A Primavera Brasileira ( Crônica)

A Primavera Brasileira (Crônica)

Postado por Antonio Domingos Ferreira Filho em 24 de Agosto de 2015 às 11:10

 

Primavera Brasileira (Crônica)

 

A Primavera se aproxima como a estação mais charmosa do ano. É como um renascer para a uma nova vida, quando a fauna com seus embriões brota e a flora com seus arbustos, árvores e plantas reavivam a paisagem com verdes viçosos, galhos frondosos e linda flores perfumadas a galantear a brisa amena a fartar-se em nossos rostos, braços e mãos. Usamos com mais constância vestimentas brancas como o símbolo da Paz. Claro que devemos usufruir deste cenário absorvendo os ares da Primavera em nossos corações, alma e espírito. Desarmar-se dos sentimentos menos nobres, tais como, raivas, rancores e frustrações que a vida sempre tem para atropelar com pedras nossos caminhos; E:

 

 - não gostaria de aplicar nesta crônica a palavra Ódio, que é uma aberração de significados ruins e desumanos e nunca deveria fazer parte de nosso vocabulário e tão pouco de nossos comportamentos. “O ódio é odiável “.

 

A Primavera é em si mesma um tempo exíguo de profunda Paz e estar em simbiose com esta estação primaveril, nada mais é do que a lógica do trem de estação de partida para novos horizontes.

Sabemos que a Primavera não é mesma para todos os seres humanos. Nosso Planeta está sujeito a gravidade de nosso sistema solar e ela tem uma rotação em seu próprio eixo, estes, diríamos, fenômenos do Criador, pois tudo isto está milimetricamente ativo e garante a nossa sobrevivência por estas bandas do universo. Ainda assim, para aqueles que não têm a Primavera plena, que possam cultivar as benesses, ainda que para viver suas vidas em harmonia com suas convicções de caráter e como pessoas do bem.

 

“ Esqueço-me de falar do superaquecimento da terra, já causando tragédias ambientais, e o Planeta nada diz, somente vinga”

 

Em 2011, alguns Países de parte da África e da Ásia rebelaram-se contra seus Governos com protestos da população e repressão policial, ambos violentos. Estas manifestações batizadas de “A Primavera Árabe “.

Governos DITATORIAIS E OPRESSORES foram protagonizados pela Primavera Árabe cujos os Países são: Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein. Sintetizamos o caso do Egito.

 

O Egito tinha uma ditadura militar sem clemência com seu povo. O ditador do Egito (Hosni Mubarack ) após 30 anos no Poder, depois de muitas rebeliões sangrentas, mortes no atacado, foi destituído, e uma junta militar tomou posse (De nada serviu ao País...Os Militares assumiram o Poder, a repressão é velada( creio que seja mais cruel ainda) , hoje o povo egípcio quer a queda do dito novo Governo )

Em 2011, Mubarack teve uma pena de prisão perpétua e já em 2014 foi absolvido, um idoso doente e assim internado em Hospital, e novamente condenado a 3 anos de prisão por outros delitos). 

 

Difícil entender o ser humano tão desumano.

 

 O Egito, uma civilização retumbante em sua história cultural, quem sabe um ex-patrimônio da humanidade, infelizmente, hoje desgraçadamente mergulhada no caos político, econômico e social. Ao tomar ciência das leis trabalhistas no Egito, não há contratos de trabalho, salários miseráveis, sem um plano de aposentadorias e por aí vai, enterra em cova rasa a sobrevivência humana.

A nossa Primavera Brasileira está próxima, mas, com gravíssima crise política, econômica, moral e ética, o brasileiro está sofrendo na flor da pele a alta inflação sempre indexada à inflação passada (a causa da retroalimentação da inflação) e mais a perda da capacidade de compra e: quero destacar no texto: Desemprego.

O desemprego, além de afetar com severidade a dignidade do homem e da mulher, aflora a desesperança em família, um dos cânceres da Sociedade.

No País dos Políticos Profissionais, os seus interesses são a pauta a ser votada no dia seguinte, um imediatismo Sem Noção, que é manifestada com cara de pau, nas entrevistas à mídia e sem qualquer pudor. Queremos mais cargos!!! E o Brasil Pau a Pique....

 

Teremos dificuldades e sofrimentos intensos na primavera que chega rasteirinha. É assunto de impeachment, renúncia, corrupção passiva, ativa, a perda de credibilidade junto aos investidores globais, arrocho salarial, aprofundamento da recessão da economia, milhares de empresas falindo (já fecharam as portas milhares de micro e médio empresários)

JiA expectativa é que alguns analistas políticos, de economia, filósofos, historiadores criem um apelido, um cognome, sei lá, para a nossa Primavera Brasileira:

-Primavera do impeachment – Primavera da Mentira – Primavera do estelionato eleitoral, bem não importa qual será a nova denominação. Acredito que ao brasileiro consciente não faltará a capacidade de avaliação de mais desastres em nossas cabeças.

Bem, hoje é esperar que Primavera será ofertada no cardápio da desorganização do Brasil.

Independente desta piada de mal gosto, em violentar a mais virtuosa estação do ano com apelidos, que mantenhamos a nossa dignidade entrelaçada com o “ tudo de bom” da Primavera. 

 

Tenhamos esperança, a reza ou oração para o fortalecimento da fé (minha concepção é a Fé, esta faz mudanças e milagres), a união da família e:

No crer para ver e sentir o Criador entre nós;

Acreditar que o dia seguinte será melhor;

Refazer os comportamentos que criam os maus hábitos;

Saber ser generoso e:

Boa sorte a todos a navegar na Nau do Cabral, aliteração do tsunami Brasil sem destino.

Mas o sem destino não seria o próprio destino! Não saberia responder.

Viva a Primavera sempre com os odores das flores de nosso jardim da alma.

 

Fim

Antonio Domingos Ferreira Filho

24 de agosto de 2015

ESTA CRÔNICA É ATUAL

PODEMOS DATAR ESTA ESCRITA EM OUTUBRO DE 2022.

ADFFILHO 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Flores e aplausos te ofereço por esse belo texto.

    Parabéns, Antônio.

    Abraço 

  • Saudações priamveris e um ramalhete florido a ti💐

    • Gratidão amiga por sua sempre honrada leitura e valoroso comentário. 

      Abraços de Antonio Domingos 

  • Belíssima crônica, antonio! Passeia por contemplação nacional, história internacional, política, paz, crença e espiritualidade. Parabéns e abraços!

    • Uma honra ter a sua leitura e valoroso comentário.

      Obrigado prezado Adriano

      Abraços de Antonio Domingos 

This reply was deleted.
CPP