Sei que não sei rimar — talvez nem tente,
Escrevo o amor no tom da imperfeição.
No fogo e na ferida coexistente,
Onde arde o toque e vibra a solidão.
Desejo o olhar que muda em cada brisa, Sagaz na dor que o tempo faz calar.
Mas passo leve, quase sem premissa, Sou vento tímido a tentar ficar.
Buscando a pele onde o querer abriga, Respiro o cheiro de um amor sem fim.
Perfume antigo, de uma alma amiga, De alguém que nunca esteve perto de mim.
Faltou-me a aula sobre rima e canto, Talvez estivesse em mundos paralelos.
Rabiscando o amor com riso e pranto, Ou ouvindo silêncios tão singelos.
Sinto-me segura quando me escondo Das vírgulas que a norma quer impor.
E nesse caos tão íntimo e sem fundo, Meu eu choraminga em forma de flor.
Parece verso? Pode ser que sim.
Mas é só meu coração, em tom menor, Falando em rimas que brotaram de mim, Sem professor, sem regra e sem temor.
Comentários
Isa,
seu poema é uma ode à liberdade criativa,
um manifesto lírico que se alforria da escansão tradicional e
abraça a versatilidade da expressão afetiva.
A voz poética, afeita à introspecção, revela uma alma eclética,
que transita entre o riso e o pranto com a mesma naturalidade com que o vento muda de direção.
Eu senti a liberdade como essência precípua,
a ausência de métrica não é descuido,
mas escolha precípua, uma recusa consciente às amarras da forma.
O eu lírico se permite ser permissivo, errante,
e até mesmo díspar em suas construções,
como quem prefere a verdade emocional à simetria estética.
Congruência entre caos e beleza, apesar da aparente desordem,
há uma congruência delicada entre os versos:
O amor imperfeito, a dor que cala,
o perfume de uma alma nunca tocada.
Tudo se entrelaça num tecido diáfano, onde a fragilidade é força e a ausência é presença.
Afeição sem professor aqui não se aprende, ela brota.
Sem professor, sem regra, sem temor.
O eu lírico se mostra afeito à espontaneidade,
àquilo que nasce do coração em tom menor, mas com potência maior que qualquer rima perfeita.
Eu diria, uma tapeçaria, ou seja, uma alcatifa poética digna de aplausos,
👏👏👏👏👏!!!
Um carinhoso abraço!
© #JoaoCarreiraPoeta.
Rocha
a poesia com ou sem rima tem a sua validade
pois a essencia e a transparencia eleva o coração a pensar, ouvir e amar
um versar maravilhoso
um abraço
Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, que lindeza Isa!!
Meus aplausos e meu abraço carinhoso.
Impecável!!! Aplausos
Quanto lirismo! Parabéns pela obra prima! Abraços!
Parece verso? Pode ser que sim.
Mas é só meu coração, em tom menor, Falando em rimas que brotaram de mim, Sem professor, sem regra e sem temor.
Destacado amiga Rocha, e fechou mui bem. Parece tá refletindo, outrora questionando a gramática e lhe dou meu apoio. Abraço