Gestores

Destaques do Mês de Setembro de 2025 - in memoriam

MARIA DO SOCORRO ALEXANDRIA DE MOURA - MARSOALEX - in memoriam

MARIA_DO_SOCORRO_ALEXANDRIA_DE_MOURA_-_MARSOALEX_-_Setembro-2025.jpg

Destaques do Mês de Setembro de 2025 - in memoriam

Fundadora e Mantenedora da CPP, Escritora e Poetisa MARIA DO SOCORRO ALEXANDRIA DE MOURA - MARSOALEX

 

 

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Marso por Marso – Último Ato

    .

    Não dá para escrever As palavras da minha poesia. Ah! Se pelo menos, Ao longo dos meus caminhos, Além dos horizontes velhos, Cruzando o deserto sem mim, Sobre as linhas do papel e Em notas de prazer, Feito bruma, O eco de um verso, num Prelúdio da poesia Feito de silêncio e luz, O meu amor, Sem mistérios e sem segredos, pudesse Ouvir as estrelas e O pensamento. Talvez eu, Entre o ontem e o hoje, num Breve espaço de tempo, Entre o céu e o chão, Em direção ao acaso, Não diga adeus.

    Quando você lembrar de mim e de Nossos momentos, Não importa O meu tempo. Deixa O silêncio e A dor que veste a alma Nas espantadas manhãs, cair Como folha perdida no Percurso da descoberta, Sem palavras e sem explicação.

    Em Nossa casa de sonhos A poesia dormiu...

    Mas, de repente...Quem sabe um dia... A linguagem da vida, Sem lágrimas e sem mágoas, Pelos céus da fantasia, Com palavra e poesia, Rabiscos e rimas, lance seu Manto poético e encontre um Caminho sem abismos e nos mostre A força do amor e que O tempo não para, Basta apenas um verso.

    E daí? Um Atalho poético mostrará que Você não me perdeu e que O tempo segue sua Jornada. O tempo é só o tempo e Se um dia, Só pra sentir o Desejo de poeta, Apenas uma lembrança, Apenas um sonhar mostrará que Nada é por acaso e que os Caminhos, Antes e depois de mim, são Sequencias da vida.

    E agora? Qualquer dia deste, De estrela para estrela, Saberei que o Valor de uma recordação será o Compositor de destinos e Nas mãos da poesia, Talvez por Caminhos desiguais mas por Trilhas contínuas a Luz do amor, No silêncio da noite, inspire um Último poema.

    O mais belo poema: Ode ao amor! O maior bem que existe e, Sobre os vidros do invisível sentirão O gosto macio do mundo e se unirão às Letras que choram, Pedaços de fantasias e Sonho único.

    Para sempre O vazio sem fim, as Perguntas sem respostas, O tempo suspenso serão Lembranças contínuas pois A vida é líquida e Minhas estações, A memória, A busca nos mostrarão que Eu sou nada e tudo.

    Se é saudade, Eu e o vento cantamos A vida. O destino de poeta e as Imagens que se perdem evidenciarão que Palavras só não bastam.

    O barulho do silêncio diz que Não será fácil se esquecer de mim e que a Saudade é necessária. É como Folhas ao vento, Momentos que nos eternizam, Relíquias de um Capítulo terminado.

    Quando a poesia me mostra, sou Ser de luz. Eu sou a poesia. Ainda assim, Página em branco, Muito além da vida, a esperar a Resposta do tempo.

    No palco da vida, O dia de ontem ainda é Presente Mas, Amanhã o sol vai nascer e encontrará o Palco Vazio, porém Na janela da Lembrança serei Colecionadora de sonhos. Um ser assim, com suas Marcas perenes poetizando sempre que Só o amor é a palavra, O eterno de nós, A magia da vida.

    Nesta Última cena Eu sinto Deus em mim e Acaso Não se lembre de Uma palavra que decifra o silêncio, Meus desertos e meus abismos, Espera!

    Mesmo que Não há volta possível, É no passado, Além deste hoje, num Devaneio onde a Solidão não existe é que sei que não Estou só pois, através de uma Ponte sobre o mundo o Amor sempre, Ontem e Hoje Era um caminho. Não um Caminho só de ida. Nesta ponte Eu e as horas, através da Memória, encontremos quem diga que Não sou poeta mas tenho comigo Um bem de muito valor: O meu amor verdadeiro pela Poesia e a certeza de que Deus não está morto e que é através Dele que todos viveremos pela Eternidade.

     

    É hora de dizer Adeus! Não! Nesta nova Travessia O poema nasce e Se uma Lágrima discreta rolar por sua face lembre-se que a Despedida será uma Ausência breve por que logo nos encontraremos no Céu dos poetas, Onde o Amor não envelhece. E em meu Epitáfio estará sempre escrito: “No meu silêncio há sempre um prelúdio de versos.”

    Hora de Sair de cena mas não esqueça: O poeta não mente. Até breve.

    Angélica Oliveira em homenagem à nossa querida Marsoalex.

    • Prezada Angelica.

      Parabéns por esta linda homenagem....Eu tive um bom contato com Marsoalex, antes de sua partida, e sempre tive um incentivo muito especial dela....Eu a chamei algumas vezes de minha madrinha.

      Um enorme honra ter conhecido Marsoalex, um grande ser humano e maravilhosa Poetisa.

      Abraços fraternos a todos 

       

       

    • Grata, Antonio! 

    • Angelica segurei lágrimas com tua escrita. Recordei momentos que vieram em forma de estrelas umas luzentes, outras ofuscando. Isso eu chamo de saudade de quem conversei por telefone e muitas vezes foi palavras certas para o momento.

      Ah, Angélica que linda sua homenagem... Marsoalex para nós mudou de endereço e está descansando em paz. 

    • Grata, Márcia! Sinto muito a falta dela, mas acredito que esteja nos vendo de sua nova morada. 

    • Prezada Marcia.

      Também fiquei emocionado....Eu a tinha como uma madrinha de minha humilde Poesia.

      Que bom sabemos que ela está em Paz.

      Parabéns por sua amizade a Marsoalex.

      Abraços fraternos 

  • Bela homenagem e destaque, mesmo que In memória. Parabéns!

  • Parabéns pelo destaque merecido! bela homenagem! 

  • Maria do Socorro e Marsoalex representam muito bem a Casa no acolhimento, simpatia e ecletismo. Marsoalex deixou saudades e sempre será lembrada com carinho

    Escolhas bem feitas e merecidas.

     

     

  •  Excelente, escolha! 

    Marsoalex foi uma inspiração para os poetas, foi um abrigo nas noites de solidão. 

    Sempre atenta aos detalhes, incentivando poetas que a poesia é um facho de luz ao despertar para a vida.

    Maria do Socorro Alexandria de Moura.
     
    Meu pensamento não a esquece jamais.  
    A Deus entrego em minhas orações.  
    Razões para sorrir, você me deu demais.  
    Incontáveis momentos guardados no coração.  
    Amizade que o tempo não apaga mais.
     
    Dentro de mim, seus versos ainda ecoam. 
     Olho para o céu e sinto sua presença.
     
    Saudade é uma palavra que encravou na mente.  
    O seu nome mora na minha memória,  
    Como uma canção que ouço diariamente.  
    Onde for, contarei a sua bela história,
    Recordando cada minuto lentamente,  
    Relendo seus versos, a luz que irradia.  
    Onde quer que eu vá, lerei suas poesias.
     
    Aonde quer que eu vá, a lembrarei.  
    Lágrima e sorriso fluem aladas,  
    E num laço com nó forte, amarrei.  
    Xodó, hoje é uma estrela a brilhar na madrugada.  
    Agora, amanhã, sempre exaltarei.  
    Nas escritas estás encravada,  
    Dentro dos versos que te oferecerei.  
    Reinas agora na paz das belas tardes,  
    Iluminando onde piso e todo esse chão.
    A sua escrita no silêncio traz saudade. 
     
    Deus a acolheu e a destacou.
    E nas mãos Dele é verso vivo.
     
    Morada eterna, hoje, ressoa um poema;
    Onde o sol se põe no poente
    Um raio com cores será semente,
    Rara, como cristal reluzente 
    A brilhar cada dia tendo o amor como tema.
     
    Márcia Aparecida Mancebo 
    01/09/25
     
     
     
     
     
This reply was deleted.
CPP