Terror no Rio Madeira

Grande, pesada... cheia de cor.

Temida, odiada... com forte odor.

Sua boca... longas presas... temor!

Gigante... perto do rio... que pavor!

Sumiu de repente o pescador...

Só ficou seu chapéu... rastro nenhum deixou...

No rio... águas turvas... que horror!

Madeira*, profundo... águas traiçoeiras...

Gigante... temida... perto das ribanceiras!

Dez metros ou mais... que terror!

Pegaram a sucuri** que comeu o pescador.

Os jornais anunciam

“o monstro está morto”.

Monstro? Morto?

Quem é o monstro afinal?

A sucuri que comeu o homem

Ou o homem que acabou com o habitat da sucuri?

Já não sei de mais nada.

 

*O rio Madeira é um rio da bacia do rio Amazonas que banha os estados de Rondônia e do Amazonas. É um dos afluentes principais do rio Amazonas. Tem extensão total aproximada de 3.315 km, sendo o 17.º maior do mundo em extensão. É o principal rio que banha a cidade de Porto Velho – Rondônia.

** Serpente da América do Sul, que atinge enormes dimensões e vive nos pântanos e rios, alimentando-se de animais que aí venham matar a sede; também chamada anaconda, arigbóia, sucuriju, sucuriú, boioçu. (A sucuri é tida como a maior das serpentes conhecidas.)

Elaine Márcia, Porto Velho – RO, 27.09.15

 

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Elaíne Marcia

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Nossa Sam, a imagem abaixo é de uma insanidade que dói no mais profundo da alma. Que linda serpente, minha fia, com toda paz, mas deviam ter levado esta mimosa para o congresso, tem rato demais por lá. Parabéns!

  • Poetisa Elaine.Penso que ao longo da história o ser humano teve uma mentalidade onde ele se colocou e se coloca como superior a tudo a sua volta, isso explica sua insensibilidade no tocante as vidas da flora e fauna.

    Colaborando com seu texto estou lhe enviando algumas imagens.

    3581683?profile=original

    3581711?profile=original

    3581735?profile=original

    Sem palavras!!!!

    • Nossa! Realmente... sem palavras! Sinto vergonha de minha espécie neste momento... choro por dentro. Simplesmente, choro.

  • 3581721?profile=original

    • Muito grata pelo carinho!

      Abraços carinhosos.

This reply was deleted.
CPP