ENCERRADO TEMA POESIA PARA O PERÍODO DE 02/04 A 30/04/22

9031745095?profile=RESIZE_400x

ATENÇÃO PARA AS NOVAS REGRAS

No grupo TemaPoesia, como o próprio nome refere,

todos os participantes devem postar o texto(poema/prosa) sem imagem,

são aceitos comentários em texto e,

fica vedado comentários com imagens em qualquer formato,

exceto a arte feita para o autor do poema.

 .

A forma de postagem dos poemas neste referido grupo,

também sofre alterações: todos os poemas, 

deverão ser postados AQUI dentro do link de abertura e

NA CAIXA PRINCIPAL DE RESPOSTA,  QUE FICA LOGO ABAIXO.

.

T e m a :
9031745095?profile=RESIZE_400x

"Quando o amor não tiver ego, vira prece."

(OSHO) 

9031745095?profile=RESIZE_400x
Período de vigência

02/04/22 a 30/04/22

9031745095?profile=RESIZE_400x

Regras do evento

1. Um poema por autor.

2. Limite máximo de 30 versos  e mínimo de 7 veros.

3. É PROIBIDO O USO DO TEMA COMO TÍTULO DA OBRA.

4. O participante que usar os versos no seu poema deve usar aspas,

 indicando que os versos não são de sua autoria.

5. O poema precisa fazer refêrencia ao tema de modo que, 

ao ser lido se sinta a proposta do tema.

9031745095?profile=RESIZE_400x

Boas composições!

9031745095?profile=RESIZE_400x

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • VIDA EM PRECE

    Mãos que curaram feridas
    De pessoas subnutridas
    Voz que acalentou as dores
    De mães que viviam horrores
    Ouvidos que ouviram a agonia
    De um povo esquecido que sofria
    Pés que levaram alimentos
    Às aldeias em fragmentos

    Doce sorriso em seu rosto sereno
    Pois ouviu a voz do Nazareno
    Sem batom, perfume ou vaidade
    Exalou cores e odores de caridade
    Não conheceu a vingança
    Espalhou somente a esperança
    Não experimentou o egoísmo
    Foi um exemplo de divino altruísmo

    Seu nome sempre ecoará
    Madre Teresa de Calcutá
    Vida transformada em prece
    Mulher que no céu resplandece

  • "Quando o amor não tiver ego, vira prece" (OSHO)

    O PRÍNCIPE DO AMOR

    Há muitas luas quando o Tempo era sem tempo medido, vivia num reino distante uma princesa. Um dia chegou junto de seu pai, o rei, e disse-lhe: "Meu Pai, desejo ir em busca do Príncipe do Amor!" "Mas filha minha que dizeis?! Não existe tal principe! Perdesteis a tramontana? Reparai na proxima lua cheia virão principes de todo o mundo que conheço e haverá os festejos do vosso nascimento! Aguardai pois...!”

    «Não meu Pai! Ele existe e eu vou em busca dele!»

    «Partis, mas sem minha permissão»

    Passaram-se os dias e as semanas de longas intensas e árduas caminhadas, aldeias vales e montes.......enquanto pensava nos festejos de seu Pai fizera em sua honra.

    Pensou em desistir... mas seu amor-próprio lhe impedia de regressar ao reino do seu pai. Iria ser capaz!

    Enquanto lavava um seu vestido e refreoscava seu corpo, viu uma velhinha passar com seu cajado disforme, semelhante ao seu corpo retorcido por maleitas diversas.

    « Diga-me por favor, sabe onde vive o Príncipe do Amor?» perguntou-lhe a princesa Lara. Depois de olhar para a princesa fundo nos olhos respondeu-he a velhinha.  « Vêde Menina, olhai as montanhas azuis no horizonte? Para lá dessas montanhas vive o Príncipe do Amor...» «Mas  é ainda tão longe» suspirou desalentada a princesa. « por isso é o Príncipe do Amor... nem todos são capazes.» Respondeu simplesmente a velhinha.

    Lara endireitou-se e disse: «Mas eu não sou qualquer uma. Sou a princesa Lara!» exclamou a princesa. Sorrindo a velhinha seguiu seu caminho.

    As semanas foram passando a paisagem mudando. Eis senão quando encontra um vale florido cheio de pessoas. Sorriam felizes e todos pareciam viver em profunda harmonia. Abeirou-se dum grupo e perguntou se lhe sabiam indicar onde vivia o Príncipe do Amor.

    Sorrindo apontaram a encosta da colina íngreme  cujo cimo era envolvido por uma nuvem rosa.

    Feliz, refrescou-se, mudou de roupas e iniciou a subida da colina..

    Meio-arranhada Conseguiu chegar ao topo da encosta e encontrou-se frente a uma portada. Bateu com força. E esperou     .

    Uma voz forte fez-se ouvir: «Quem bate?»

    « Sou  princesa Lara, filha do Rei Kirino das Hespéridas Áureas, e da Rainha, Astrid, filha do Rei  Svalbard do reino Svalbard, venho aqui para conhecer o Principe do Amor.»

    Lara esperou que a porta se abrisse. A porta não se abriu e ninguém mais falou. Zangada e ofendida desceu a encosta em direção ao vale. Ficou decidida que iria para casa de seu  Pai no dia seguinte.

    Amanheceu e decidiu que ainda faria mais uma tentativa. Subiu e notou que não se arranhou tanto como na véspera. Bateu à porta e novamente a voz forte soou «Quem bate?» «Sou a princesa Lara, filha do Rei Kirino das Hespéridas Áureas, Venho para conhecer o Principe do Amor.»

    Novamente se fez silêncio. Voltou a descer para o vale,onde se juntou ás inúmeras pessoas que ali estavam

    Decidiu ficar mais dias .Diariamente subia ao monte, tal como tantos. Às vezes via que a porta se abria...

    Passaram as semanas e cerca de dois meses. Um dia subiu novamente e à pergunta respondeu «Sou Lara,  venho para conhecer o PRINCIPE DO AMOR» Mas a porta não se abriu... sorriu triste e desceu, achando que um dia cnseguiria...

     Passaram semanas e largando seus afazeres  na comunidade que ali se formara, subiu inspirada à colina.

    Respondeu à pergunta habitual: «Eu sou Tu! Venho conhecer o Príncipe do Amor!»

    Então sulegria foi  imensa! A porta abriu-se e um som angelical envolveu-a, numa luz diáfana e a voz forte soou dentro dela : «VEM!»

    ................................. SEM FIM...........................

    Autor....RUMI (??).....Conto ZEN...(iniciático).........

    Escriba....... maria josé

    30 de Abril 2022

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    • Oi Chantal, como o conto não é de tua autoria, não estarás em avaliação.

      Nestes exercícios poeticos só podem participar poemas, contos, crônicas etc, de autoria do autor participante.

      A história é linda. A resiliência faz o monge.

    • Sei disso querida Edith Lobato!

      Nem sei quem é o autor...na realidade acho que nem tem autor kkkk!! Foi com um prazer enorme, as horas que passei a escrever este conto  ZEN que tinha tudo a ver com o tema!! Assim que bati o olhar no tema, lembrei-me do "Principe do Amor" que é totalmente o simbolismo da ausência do Ego para ser SÓ Amor!!!

      Enquanto ela falava dos pergaminhos da sua ascendência a porta nunca abriu... Quando se despiu de toda a arrogância... a Voz soou clara e intensamente no seu  coração, e a Porta abriu-se...

      Não faz mal não contar para prémio!

      mas foi um prazer muito grande e ficou no meu arquivo onde posso dar a ler a quem precisar!! se não fosse o tema não o tinha escrito!!

      beijos de poesiaaaa

      Chantal Fournet

  • LINDO POEMA PARABENS

  •  

    O AMOR CONSCIENTE

    Não consigo realizar nada sem amor
    O amor bem consciente é balsamo na nossa vida
    O amor alimenta nosso ego sem egoistmo
    Porque temos de amar com consciencia

    O amor não deve ser banalizado
    Levado na graça e na falta de respeito
    Ame o seu proximo com respeito
    Ame com benignidade com caráter

    Se seu amor for egoista nunca trará felicidade
    O amor quando mais dividido mais aumenta
    Se temos a capacidade de amar o próximo
    Porque não aproveitar os momentos de vida

    Ame com intensidade, alegria,entusiasmo
    Abraçe o amor como abraça o dia
    O sol que te aqueçe , a lua que ilumina
    Amor sentimento inerente a nossa Alma

    Único sentimento que levamos ao partir
    É o amor que demos e o amor que recebemos
    Assim o amor é um sentimento eterno
    Com amor Deus enviou seu filho unigenito
    Com amor Jesus morreu por todos nós

    Autoria Pra. Magaly Pessoa
    17.04.22

This reply was deleted.
CPP