MARIA DO SOCORRO ALEXANDRIA DE MOURA - MARSOALEX - in memoriam
Destaques do Mês de Setembro de 2025 - in memoriam
Fundadora e Mantenedora da CPP, Escritora e Poetisa MARIA DO SOCORRO ALEXANDRIA DE MOURA - MARSOALEX
Destaques do Mês de Setembro de 2025 - in memoriam
Fundadora e Mantenedora da CPP, Escritora e Poetisa MARIA DO SOCORRO ALEXANDRIA DE MOURA - MARSOALEX
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.
Respostas
Marso por Marso – Último Ato
.
Não dá para escrever As palavras da minha poesia. Ah! Se pelo menos, Ao longo dos meus caminhos, Além dos horizontes velhos, Cruzando o deserto sem mim, Sobre as linhas do papel e Em notas de prazer, Feito bruma, O eco de um verso, num Prelúdio da poesia Feito de silêncio e luz, O meu amor, Sem mistérios e sem segredos, pudesse Ouvir as estrelas e O pensamento. Talvez eu, Entre o ontem e o hoje, num Breve espaço de tempo, Entre o céu e o chão, Em direção ao acaso, Não diga adeus.
Quando você lembrar de mim e de Nossos momentos, Não importa O meu tempo. Deixa O silêncio e A dor que veste a alma Nas espantadas manhãs, cair Como folha perdida no Percurso da descoberta, Sem palavras e sem explicação.
Em Nossa casa de sonhos A poesia dormiu...
Mas, de repente...Quem sabe um dia... A linguagem da vida, Sem lágrimas e sem mágoas, Pelos céus da fantasia, Com palavra e poesia, Rabiscos e rimas, lance seu Manto poético e encontre um Caminho sem abismos e nos mostre A força do amor e que O tempo não para, Basta apenas um verso.
E daí? Um Atalho poético mostrará que Você não me perdeu e que O tempo segue sua Jornada. O tempo é só o tempo e Se um dia, Só pra sentir o Desejo de poeta, Apenas uma lembrança, Apenas um sonhar mostrará que Nada é por acaso e que os Caminhos, Antes e depois de mim, são Sequencias da vida.
E agora? Qualquer dia deste, De estrela para estrela, Saberei que o Valor de uma recordação será o Compositor de destinos e Nas mãos da poesia, Talvez por Caminhos desiguais mas por Trilhas contínuas a Luz do amor, No silêncio da noite, inspire um Último poema.
O mais belo poema: Ode ao amor! O maior bem que existe e, Sobre os vidros do invisível sentirão O gosto macio do mundo e se unirão às Letras que choram, Pedaços de fantasias e Sonho único.
Para sempre O vazio sem fim, as Perguntas sem respostas, O tempo suspenso serão Lembranças contínuas pois A vida é líquida e Minhas estações, A memória, A busca nos mostrarão que Eu sou nada e tudo.
Se é saudade, Eu e o vento cantamos A vida. O destino de poeta e as Imagens que se perdem evidenciarão que Palavras só não bastam.
O barulho do silêncio diz que Não será fácil se esquecer de mim e que a Saudade é necessária. É como Folhas ao vento, Momentos que nos eternizam, Relíquias de um Capítulo terminado.
Quando a poesia me mostra, sou Ser de luz. Eu sou a poesia. Ainda assim, Página em branco, Muito além da vida, a esperar a Resposta do tempo.
No palco da vida, O dia de ontem ainda é Presente Mas, Amanhã o sol vai nascer e encontrará o Palco Vazio, porém Na janela da Lembrança serei Colecionadora de sonhos. Um ser assim, com suas Marcas perenes poetizando sempre que Só o amor é a palavra, O eterno de nós, A magia da vida.
Nesta Última cena Eu sinto Deus em mim e Acaso Não se lembre de Uma palavra que decifra o silêncio, Meus desertos e meus abismos, Espera!
Mesmo que Não há volta possível, É no passado, Além deste hoje, num Devaneio onde a Solidão não existe é que sei que não Estou só pois, através de uma Ponte sobre o mundo o Amor sempre, Ontem e Hoje Era um caminho. Não um Caminho só de ida. Nesta ponte Eu e as horas, através da Memória, encontremos quem diga que Não sou poeta mas tenho comigo Um bem de muito valor: O meu amor verdadeiro pela Poesia e a certeza de que Deus não está morto e que é através Dele que todos viveremos pela Eternidade.
É hora de dizer Adeus! Não! Nesta nova Travessia O poema nasce e Se uma Lágrima discreta rolar por sua face lembre-se que a Despedida será uma Ausência breve por que logo nos encontraremos no Céu dos poetas, Onde o Amor não envelhece. E em meu Epitáfio estará sempre escrito: “No meu silêncio há sempre um prelúdio de versos.”
Hora de Sair de cena mas não esqueça: O poeta não mente. Até breve.
.
Angélica Oliveira em homenagem à nossa querida Marsoalex.
Prezada Angelica.
Parabéns por esta linda homenagem....Eu tive um bom contato com Marsoalex, antes de sua partida, e sempre tive um incentivo muito especial dela....Eu a chamei algumas vezes de minha madrinha.
Um enorme honra ter conhecido Marsoalex, um grande ser humano e maravilhosa Poetisa.
Abraços fraternos a todos
Grata, Antonio!
Angelica segurei lágrimas com tua escrita. Recordei momentos que vieram em forma de estrelas umas luzentes, outras ofuscando. Isso eu chamo de saudade de quem conversei por telefone e muitas vezes foi palavras certas para o momento.
Ah, Angélica que linda sua homenagem... Marsoalex para nós mudou de endereço e está descansando em paz.
Grata, Márcia! Sinto muito a falta dela, mas acredito que esteja nos vendo de sua nova morada.
Prezada Marcia.
Também fiquei emocionado....Eu a tinha como uma madrinha de minha humilde Poesia.
Que bom sabemos que ela está em Paz.
Parabéns por sua amizade a Marsoalex.
Abraços fraternos
Bela homenagem e destaque, mesmo que In memória. Parabéns!
Parabéns pelo destaque merecido! bela homenagem!
Maria do Socorro e Marsoalex representam muito bem a Casa no acolhimento, simpatia e ecletismo. Marsoalex deixou saudades e sempre será lembrada com carinho
Escolhas bem feitas e merecidas.
Excelente, escolha!
Marsoalex foi uma inspiração para os poetas, foi um abrigo nas noites de solidão.
Sempre atenta aos detalhes, incentivando poetas que a poesia é um facho de luz ao despertar para a vida.