AMAI VOSSOS INIMIGOS...
Quem procura com determinação a verdade, se encontra com Jesus Cristo de Nazaré, mesmo que não deseje esse encontro, porque Ele disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!" (João 14, 6) – Diego Fernandes/ Comunidade Canção Nova.
Tendes ouvido o que foi dito: amarás o teu próximo e poderásodiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso pai celeste é perfeito. (Mateus 5, 43-48).
O perdão é a cura do coração por excelência. Quem não sabe perdoar a si mesmo e aos outros está longe da compreensão da vida e do Evangelho. Não compensa, não vale a pena guardar amarguras sejam elas quais forem, o que passou, passou. Perdoar e amar os inimigos, é conversão, é um ato nobre de coragem e comunhão com Cristo Jesus. Não é fácil, está claro isto, mas a proposta de Jesus é "superar" esta dificuldade, é utilizar-se do Amor para eliminar de vez a dor.
E a dor uma vez eliminada é recompensada com a doce Paz da vitória e fortaleza, e a cada perdão, uma experiência imensurável de alegria e salvação. Onde está a graça do perdão? Está justamente na conquista do semelhante separando o mal que desarmoniza uma união. É olhar o irmão e neutralizar as injustiças, entregá-las nas mãos do Senhor para que Ele as dissipe num instante.
As misérias, Deus as quer porque Ele sabe o que fazer com elas, misericórdia é com Ele mesmo; não foram feitas para serem trancafiadas na alma por toda a eternidade, têm de serem todas elas entregues às mãos do Todo Poderoso: "Senhor, tome esta minha miséria, leve-a para longe, não a quero para mim! Inunda-me com o Teu Espírito Santo!".
O ser humano não nasce mau, ele nasce bom, o mundo é que faz dele um ser mau. Isto é, a bondade torna a faltar, pois o mau não existe, o que existe é a falta do bom. Deus não criou o mau porque Deus é de Todo Bondade. Nesta ótica, a bondade existe desacordada no coração, onde prevalece o ser mau até que o ser bom finalmente se desperte, fazendo desaparecer o mau.
A ação do perdão está neste sentido fazendo curar o coração. É um processo no qual se resgata o estado primeiro da existência que é a bondade, visto que a maldade é um "intruso" que provoca desequilíbrio e desordem à harmonia com os homens e, consequentemente, com Deus. O projeto salvífico de Deus por Jesus Cristo deve-se justamente aos "injustos" e aos "inimigos", senão, que outra razão seria?
Por isso somos chamados a "consertar" o mundo, ou seja, fazer justiça aos injustos e fazer amizade aos inimigos. E somente através do Amor e do perdão pode dar certo; cada um de nós nasce para "dar certo", para trazer vitória ao Pai e provar que somos mesmo filhos de Deus.
O perdão está intimamente ligado ao "amar os inimigos", e é condição importantíssima para entrar no Reino de Deus: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso pai celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso pai vos perdoará (Mateus 6, 14). Deus é Bom; é muito Bom, mas Ele também é Justo!
Compreendamos que nossos irmãos, geralmente, vivem equivocados, enganados, induzidos por falsos caminhos. A Luz da Verdade é de rápida captação para alguns e lenta para outros. Tudo, enfim, é questão de tempo, pois a Verdade um dia virá à tona. Sejamos compreensivos com aqueles que não enxergaram ainda essa Luz; com aqueles que ainda não entenderam os ensinamentos do Evangelho e o projeto de salvação de Deus Pai mediante o Filho. Assim seja! Amém!
18/ 12/ 2006.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.
Comentários
Amém!
Obrigado pela visita. Grande Abraço!
Perdoar os inimigos nem sempre é fácil!! Deixar para trás as amarguras, o sentimento de revolta e raiva só é possível por que Deus nos fez à sua imagem e semelhança e nos deixou ensinamentos preciosos de que a maldade não é meretória!!! Sempre lembro da Oração de São Francisco quando passo por momentos difíceis em que tenho que lidar com sentimentos ruíns:
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna!
Perdoar não é fácil mesmo, minha irmã. Prefiro considerar que pessoas más são dignas de "pena", ao invés de "inimigas". Não sou de desejar mal e nem de revide, pois sei que o Mestre "Tempo" faz justiça por mim. Nada como o Tempo para Compensar e Curar os males e as injustiças da vida. Nada como o "Silêncio" de melhor resposta e esperar que o Tempo "grite" por nós. Obrigado, maninha!
Procurando seguir o que nos ensinou Jesus
Que deu a sua vida por Todos nós nu'a Cruz
do meu coração procuro abrir bem o Postigo
E dizer Feliz: -Não tenho nenhum Inimigo!!!
*** * ***
Não importando a "casualidade"nunca ao acaso,
Teu Nobre Nome Poeta Textual Alcebíades
tanto pode remontar ao AlcEbíades que citado
magistralmente pelo Escritor de Assis Machado
como ainda mais proFundo nos lembra Platão
com os seus "Alcíbiades" I e II que veio depois
para nos diálogos Socráticos com ou sem ironia
deixar-nos claro que a Filosofia é sua "Philia"
onde "Philia" é AMOR... E sendo Amor é Poesia!!
...
Complementando sobre "Philia" assim traduzimos Aristóteles:
"Querendo para alguém o que se pensa de bom,
e por sua causa e não pelas nossas próprias, e assim estar inclinado,
tão tempo quanto puder, fazer tais coisas por ele"
*** * ***
NOSSOS AGRADECIMENTOS pelas tuas interações e comPartilhamento de tão expressivas reflexões!!!
gaDs
Uau! Belas palavras, caro amigo! Muito obrigado! O nome "Alcebíades" tem lá seus humildes méritos, modéstia parte, apesar de que acho "complicado" tanto escrevê-lo, como soletrá-lo (para quem não está acostumado). Por outro lado, gosto porque é "Diferente"; quem lê ou escuta, dificilmente esquece. Grande Abraço!