Texto de Mirian C. Leite - Pequena biografia de uma gota.

PEQUENA BIOGRAFIA DE UMA GOTA

 

Era apenas uma gota. Dessas gotas espirradas de algum canto. Qualquer canto. Mas esta era cristalina. Puríssima. Ela nem sabia onde havia caído. Muito menos de onde viera. Sabia, sim, que lá era frio e denso. Sabia que algo quebrara o encanto daquele lugar de origem. Tipo um copo que cai e espatifado se parte em várias fatias vítreas de si. Ela era uma destas fatias. Não pontiaguda, mas arredondada. E brilhante.

Talvez aquele lugar fosse uma espécie de frio compactado. Ou água arrepiada de tremores que se fechara hermética para sobreviver. Então, ela era uma sobrevivente. Tênue. Efêmera. Mas ela disso ainda não sabia.

Entre sua singular existência e a pluralidade clara de fora, uma ridícula película denunciava seu tempo. Mas ela ainda disso, não sabia. Eram tempos surrealisticamente diferentes.

Enquanto se adaptava em sua súbita realidade, o tempo de fora abreviava sua condição transparente. E ela sentia um lento espalhar-se. Como se o instante se tornasse sempre menos. Um menor menos. Mínimo e menos a cada instante.

Parou de confabular sobre sua origem. Concentrou-se em sua nova condição. A transparência. O brilho doído.

Sentia-se cortada em finíssimas fatias. Dor de dentro evaporando-se no fora. A cada esgar o sentimento expirava. Estava quente agora. Transpirava-se. Sentia-se diminuir e resistia. Sentia o respirar miúdo. E expirava longamente. Delicada e longamente.

A pele lisa e brilhante. Mais lisa. Mais brilhante. Perdia devagar a forma arredondada. Esticava-se. Horizontalizava-se. E como resistia!

Impossível manter-se calma. O calor borbulhava dentro. Agitava átomo a átomo.

Estava sumindo-se. Indo. Leve. Solta. Desaparecera a fronteira. Não havia mais o de dentro. E o de fora.

Quando se deu conta já havia evaporado. No todo.

 

Mírian Cerqueira Leite

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

As repostas estão encerradas para esta discussão.

Respostas

  • 14195543?profile=RESIZE_1024x1024

  • 3697423?profile=original

  • Meus aplausos!! Parabens!! 

  • Muito linda tua interpretação do tema.

    Quanta coisa passa na vida e nem percebemos.

    Aplausos.

This reply was deleted.
CPP