até outro dia, antes dela ser assassinada, eu nunca havia ouvido sequer uma palavra em alusão a essa tal "cria da Maré" (digo 'essa tal cria da Maré', não por desdém, mas por força de expressão). Somente depois dela e seu motorista serem assassinados que fui saber de sua existência física cruelmente finalizada. Vejo a supervalorização das discussões sobre sua morte e muitas pessoas exaltadas com o fato, por ela ser uma mulher ativista, negra, representante das comunidades periféricas e historicamente excluídas da política sórdida de nosso país.


          Uns tentam justificar seu assassinato no fato de a jovem vereadora "defender bandidos", outros até ventilam informações que ela estava com o comando vermelho. Se é verdade ou mentira, eu não sei, e na realidade isso é a meu ver, de somenos importância. Porque antes de ser mulher, negra, ativista, favelada cria da Maré, vereadora, ... ela e seu motorista (que eu nem sei o nome), são seres humanos, são pessoas vitimadas pela violência.


          Quantos outros inúmeros cidadãos de bem já não foram eliminados por essa mesma violência? Quantos jovens negros, pobres, favelados não foram mortos nos becos e vielas? Quantas mulheres e homossexuais não sofreram com estupros, assédios, preconceitos e até morte? Quantos policiais, no exercício de suas funções, restaram anônimos numa cruel estatística deixando suas famílias na tristeza e dor? Quantos pais de família desceram o morro para apanhar uma condução coletiva superlotada para o trabalho, e não retornaram para seus lares?


          Vivemos uma realidade caótica e desumana em que a vida vale menos que um papelote de maconha, em que os interesses políticos, a ganância e a corrupção justificam o aviltamento de pessoas que simplesmente sobrevivem à margem de tudo...


          Em meio a isso tudo, uma pergunta: Quem é Marielle? Ela, desculpem-me quem não concordar com minha opinião, é o "bode expiatório", é o "boi de piranha" que a mídia e os políticos estão usando para justificar sua incompetência. É a justificativa para a nossa covardia, para a nossa omissão e fraqueza...


          Mas ao mesmo tempo, Marielle sou eu, é você, discriminado(a), mas persistente; excluído, mas guerreiro(a), abatido(a), mas reencarnado na força de sua luta. Não é a cor, não é o sexo, não é a condição de origem e social de Marielle que se torna atemporal com sua morte, é o símbolo de luta e persistência que ela encarna como um ícone de seres humanos tão humanos como ela...

 

By Nina Costa, in 17/03/2018.
Mimoso do Sul, Espírito Santo, Brasil.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Nina Costa

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Gestores

    Terá a vereadora Marielle ter sido mais uma vítima de criminosos como foi também vítima fatal a correta Juíza Patrícia Acioli? Uma pergunta que não quer calar! No dia em que os juízes decidiram fazer greve, pela garantia de seus privilégios, milhares de pessoas foram às ruas, em memória de Marielle Franco, que dedicou a sua vida pela luta dos Direitos Humanos.

    • Há muitas especulações em torno dessa morte, e eu na realidade, pouco sei sobre o tudo o que estão dizendo.

      Mas sei que esta vereadora, como a juíza que você citou, como crianças  e jovens, mulheres, pais de famílias, pessoas anônimas e comuns estão sendo eliminadas  cotidianamente e não se faz nada. Foi preciso morrer uma vereadora para que começasse a fazer algo, e a primeira coisa que fizeram foi culpabilizar a vítima... Absurdo isso.

      Mas ha ainda muita coisa embaixo desse angu de caroço... Vamos esperar os próximos episódios dessa novela da vida real...

      Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Nina Costa

  • Parabens Nina pelo texto !

    Aplaudo emocionada!

    • Obrigada, amiga!

      Quero lhe dizer que adorei sua entrevista, a sinceridade e objetividade de suas respostas! A transparência e o senso de humor aflorado também. Muito linda e charmosa você! Adorei!

      Beijos!

      Nina

    • Obrigada querida Nina!!

      Continuo sua fã ferrrenha!

    • E eu, agora depois de conhecê-la um pouco mais, torno-me, doravante, mais ainda sua fã. Beijos!

    • Voce é uma querida!

      Bom domingo,amiga

      Bjssssssss

  • ENTENDO PERFEITAMENTE A DISCUSSÃO ENTORNO DETA VIDA CEIFADA, DAQUELES QUE SE SENTEM EM DESVATAGEM POR TEREM PERDIDO ALGUÉM DA FAMÍLIA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA E NINGUÉM TER SE INCOMODADO, TER SE INDIGNADO, TAMBÉM AQUELES QUE SE APOIAM NESSA MARCA DA MORTE DELA, DA VEREADORA, DA MULHER QUE REPRESENTAVA A MINORIA EM RELAÇÃO AOS DIREITOS CIVIS, BEM COMO SABEMOS DO ESFORÇO DOS POLÍTICOS DE QUEREREM USAR A FORÇA DO PDER MILITAR PARA IMPOR ORDEM ONDE DESORGANIZARAM A VIDA DE BRASILEIROS COM SUAS MAZELAS FRENTE A CORRUPÇÃO. NO MEU ENTENDER NINA, FALTA A FÉ NA CAMINHADA, FALTA APOSTAR NESPE PROPÓSITO DE VIDA QUE NOS É DADO TODOS OS DIAS, DE NUNCA DESISTIR, EMBORA O SILÊNCIO ESTEJA EXPLÍCITO EM ATOS COMO ESTES, DA VIOLÊNCIA, COMO FORMA DE NOS DIZEREM, CALEM.

    • Pois é, amiga.  Sempre tentam calar a voz que clama pelos menos favorecidos... Mas em 1Coríntios 13, versículo 40, está escrito:E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.

      A morte cala a voz, não as ideias e os ideais...

  • Gestores Adm

    Eu também não a conhecia e nem sabia que era vereadora até sua morte ser anunciada nos meiso de comunicação. A vio`lência que o pais atravessa está dificil de ser contida, porque o que vemos é que os bandidos estão melhores equipados. Entretanto fica uma dúvida, por que a morte desta mulher parece encomenda assim como o avião que caiu matando o Teoriza, simples acidente? De jeito nenhum.

    Excelente texto.

This reply was deleted.
CPP