Inspirações

Bolsa de Valores = Disciplina

Bolsa de Valores = Disciplina

Olhando para a maior fatia do "bolo de traders", estes se deixam arrebatar e, arrebatados ficam, diante de qualquer metodologia nova e sofisticada, principalmente, onde se usa somente a cotação de preço -, e num arroubo (estase) de felicidade, cantam bem alto, achando ter encontrado o "pote d'ouro" no fim do Arco Iris. Sua alquimia dura pouco e, nova busca se inicia. Na sequencia da análise, vejo a forma como o iniciante opera, vejo o "cárcere da rotina" alojado ao longo de suas operações indisciplinadas. Não poucas vezes ele, ficará roxo de vermelho que já era e, para disfarçar seu vexame, remexe a cabeça mui desinquieto, com o dedo a repuxar e alargar o colarinho como se o sufocasse. Já o trader matador, trabalha em outro campo; é solitário e, carrega sempre consigo sua caixa de ferramentas - a qual usa com maestria - seu foco e mira são a força, a direção e o coração dos preços; ele não é pusilânime e sua disciplina transcende seu medo e sua ganância; ele refuta os comezinhos do dia a dia e também, a si mesmo, pois, sabe quem é seu pior inimigo; este trader matador, não escamoteia seu estope, pelo contrário, aciona-o sempre que é preciso, pois, sabe que seu estope é seu seguro e, caso não o pague estará fora do jogo. Estando fora do jogo é como, estar patinando no estado atual sem conseguir chegar ao estado desejado.

O trader matador concatena as lições de seus erros cometidos e, sabe que tem que virar várias chaves "douradas" e que, uma delas é aprender e desenvolver a arte de ler os sinais emitidos pelos gráficos; sabe também que, o furacão da raiva, do medo e do arrependimento "ruge" quando o trader inexperiente age com indisciplina; sabe que não pode dar "bobeira" diante do gráfico, pois, se der, ficará algemado na própria emoção; ele nunca esquece que os maiores cárceres não estão nos presídios, mas na mente do trader.

"Crer ou não crer nos seus gráficos, nas suas análises, na sua metodologia, nas suas estratégias e no seu controle de risco (escala de 1 a 10) - eis a questão". O Trader matador crê e confia, pois, sabe que a ruga da desconfiança do medo e também a ganância, trás o fruto da indisciplina. Ele não ignora que muitas vezes terá que dividir o pão do ganho, o pão da perda, o pão da alegria e o pão da tristeza, mas sabe também que não é só divisão, e que os preços estarão sempre a cingir-lhe com seus braços, convidando-o para uma compra ou uma venda - seu dever é avaliar sempre onde está surgindo tal sinal. Ele sabe que cada operação bem feita e realizada, tem o gosto da liberdade não tanto financeira, mas, liberdade de poder ver sua evolução como operador do mercado. Sabe também que, vida de trader sem luta é como um mar morto, é como uma primavera sem flores e que, no seu fim está o seu começo como homem e como trader.

#JoãoCarreiraPoeta

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

joao carreira

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Gestores

    Muito interessante. Dicas preciosas.

    • Gratidão.

  • Texto relevante e educativo.

    Lições de vida em tema complexo. Bolsa de Valores.

    A experiência de um  consolidado trader ainda carece de melhoras  de treino e controle das ansiedades, onde a pressa é inimiga.

    O contra ponto, um iniciante cometerá erros e deve aprender com estes desvios

    Uma aula preciosa acerca deste tema.

    Obrigado João Carreira.

    Abs. Antonio Domingos

     

    • Obrigadaço digo eu meu nobre colega por teus ricos comentários.

      Gratidão.

  • Gestores

    Mesmo não entendendo nada de bolsa de valores, estou admirando o seu texto.Parabéns!

    • Marso eu tenho um amigo e também professor (Dr. Elder) que diz que esse mercado de renda variável é tão (ou mais) excitante que voar de avião a jato ou mesmo fazer sexo. Este último eu não acredito srsrsrs.

  • Maravilhosa reflexão. Aplausos mil

    • Boa noite Norma, obrigado.

  • Bela obra, João!!!! Meus parabéns. 

    Abraço 

    • Gratidão Marcia - bjus poético no seu coração

This reply was deleted.
CPP