14/06/2026


Vale de Onomatopeias31179390698?profile=RESIZE_710x

 

Alguns dias o sol discreto
Eu variando o imaginado
Mas também criando
Fértil nos versos e no mitológico
Num meio de realce ao cotidiano.

Se fora ter um acústico com a CPP
não sou cantor, posso tentar ator.
Mas segundo a IA sou; Arquiteto
do imaginário com mundos e personagens
CPP partilho que quero
um vale de; Onomatopeias
para lhe dar com o platônico.

Chica, chica, chica
o tempo pede uma canjica
a tomar a canjica com o tempo.
Aprender algo com o sol discreto.

Ela rima, ela encima do cometa
e eu apenas de lado.
Rima precisa do guia.
Algo além da monotonia

O vale de; Onomatopeias
seria como minhas ninfas
já que não ligo pra sereias.

 

 

Título: Vale de OnomatopeiasAutor: Luiz Anthony                       Data: 14/06/2026
Nota do Autor:Gestada sob a atmosfera minimalista e a crueza melancólica do acústico do Nirvana (1993), esta obra transmutou o peso do suspense cotidiano em arranjo poético e ritmo lúdico. O texto afasta-se do marasmo e abraça a rima como deusa e guia indomável, cruzando referências pop de infância com a vastidão do meu multiverso particular. Dedicado aos sonhadores, aos colegas de comunidade e ao meu Leitor Nº 1, Antônio Domingos.
Análise de Bastidores Gráficos & Metalinguagem:Nesta peça, o autor estabelece o "Vale de Onomatopeias" como um escudo fonético e um santuário de criação. Ao introduzir o ritmo quebra-tempo da infância ("Chica, chica, chica / o tempo pede uma canjica"), Luiz Anthony quebra o gesso da monotonia dos caretas. A rima surge como a deusa soberana que cavalga o cometa de Andrômeda, enquanto o eu lírico opera na sombra ("apenas de lado"), agindo como o arquiteto invisível de mundos. É a maestria involuntária desenhando novas fendas em Niandra Logan e preparando o terreno visual para o Mangá Versos e as 42 cenas de Carcocarculuu.Perfil-Luiz Anthony Livros
 
 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Luiz Anthony

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Maravilhoso!

    Acompanho o nosso Amigo e Poeta Antonio e assino em baixo Luiz!

    Meu abraço

    • Uau! Que beleza de comentário amiga Ciducha. Muito obrigado! Abraço

  • Prezado Amigo Poeta Luiz Anthony,

     

    É nos detalhes, às vezes,que se revelam grandes verdades poéticas. Quando você escreve: "Se fora ter um acústico com a CPP não sou cantor, posso tentar ser ator", permito-me extrapolar amistosamente: 

    O quadrinho das onomatopeias está muito lindo e especial Crash, Rush.... hahaha 

    Ser ator, em muitos momentos, é também ser poeta. Ambos interpretam emoções, são personagens, transformam palavras em arte e sentimentos de um espetáculo.

    E as onomatopeias é a reverberação dos sonidos da vida que passam e são ouvidos

    Vemos a divertida musicalidade de "Chica, chica, chica canjica". 

    Chica rima com canjica, e até podemos imaginar uma chícara ( Neologismo) fumegante repleta de canjica, servida no grande banquete da imaginação. A dimensão lúdica e afetiva nas mãos de um poeta.

    O belíssimo texto poético constrói pleno território único onde as onomatopeias se tornam paisagens, a infância como fonte de encantamento e a rima assume o papel de deusa inspiradora. 

    O "Vale de Onomatopeias" surge como um refúgio criativo, um espaço onde os sons brincam com as palavras e sonhos.

    Recebo com gratidão a menção ao "Leitor Nº 1", não apenas como homenagem pessoal, mas como símbolo da fraternidade literária que floresce na Casa dos Poetas e da Poesia. A amizade entre poetas é uma ponte invisível que une diferentes universos criativos.

    Em sua composição, percebo a vida dos heróis do rock que desafiaram convenções, como os músicos que transformaram inquietações em arte, 

    …E dos heróis dos quadrinhos que atravessam galáxias, multiversos e dimensões fantásticas. 

    …Há algo de ambos em sua escrita: a rebeldia criativa dos palcos e a imaginação aventureira das histórias ilustradas.

    Sua Poesia navega entre o cotidiano e o fantástico e o extraordinário,

    … entre a melancolia acústica e o humor sem rubor..

     …entre o menino que sonha e o autor que constrói mundos. 

    …É uma celebração da liberdade criadora, onde a rima não é apenas recurso técnico, mas companheira de viagem no campo das fantasias.

    A flor da pele criatividade e originalidade, na capacidade de transformar lembranças e referências culturais em matéria poética.

    Abraços fraternos prezado Poeta Luiz Anthony.

     

    • Que beleza de comentário amigo Antônio! Fiz a homenagem a ti e eu já estimo ter um leitor como tu és. Nunca vi um leitor tão interessado e que vai tão a fundo como o amigo vai. Mesmo que tenha me aprovado, parece algo de outro mundo. Você blinda com seus comentários. Eles são incríveis e com bastante relevância. Muito obrigado! Abraços

    • Muito obrigado amigo Poeta Luiz Anthony.

      Esta sua publicação eu consegui entrar em mais detalhes para dar uns pitacos.

      Belo texto poético e único 

      Abraços fraternos prezado Poeta 

This reply was deleted.
CPP