E A LEI MARIA DA PENHA?

E A LEI MARIA DA PENHA?

Por que é tão difícil
Uma relação a dois?
E tantas coisas,
Acontecem depois?

Coisas que deixam
 Pessoas magoadas
Por alguém obsessivo
E também muito possessivo

Quando um só pensa em ser dono
E sem querer entender
É capaz de tirar o sono
De quem não sabe o que fazer

Quando se confronta com o ser violento
Acaba-se por provocar uma guerra
E na falta de discernimento
Com a vida de um outro ser humano, ferra

Então surge a Lei Maria da Penha
Eu até diria, se funcionasse, venha
É uma Lei que não funciona
Pela falta de autoridade
No país da impunidade

Poderia ser aplicada
Com mais severidade
Mas ela é pura mentira
Fingindo ser verdade

Não é respeitada e nem obedecida
Nas mãos de um inconsequente
Que quando não aleija
Alguém sempre perde a vida.

Sandra Leone

Resultado de imagem para barrinhas

 

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Sandra Leone

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Enquanto as mulheres se apaixonarem por homens violentos e aceitarem o maltrato que recebem dificilmente uma lei as protegerá. Eu detesto violência, seja ela qual for, mas como você vai proteger alguém que apanha e diz que caiu da escada? Que escorregou no banheiro? Esse é um assunto muito complicado e muito polêmico, porque tem mulheres que são prisioneiras de homens  extremamente ciumentos e, ainda assim, se sentem amadas. Tem mulheres que apanham e dizem que merecem. Tem mulheres que quando apanham e alguém denuncia, elas não registram a queixa e a denúncia se perde no vazio. Se um homem é violento a primeira vez e a mulher continua com ele, as outras violências que ele cometer serão como permissão dada a partir da primeira. As mulheres precisam sair fora da relação ao primeiro sinal de violência porque somente elas podem reverter esse jogo, lei nenhuma poderá protegê-las delas mesmo. Eu não aceito nem um tapinha, nada que provoque dor, a mínima que seja, faz parte da minha relação a dois.
    Belos versos! Bjs

    • Concordo com tudo o que disse Marso...Abaixo a violência de qualquer tipo, seja, física ou verbal. Obrigada querida

  • Belo poema, poetisa, infelizmente, a nossa sociedade ainda é muito machista e, tem homem que pensa que a mulher é sua propriedade. Quanto a Lei Maria da Penha ela é ineficaz, não há como você coibir alguém de cometer um crime, quando o mesmo esta disposto a fazê-lo. Eu sou da segurança pública e não dispomos de pessoal e nem mesmo de amparo legal, para fazermos algo realmente que vá surtir efeito. Há os entraves legais quanto a liberdade de ir e vir das pessoas, para que, esta Lei funcionasse seria preciso colocar um Agente da Lei 24 horas, no encalço do indivíduo para ver se ele iria cumprir a medida mas, isto é impensável na realidade que vivemos. Agora gostaria de fazer uma observação mais profunda sobre o tema "machismo": Não pense que sou machista ou que estou fazendo juízo de valor sobre vocês mulheres, é simplesmente uma observação. Ás vezes penso que tem algo muito estranho em tudo isto, ás mulheres que conheço todas querem um homem gentil, cavalheiro, amigo, parceiro, etc... E geralmente não encontram mas pensando bem, os "homens machistas" que aí estão, batendo, matando mulheres foram criados por mulheres desde a sua tenra idade, salvo ás raríssimas exceções, pois, no Brasil ás mães passam muito mais tempo com os filhos que os pais, por motivos diversos que não irei aqui enumerá-los, então, eu fico imaginando se ás mulheres querem homens não "machistas" por que, elas não os criam não "machistas", visto que, eles são criados por elas, é um paradoxo se pensarmos desta forma. Não estou aqui eximindo o homem de suas responsabilidades apenas, faço uma observação quanto a formação do indivíduo "machista". Espero que tenha conseguido passar pra você o que penso, sem qualquer tipo de constrangimento ou julgamento... Abraços, paz e Luz!!!

    • Verdade poeta, esse é um país machista, homens que acham serem donos, e muitas vezes, nem as mulheres fugindo para outros estados, são deixadas em paz e acabam perdendo a vida, por um traste que não soube segurar a relação e ainda as impedem de viverem conforme as suas escolhas....Obrigada...

  • Ultimamente, tem havido muita discussão sobre a violência contra as mulheres por seus companheiros. A violência também pode ser psicológica, como o isolamento da mulher, o constrangimento, a vigilância constante e o insulto. Poetisa Sandra tem mulher que gosta de dá porrada em homem!!! Se o seu REI descobrir uma aranha errante no seu ombro e com puro terror em sua voz dizer “Tira, tira!”, ele deve bater até que a ameaça de oito pernas esteja longe de você hein?
    Se o homem olhar para mulher que ama e descobrir que ela está sendo engolida pelas chamas, ele deve imediatamente derrubá-la e começar a rolar seu corpo no chão? Às vezes uns tapinhas elas gostam sim, mas dentro de uma perspectiva bem especifica!! Brincadeira a parte, é surpreendente que agora em nome do amor tenhamos assassinos. Seria uma questão de sadismo e misoginia (aversão às mulheres)? Ou seria uma questão de provar quem manda?

    • Acho que nesse caso, deve ser para mostrar quem manda, ou quem as mesmas pertencem, como se tivessem donos...Brincadeiras suas, a parte, é repugnante, e eu sei porque digo isso...Bjos poeta. Obrigada

This reply was deleted.
CPP