Força De Vontade (da Série ZK: "Droga de Vida")
Nunca a busca do prazer que tipifica a Felicidade, foi tão acentuada quanto atualmente. Essa necessidade induz mais facilmente ao perigoso Mundo das Drogas - facílimo de entrar e dificílimo de sair.
A Sociedade, condena o uso das Drogas e o criminaliza, bem como os chamados Traficantes, travando com estes verdadeiras guerras, em que até HOJE, as Batalhas tem sido vencidas pelo Tráfico.
Na mais simples verdade, o Tráfico e Traficantes só existem alimentados que são pelos Usuários. Logo, é nos Usuários que devia-se envidar todos os esforços para acabar com as Drogas.
Mas esse é um Tema para outro momento. Agora, vamos refletir sobre a FDV = Força De Vontade, como principal atitude comporta-mental motivadora para os dependentes de Drogas lícitas (a nosso ver as piores) ou ilícitas.
A Ciência, através dos Doutores da Mente (Psiquiatras, Psicólogos, Psicanalis-tas, Neurologistas, etc) fazem apologia do uso da mesma no tratamento desses dependentes, além do receituário alopático medicamentoso.
As Religiões, idem, ibidem. A Sociedade, quer seja pela Ciência e ou pelo Senso Comum, também. Para comprovar isso, basta clicar no deus Google o Tema "Força De Vontade" e verão confirmado o que ora dizemos.
Até aí tudo bem - tudo ótimo. SÓ QUE - a própria Ciência admite via Pesquisas que é "ínfimo" o percentual de pessoas doentes-depen-dentes por ex. Drogados e Semelhantes que se curam através da FDV = Força De Vontade.
São obtidos consideráveis melhores resultados, nos Grupos de "Auto-Ajuda"
como por exemplo, os "NA's" = Neuróticos Anôni-mos, "AA's" = Alcoólicos Anônimos e semelhantes.
Estudioso sobre o sucesso desses Grupos,fazendo uma analogia com outros
segmentos observamos que dentre outras, (senão a principal) diferença reside no fato de que nesses Grupos, ao invés do uso da Força De Vontade (que os doentes dependentes confes-sam não possuir na medida necessária) faz-se apologia da "BOA VONTADE".
E qual a diferença - perguntará o Leitor? - Simples - esclarecemos: - A Força De Vontade, EXIGE que o "Forçador Da Vontade" se prive dos prazeres, se torture, enfim - se violente.
Isso explica milhões de casos comprovados (sim milhões)em que uma pessoa usa da Força De Vontade por um período por ex. de 6 meses, 1 ano - com su-cesso, findo o qual, diz para os "Zotos" e para si mesma: -Está provado que eu domino a minha vontade e assim, paro de beber / fumar / se drogar - quando quiser! - E recai tristemente com todas as consequências que todos sabemos.
NO entanto, este "Paper - Reflexão", VISA primordialmente fazer uma aborda-gem diferenciada sobre a Força De Vontade que desde já, deixamos claro, que não recomendamos, e assim introduzimos - ou melhor - resgatamos a causa e origem - como citado do porquê as pessoas se tornam dependentes, que é...
A Busca do Prazer.
Desta forma, fazemos apologia de se adotar comportamento que não nos violentem, e que ao contrário, o "parar de beber / fumar / se drogar - seja uma atitude permeada pelo PRAZER, assim, um "ex-drogado" - não deseje mais fazer uso da Droga, não porquê é dotado da violentadora "Força De Vontade"
e sim pelo PRAZER de não faze-lo.
E com que embasamento, conhecimentos, e vivencias podemos assegurar que
essa forma de se curar COM PRAZER é viável, e alem disso - conforme sempre
procuramos re-lembrar,o grande problema que enfrentamos na solução de todos
os nossos problemas, não é o "Porquê" nem o "Quando" executar quaisquer
tratamentos e medidas e sim - o "COMO" fazer isso.
É esse "COMO" o Objetivo que será abordado na continuação deste trabalho, quando falaremos também porquê estamos qualificados para tão grandioso objetivo e meta.
...
"To Be Continued"!
... ... .
Autoria de: Zeca Feliz (zeca avelar) - um simples Zé
22-11-2o12 - 00:01 am - gaDs!
Comentários
Fantástico artículo, Zeca.
Mas pessoalemnte apoio e acredito que devemos apoiar e até aconselhar que as pessoas com sérios problemas de "adições"- há muitas e mui variadas -
como por ex, os que vc citou, AA - Alcohólicos anónimo- , fazem e consiguem uma grande labor com muito bons resultados em todo o mundo.
não acho pertinente ridiculiçar isso tão sério e bom para a maioria que sim consegue... e há que estar nessos grupos, para saber qual é a terapia que se consigue : é com força de vontade mais o apio dos demais ..
por isso não acche pertinente dizer o dos neuroticos, etc..
também há adições psicologicas graves, como aos jogos, - lia-se Bingo e outros muitos, em Csinos de jogos, onde há autenticas e obsesivas adições que chegam a destroçar pessoas e familias enteiras... ao internet, e muitas mais...
Além de fazer diferença- porque há, e muiitaaaa-- entre as "drogas duras" e as chamadas "drogas blandas" Acho que se deveria falar mais bem de "ADICIÕES PERJUDIUCIALES"...
QUE COMO EM TODOS OS CAISOS, SE DEVEM AOS "EXCESSOS" DE ALGO .
Porque um vaso de vinho é bom para a saúde. Mas não o ser alcoholico.
E há pessoas com sérias e graves perturbações psicologicas, sejam de nascimento ou sejam temporales, que precissam, além de terapias adecuadas, de medicamentos... o teriamos um indice de suicidios e homicidios descomunal.
Há que ter muito tato e cuidado com o que se diz ao respeito.
Além de que cada pessoa é diferente e precissa de tratamentos diferentes. cuidando os origenes- causas- de cada "adição perjudicial por algum excesso"
O jogo, é isso, um jogo que pode ser divertido.
A internet, por ex, também, é muito boa para mil coisas.
Mas quando se convertem em adições, já é um problema patológico.
Como opinão, se pode opinar desde a propria experiencia , mas como CONSELHOS E REMÉDIOS, pessoamente preferiria que falasem professionales ao respeito.
Há muitas "dependencias" nada boas, em maior ou menor grãu...
Misturar todos no mesmo saco não acho que seja pertinente nem acertado.
Os problemas mentales graves, meios e menores - enfermedades, sérias!!!- que devem ser tratadas por especialistas.
Médicos, terapeutas, etc...
Pessoalmente, se tivesse um familiar ou amigo - ou eu mesma- que sofre DEPRESSÃO CONTINUAMENTE, (E também há varios tipos e tratamentos diferentes segundo os caisos ) fazendo de suas vidas e da vida de suas familias, casal, etc... um autentico INFERNO, o mais aconsejavel, sério, bom e necessario, é que fique com TRATAMENTOS ADECUADOS POR ESPECIALISTAS, COMBINANDO TERAPIAS COM MEDICAMENTOS SE FOR PRECISSO. e TER UMA VIDA MELHOR, MAIS SAUDÁVEL, TANTO PARA A PESSOA AFECTADA COMO PARA QUENES CONVIVEM COM ELA.
É um tema que considero sério demais. Com muitissimas variantes ainda dentro do mesmo diagnostico, e além disso, infinidad de diagnósticos diferentes. Algumos somente psicologicos, outros físicos com consecuenças psicologicas- por ex, a falta de litio, provoica o que se chama depreessão endógena- é se é por motivos externos - uma grande perda, trauma, etc... depressão exógena- e dentro delas, miles de variavels.
O mesmo com as "adições"
Há que diferenciar e bem, por ex, uma adição a heroina, ou outras drogas duras, do tabaco simples, por ex...
Tudo o que seja fora do control é danhino.
Mas há drogodependenças mais mortales e fortes que outras.
Não é o mesmo , por ex, beber um copo de vinho tinto ao dia u uma cerveça, que é até recomendável para a saúde, que ebebr indiscriminadamente a toda hora dia apos dia, chegando até a embriaguez ou piro ainda, até a adição seria dos alcoholicos.
como Os que començam a jogar... a maioria de evz em vez, mas outros, continuamente nos casinos e Bingos,,,,
Em fim
É um tema dificil e muito delicado.
Muito bom falar sobre ele.
Ter multiples e variados conhecimentos ESPECIALIÇADOS, prevenir....
Ainda h´ña coisas, como as enfermedades sérias psicologicas, que são hereditárias ou provocadas por algum truama fisico-mental.
Um esquizofrénico, por ex, - e há também inumeros grãus- dependendo da gravidade de sua enfermedade, pode chevar uma vida totalemnte normal e boa com uma medicação ap`ropriada. Outros, devem ficar em hospitales especialiçados.
Ou qq outra.
Há miles, pela desgra´ça.
O cerebro humano é o mais compricado e desconhecido ainda se avança muito na ciencia.
Mas ainda falta muito por descobrir.
A eplilepsia, por ex, se pode tratar desde emninos e chevar uma vida normal com medicação- também dependendo da gravidade, tipos e grãus- ou acabar morto, assim de simples.
Como as pessoas depressivas : Podem chevar uma vida nromal- por ex, as que apdecem depressões endógenas- com tratamentos especificos de litio e outros, controlados empre por especilaistas- ou acabar em suicidios, homicidios, ou ter uma vida horrivel, trasvassando todo ese inferno as epssoas que o aman, casal, familia, filhos-as, netos... etc...
As exogenas, pelo general, devidas a traumas ou perdas, sanan em menos tempo.
Ou o agotamiento extermo - estrés... - que pode acabar ate com a vida de quem o padece. Quadros de ansiedade... fobias.. em fim. Miles.
Centos. E cada uma delas com tratamentos sempre pessonaliçados. Porque cada pessoa responde de forma diferente aos tratamentos, sejam de terapia ou remédios com medicamentos pontuais ou permanentes. Segundo os caisos.
Em fim...
Não desejo extenderme mais.
Parabéns pelo grupo, pelo seu articulo... E o bom que seria não misturar qq tipo de adição com enfermedades e outros... ao fim, qq adição que ultrapasse o saudável, a medida boa, é uma enfermedade.
Mas as drogas duras, como a heroina, cocaina, e outras... são apalvras maiores.
Delas se extraen remédios muito bons e sem apenas adicones ou efectos secundarios malignos para muitas enfermedades.
Mas seu MAL USO , E DESPROPORCIONADO, SIM É ALGO QUE SE DEVE PREVENIR SEMPRE, COM EDUCAÇÃO SOBRE ISSO, ESPECILAMENTE AOS MENINOS E JOVENS, COMO SE FAZ AQUI DESDE OS COLEGIOS, INSTITUTOS, ETC..
E cursos para os pâis, para que podam detectar os mais minimos sintomas , especilamente na adolescencia.
Felicidades.
Gracias por criar este grupo interesante e bom, escrever e compartilhar.
Desculpe os erros tanto de meu portugues como de digitação. Tenho muitas falhas "também" técnicas.
Bom dia e beijos.