Crônica — "Um Jantar Em Família"

Um Jantar Em Família

Era uma sexta-feira, 24/12/1954, mas, naquela sexta-feira, não era "13", e, o entardecer, daquele dia estava sendo desenhado na ponta do pincel de um possível “Pablo Picasso”.. Para quem entende da arte de pintura, "O quadro era excepcional". A tarde era linda e, nada mais apropriado que um jantar em família, e, para isso, os anfitriões tinham emitido convites para tal evento e que aconteceria, na cidade de Candeias, bairro dos Limões, número 56. Exatamente o local do quadro excepcional.

Consta, sobretudo, que, esse tipo de encontro, nos dá uma visão e entendimento de pessoas que se aconchegam e também, uma visão de encadeamento, de união, que, algumas vezes dão certo, porém, outras não. Aquela sexta feira cheirava a festa, inclusive, tinha no ar um cheiro de — natal —, mas também cheirava a expectativa, pois, o ser humano sempre será imprevisível, visto que, nessa família tinha muitas mulheres que, de um jeito especial, são dadas, são mais expansivas, ou seja, gostam de falar além do necessário, já os homens gostam de falar pouco e, de futebol, de negócios e, principalmente delas: — "As mulheres" —. Era uma família tradicional de italianos, porém, tinha uma miscigenação forte de sangues diferentes: — "portugueses, espanhóis, italianos e até japoneses". Por serem italianos, tinham o sangue quente e, além disso, gostavam de um bom vinho.

Em anos passados, um desses encontros virou tumulto, pois, o vinho falou mais alto, Pow! Soltou a língua dos homens mais velhos, dos mais moços também, dos jovens e, principalmente, das mulheres. "Essas últimas, falaram de coisas adormecidas e de coisas que estavam seladas dentro de um túmulo. Com isso, esse mausoléu foi revirado e, o encontro que era para ser só alegria, ser só felicidade e comunhão: — "Virou uma tragédia".

A véspera de natal de hoje tem, velhos que eram adultos (não tão adultos assim), tem adultos que eram jovens; tem jovens que eram adolescentes e, adolescentes que eram crianças. Com essa troca de cadeiras, era esperado que as atitudes fossem outras. Mas, se por um lado, muitas coisas mudaram, no entanto, por outro, nada mudou, pois — o vinho — era o mesmo e, o evento, o encontro prometia - "grandes emoções"!

#JoãoCarreiraPoeta. — 29/01/2020 — 21h

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Dr. Carreira Coach

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Gestores

    Muito interessante esse jantar. Ótima crônica João.

    • Jantar em família sempre é interessante, mas este proometia bastante.

      Obrigado

      #JoãoCarreiraPoeta.

  • Encanto - me com tuas crônicas.... parabéns!

    Um abraço 

    DESTACADO 

    • Grato Marcia fico encantado com teu encanto pelas minhas crônicas.

      Um beijo poético.

      #JoãoCarreiraPoeta.

This reply was deleted.
CPP