Posts de Margarida Maria Madruga (245)

Classificar por
Gestores

Dia da Sogra - 28 de Abril

DIA-DA-SOGRA-CPP-2024.jpg

Dia da Sogra é comemorado em 28 de abril no Brasil. 

No Brasil, a relação genro e sogra sempre foi um prato cheio para a comédia e brincadeiras. Uma espécie de relação de "amor e ódio" entre genros e sogras.

Origem do Dia da Sogra

Uma das lendas populares diz que o Dia da Sogra teve início a partir de um cenário "desastroso".

Em 1957, um trabalhador industrial britânico criou um zoológico em sua casa e queria muito ter uma sucuri (a cobra) na sua coleção.

Depois que conseguiu o animal, o homem não conseguia pronunciar o nome corretamente e chamava a cobra de "sogra". 

O Presidente do Brasil na época, Jânio Quadros, organizou um café da manhã especial para os funcionários do seu governo e disse que todos poderiam trazer suas esposas e sogras.

O trabalhador industrial britânico seguiu as ordens do Presidente e levou para a festa sua esposa e a COBRA! 

Ainda de acordo com a lenda, a sucuri assustou todos os presentes e arruinou o café da manhã. O caso ficou bastante popular entre as pessoas na época e acabou virando motivo de piada, por associar a figura da sogra à cobra sucuri. 

Assim, o dia 28 de abril (dia do acontecimento desastroso) passou a ser conhecido com o Dia da Sogra. 

No entanto, essa história não é oficial. 

 

Créditos:

Texto:

https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-sogra/

Imagem:

Fotomontagem By Margarida com imagens gratuitas da WEB.

Saiba mais…
Gestores

Campanha Abril-Marrom

Abril Marrom: 61 milhões de pessoas vão ter cegueira até 2050

20240403220904559067e.jpgb7a4987a45f1d558cac4be92271863cd-removebg-preview-removebg-preview.png

 

Algumas das enfermidades associadas à perda de visão severa, como a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), e a retinopatia diabética podem ser prevenidas ou controladas.

Fique de olho, a prevenção pode salvar sua visão. O alerta é H.Olhos - Hospital de Olhos, de São Paulo, e participante da Campanha Abril Marrom, feita neste mês em todo o Brasil. O objetivo é alertar a população sobre a importância de buscar acompanhamento médico e fazer exames de rotina, para o diagnóstico precoce das doenças oculares que podem provocar cegueira.

 

Glaucoma é considerada a maior causa de cegueira irreversível do mundo; saiba como prevenir

Algumas das enfermidades associadas à perda de visão severa, como a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), e a retinopatia diabética podem ser prevenidas ou controladas, se os cuidados adequados forem adotados a partir da fase inicial.

 

Além disso, a falta de acesso aos óculos para corrigir problemas de visão é a principal causa de cegueira reversível no mundo. O uso da correção óptica possibilita que a pessoa enxergue corretamente e, ao mesmo tempo, ajuda a evitar sintomas como dor de cabeça e problemas de aprendizado. 

 

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo indica que, até 2050, os casos de cegueira e deficiência visual vão dobrar no mundo todo. O estudo internacional do Grupo de Especialistas em Perda de Visão (VLEG) da USP de Ribeirão Preto prevê que em menos de 30 anos, 61 milhões de pessoas serão cegas, 474 milhões terão deficiência visual moderada e severa e 360 milhões terão deficiência visual leve.

 

Créditos:

Texto e Imagem:

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/saude/2024/04/abril-marrom-61-milhoes-de-pessoas-vao-ter-cegueira-ate-2050.html

Matéria Completa.

Logo – Campanha Abril Marrom - WEB

 

 

Saiba mais…
Gestores

A origem do Dia da Mentira

A origem do dia da mentira


20240401081314807254a.png?profile=RESIZE_710x

Pinóquio é um personagem amplamente conhecido mundialmente pela ''mentira''

 

Acredita-se amplamente que o Dia da Mentira tenha surgido na França, quando algumas pessoas se recusaram a aceitar a mudança do início do Ano Novo, que antes era na Páscoa, para 1º de janeiro. Aqueles que resistiram a adotar a nova data foram chamados de "tolos de abril", já que a Páscoa ocorre em abril. Essa mudança foi promulgada pelo rei francês Carlos 4º em agosto de 1564.

 

A origem do Dia da Mentira não é completamente reconhecida, de acordo com a Encyclopedia Britannica, uma plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido. Ela possui similaridades com festivais antigos, como a Hilária, da Roma Antiga, em 25 de março, e a celebração do Holi na Índia, até 31 de março, que podem ter influenciado sua criação.

 

No Brasil, a tradição de pregar peças no Dia da Mentira foi introduzida em 1828, conforme indicado pelo site de uma agência governamental brasileira. O jornal mineiro "A Mentira" teria iniciado essa prática ao publicar, em sua primeira edição em 1º de abril, a falsa notícia da morte de Dom Pedro 1º. Entretanto, Dom Pedro 1º faleceu em 24 de setembro de 1834, em Portugal.

 

Existe também a crença de que o Dia da Mentira está relacionado à chegada da primavera, durante o equinócio, em 21 de março no Hemisfério Norte. A mudança de estação pode "enganar" as pessoas, já que o clima gradualmente deixa de ser frio, trazendo dias mais quentes.

 

Em todos os casos, a essência do Dia da Mentira é fazer alguém parecer ingênuo ao contar algo falso. Na França, por exemplo, a pessoa enganada é chamada de "poisson d'avril" (ou "peixe de abril"), em referência a um peixe jovem e facilmente capturado. No Brasil, com a popularização da internet, tornou-se comum enviar mensagens com brincadeiras aos familiares e amigos, seguidas da revelação de que a pessoa "caiu na pegadinha do 1º de abril". 

 

Créditos:

Texto:  https://www.diariodepernambuco.com.br/

Imagem: Pexels

Saiba mais…
CPP