PREFIRO UM ATEU HUMANO E SOLIDÁRIO A UM RELIGIOSO HIPÓCRITA...
Infelizmente é desse jeito mesmo... É incrível como esta inversão de valor se sobressai mundo afora. Conclui-se, então, por esta ótica, que Humanidade e Solidariedade não são única e exclusivamente questão de formação religiosa, e sim, sobretudo de Caráter, de Sensibilidade, de Compaixão.
São originados também por Formação Familiar, religiosa ou não. Se no seio da família houver uma cumplicidade, uma união em prol do bem comum, muito provavelmente qualquer membro desta família será de cunho humano e solidário. Do contrário, será uma rivalidade, tanto dentro do âmbito familiar quanto fora dele. Daí é que surge a Avareza, o Egoísmo, o Egocentrismo.
É interessante a gente perceber que no momento em que é solicitado a prestar uma solidariedade, por Mínima que seja normalmente é ignorada. Mas basta chegar o final de semana, ou uma festa na cidade, a pessoa é Capaz de deixar cem reais num boteco sem o menor constrangimento. E por que a solidariedade constrange? Só porque dez reais seriam para outro alguém sem ganhar nada em troca? E se eu disser que a Recompensa vem de Deus, não dos homens?
Fé é algo transcendente e muito bonito, contudo vale nada sem obras. É um Talento desperdiçado a quem a tem e não a usa. E Deus vai cobrar, tenha certeza! As obras pela fé é o Centro do Plano de Salvação por Deus, por isso Ele vai questionar: Por que não usou os Talentos que lhe dei? Por que só viveu para si? (Como diz aquela música do Léo Jaime: Eu acredito que não estamos no mundo a passeio).
E ele tem toda razão, não nascemos para “passear”, pois o verdadeiro sentido da concepção é “ajudar os outros” e contribuir para que o Plano de Deus siga até o seu último dia.
Um religioso tem que praticar a sua religião, sem fanatismo nem austeridade, e a sua convicção religiosa tem que vir de Deus e não do inimigo. O próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (2 Coríntios 11, 14); se as suas obras não promovem o bem comum de todos, nem união, sintonia e harmonia familiar; se não preza pelas Virtudes: simplicidade, humildade, temperança, etc., Não pode ser de Deus, porque Deus é Todo Bom e Todo Bem. (Isto serve para mim também – o Autor).
Um ateu pode não ter intimidade alguma com Deus, mas pode ter estreita intimidade com o universo das pessoas, do ser humano, e até dos animais; e este fato já implica numa simpatia a Deus, pois se este ateu é bom para com tudo e para com todos, significa que ele é um aliado involuntário à Natureza do Pai Celeste. Involuntariamente ele tem Deus no coração, devido ao seu caráter, sensibilidade e compaixão perante as intempéries da vida.
Um ateu pode ser mais humano do que um religioso, visto que tem religiosos que querem Deus só para Si e Não se importam se outros não O têm. Buscar a Deus é Individual, porém, Levar até Ele é Coletivo. O Plano de Salvação é para Todos, é Comum!
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.
Comentários
Excelente poeta aplauso
Grato pela visita e apreciação, nobre poetisa. Grande Abraço!
Grato pela visita, amiga Ciducha. Forte Abraço!
Grato pela visita, amiga poetisa. Forte Abraço!