Solidariedade - Crônica

Solidariedade

.

No que consiste a solidariedade?

Por que não sermos solidários o ano todo?

Por que esperar datas específicas para mostrar que nos importamos com os outros?

E depois? Quando terminar as festas e todos se for? Será que quem recebeu o “gesto solidário” vai sobreviver das migalhas deixadas?

Utópico? Que seja!!!

Exercitemos a solidariedade no dia-a-dia; observemos mais de perto o próximo; escutemos mais e falemos menos!

Muitos perguntam o que eu ganho ao ajudar as pessoas, se o problema não é meu, porque importar-me?

Quem me garante que eu, um dia, não passe pelos mesmos problemas? As mesmas mazelas que nos jogam no fundo do poço escuro, onde a luz é rara?

Eu já recebo muito, todos os dias: meus filhos estão saudáveis, não usam drogas, não ficam até tarde nas ruas; tenho um trabalho que garante o sustento de minha família; tenho saúde para viver e realizar meus sonhos; tenho pessoas iluminadas em minha vida que fazem com que meu alicerce seja firme.

Por que não ajudar um mãe que está desesperada por já não ter forças e não saber o que fazer com o/a filho/a usuário/a de drogas, que se vê obrigada a lutar como uma leoa para conseguir um mínimo de consideração dos órgãos que deveriam ser competentes na orientação e prevenção junto aos jovens?

Por que não passar algumas horas, um vez por semana, acompanhando um enfermo no hospital para que a família tenha algumas horas de descanso? Ou sentar e conversar com aqueles que a família abandona e que choram dia e noite a tristeza de ser só?

Nada paga a satisfação de ver em seus olhos a felicidade de ter alguém com quem contar, conversar e relembrar momentos felizes!!!!

Tenho sim, muita satisfação em ser um pontinho de luz na vida de alguns e recebo sim, muitas bênçãos de Deus em minha vida! Nada mais justo que se retribua de alguma forma, por menor que seja.

Deixemos o egoísmo e a hipocrisia de lado!

Ótimo ter espírito natalino e sair ajudando todo mundo mas, que isso seja sincero e de bom grado, sem intenções de ser o centro das atenções. Pois quem tem que aparecer é o amor ao próximo, o resgate da dignidade e a certeza de que realmente são importantes e que o que estão recebendo irá influenciar positivamente o restante de suas sofridas vidas.

Maria Angélica de Oliveira – 17/12/17

In Liga dos 7

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Angélica

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • 3691658?profile=RESIZE_1024x1024

    • Obrigada Marso.
  • This reply was deleted.
    • Sim Margarida...devemos ajudar quando Deus toca no coração... obrigada por sua visita.
  • É isso que me pergunto quando chega o Natal, porque tantos que tem tanto dinheiro só deixam para praticar a solidariedade nesta época? Os artistas até filmam suas ações solidárias para serem badalados depois. E nós, exercitamos o Natal no dia a dia? É a pergunta que cada um deve se fazer.

    Parabéns, amada pela crônica propícia ao momento.

    • Obrigada Edith. Isso tb me impressiona.
  • Que lindo querida Angelica!

    E vivas à solidariedade

    Bjs

    • Obrigada Ciducha.
  • A solidariedade é  aquele gesto que edifica os momentos dos sofridos, ser solidário é fazer um alguém feliz . Um poema belíssimo, muito reflexivo, tanta maravilha

    • Obrigada Jose Carlos
  • Perfeito Angélica, parabéns!
This reply was deleted.
CPP