Rivotril (dois causos reais)

 3635053288?profile=RESIZE_710x

 Rivotril ( dois causos reais )

O médico psiquiatra de meu filho,portador de esquizofrenia, em consulta no CAPS ( Centro de Atenção PsicoSocial) de Pindamonhangaba, conversando sobre medicamentos disponíveis para a Saúde Mental de modo amigo e quase informal disse-me que iria me contar dois casos ocorrridos com ele. Um caso exercendo a profissão e outro de cunho particular.

Falávamos naquele momento sobre medicamentos para dormir, em especial os que são ministrados para certas doenças mentais severas ( Esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar..) mas que por efeito colateral provê ao paciente um "Sono" de bem melhor qualidade.

Um destes remédios é o Rivotril ( Clonazepina) que trata de diversas epilepsias. (Não é remédio para o sono, para melhor dormir)

Porém, um dos efeitos colaterais do Rivotril é causar sono, e, assim os médicos ministram o uso deste para o sono-melhor dormir. Um dos  motivos é que há 4 medicamentos específicos para dormir e são caros à maioria dos brasileiros que frequentam o SUS.

Outro medicamento similar é o Fenergan indicado para reações anafiláticas e reações alérgicas.Quando tomado causa sono, efeito colateral. Milhares de pessoas por auto medicação ingerem Fenergam a noite SOMENTE para melhor dormir. Cria-se a dependência biológica e psicológica.

Auto Medicar-se pode Matar.

Auto Medicar-se pode ser um lento suicídio.

 

Causo Profissional:

Este médico cortou o uso do Rivotril de uma paciente do CAPS motivado pela NÃO necessidade de prescrever. A paciente passara a outros estágios no uso de medicamentos.A paciente e sua família exigiram do médico que retornasse a prescrever o Rivotril, o médico negou tal solicitação.

A Paciente e seus familiares recorreram a Corregedoria da Prefeitura de Pindamonhangaba com a exigência do retorno do Rivotril com queixas contra o Dr. Fernando.

Recebendo a intimação o médico Fernando compareceu à audiência e a decisão foi: " Mantida a suspensão do remédio"

A paciente e sua família em retorno ao CAPS esculhambaram o Dr. Fernando e desgraçadamente abandobaram o CAPS e devido tratamento.

 

Causo Pessoal:

O mesmo Dr. Fernando auto medicou-se usando Rivotril e Dormonid numa 6a. Feira em que se sentia à um certo extremo de extresse e cansaço. Como não trabalharia no sábado, podia dar-se ao luxo em acordar tarde , dia seguinte, claro.

Acordou bem disposto e esperou os 3 filhos chegarem a ver o café da manhã em família,

" Do jeito como me falou sobre o fato , me pareceu que estava separado ou divorciado da mulher"

Após o café prepararam a macarronada para o almoço à 8 mãos. Almoçaram e os filhos se foram aos seus caminhos.

Fernando, com mais intimidade, deitou-se na poltrona da sala de estar curtindo seus filmes, um hobby. Cochilou por vezes.

A tardinha pegou o controle remoto e deu uma geral passando por diversos canais e surpreendeu-se.

Na Globo estava no ar o programa Domingão do Faustão, era Domingo e não sábado, logo conclui que se houvera dormindo durante o sábado inteiro. Dormira ininterruptamente cerca de 34 horas.

Um aprendizado para este respeitado psiquiatara.

 

"Se tentarmos obrigar um analfabeto preso sem condições de dar passos e avanços em sua vida, se não, o castigo de chicotadas aplicar-se-ia a este indivíduo, implacavelmente, chicotadas"

FIM

Antonio Domingos

 

 

 

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Caro Zeca

    Obrigado por valioso comentário.

    De fato, o que a gente vê de ruim na TV é impressionante. O nível está, às vezes, insuportável.

    Grato

    Antonio

  • Gestores

    Booommm Diaaaa (com mantricos "m's e a's" para fazer o dia ainda melhor... MAS... De preferência sem Rivotril (ou mesmo com ele, aos que "não suportam mais ver a quase um século seculórum o tal "Dominguinho do Faustinho"!

    .

    Li TODOS os 3 Causos, e PARABENIZO-O por compartilhar, refletindo que a bem da verdade (que tantas vezes nem mora ou "na-mora" conosco) nossas vidas são repletas de causos que tantas aprendizagens podem nos trazer. O Rivotril (e outros similares) - parece-me que receitados como "ansioliticos" especialmente nos quadros depressivos -  podem tornar os (in)pacientes tanto e quanto DEPENDENTES - qual os milhões também DEPENDENTES ainda ASSISTIMOS aos "Domingão do Faustão", que enquanto tiver audiência continuará a fazer a ponte Aérea "EUA onde reside até nossa Terrinha BraZilis.

    .

    OBRIGADO por comPARTILHAR... Tais Contos em forma de "Causos" repito - enriquecem nossas experiências vivenciais!

    gaDs

This reply was deleted.
CPP