Entre ursos e índios

Ao sul do Canadá existe a região dos grandes lagos e florestas de coníferas, sempre fora uma região selvagem povoada por tribos de indios extremamente territoriais e uma fauna exuberante, dentre eles muitas renas ,alces e ursos pardos, mais também o conhecido e violento urso grezzley ou urso cinza, mais raro e temido.

Steven Parker era um desertor em plena guerra civil americana, estava cansado dos horrores que asistira, então decidira fugir adentrando nas grandes florestas e lagos do sul do Canadá, ali estaria longe, mais nem tão seguro assim.

Após andar por messes achou um lugar que julgará seguro, e perto de um lago construiu uma pequena cabana, porém ele não sabia que estava em pleno território dos indios hurones os mais perigosos.

Os hurones eram conhecidos pelo seu apego ao território e por não aceitar a precença de outras tribos na região, mais até então nunca tinham visto um homem branco ou cara pálida como o chamavam, entrar assim nas suas terras era uma afronta. 

Algum tempo depois Parker estava cortando lenha quando cinco indios o cercaram, pensou que era seu fim, mais para sua surpresa o levaram amarrado até o acampamento huron, chegando lá o apresentaram ao cacique ou jefe.

Seu nome era Makawi que significa generoso, representaba mais de setenta anos tinha um ar calmo e complacente, diferente dos indios que o tinham trazido a força até ali, Makawi perguntou porque ele tinha invadido território huron e o que pretendia com isso pois aquilo era considerado algo imperdoável para sua nação já que estavam ali á tempos imemoriais.

Steven Parker contou-lhe tudo o que tinha passado antes de chegar até ali e dize que não pretendia prejudicar e nem incomodar os hurones e pediu clemência e que o deixassem morar ali porque já não tinha para onde ir, Makawi era un bom homem e sentiu que aquele cara pálida nao representava qualquer perigo para sua tribo.

O deixou ir mais antes o aconselhou que nunca deveria atravessar o río que margeava o lado norte da sua cabana ou não teriam pena dele, sendo assim Parker saiu da aldeia, já estava quase anoitecendo e teria de caminhar cerca de uma hora até a cabana .

Enquanto saía nao pode deixar de observar una das indias da aldeia que estava reunida com outras e algumas crianças, notou que a Índia também o olhava fixamente, era linda e seus olhos pretos também o olhavam com uma profundidade que tocara seu ser e fazia seu coração disparar. 

Um dia ele estava sentado na beira do lago que ficava perto da cabana, era uma noite linda de verão e um céu estrelado incrível, e ouviu um barulho vindo do bosque pensou que poderia ser um urso pardo que abundavam naquela região e eram muito perigosos quando estavam com fome.

 Quando preparava-se pra sair dali notara que era aquela índia huron que nunca esquecerá, ela aproximou- se e sem dizer uma palavra fizeram amor ali mesmo.

Após aquela noite Parker sentiu uma alegria que á muito nao sentira mais também sabia que aquilo poderia significar sua morte e da própria índia se fossem descobertos porém tudo isso valia a pena pois sentia que seu amor por ela era maior que tudo.

O tempo passou e a Índia nunca mais voltou e ele não conseguia entender porque, os dias não tinham mais brilho e a solidão o atormentava, um dia recebera uma vista inesperada, era Makawi ali mesmo na sua frente.

Makawi não sentava apesar do convite, seu semblante era sério e deixava transparecer preocupação, então perguntou porque ele tinha ficado com sua filha Aiyana que significava eterna flor, Parker falara que ela não tinha culpa que apenas tinha acontecido aquilo porque realmente se amavam.

Makawi estaba ali para evitar sua morte, o fruto daquela noite chegaria pronto e segundo a lei huron ela devia ser deixada longe da aldeia para morrer, curiosamente a vida dele seria poupada para que sofresse pelo seu erro, Makawi voltaria assim que o mestiço nascesse e o deixaria ali com ele.

Dois anos após o nascimento deixaram seu filho na porta da cabana, nao fazia parte da nação huron assim eram as leis. O tempo passou e seu filho cresceu naquela solidão, chamava-se Jim Parker como seu vô.

Jim contava já vinte anos cresceu e tornou-se tudo para o velho Parker, tinha rasgos indios e seu pai contara a história que acontecerá com sua mãe, um dia Jim entrou na cabana após um dia de caça, e encontrará seu pai sentado á mesa sem vida, então sentiu que chegará a hora de sair daquele lugar , faria isso depois do inverno que se aproximava.

Um mês e meio antes da chegada o inverno já dava os primeiros sinais de que seria muito rigoroso, nunca antes vira esses sinais tão cedo, as tardes já eram mais frias do que de costume para a época então decidiu se preparar bem cortando lenha todos os dias e estocando comida.

Um dia fora até o río que nao podia atravessar pois era a fronteira huron que seu pai lhe mostrará, queria pegar alguns peixes que depois salgaria e percebeu que havia pegadas de urso grezzley, apenas uma vez tinha visto um numa das caçadas com seu pai, mais longe dali, esses ursos eram traiçoeiros e muito mais perigossos que os pardos, ainda mais que devia estar procurando comida antes de invernar.

Ficara muito nervoso com as pegadas do grezzley e decidirá não se afastar do perímetro da cabana e levaria seu rifle de prontidão pois esse tipo de urso não tinha medo de nada e poderia facilmente invadir sua casa e despedaça-lo com facilidade.

O inverno chegou e como previra, era o mais frío que teria que enfrentar, e agora sem seu pai ao seu lado sentia-se extremamente só naquela imensidão. Os dias passavam e cada vez esfriava mais e mais, numa noite Jim estava sentado á mesa e mesmo com o fogo acesso seu corpo esfriará demais, estava entrando em hipotermia, aquilo poderia ser seu fim.

Jim Parker perderá a noção do tempo e de quantas horas estava ali sem poder reagir, fora da cabana nevava sem trégua á muitos dias e a neve poderia soterrar sua cabana, seus pensamentos começaram a ficar confusos sabia que seu fim se aproximava, antes de fechar os olhos e se entregar á morte Jim viu alguém entrando na cabana, não sabia como isso era possível afinal não tinha como alguém estar na rua com aquele frio.

Levantou os olhos com esforço e viu uma índia bem na sua frente, o olhava com ternura e emoção, aparentava praticamente a idade dele uns vinte anos, era linda e seu olhar profundo o perturbava, percebeu que era sua mãe, seu pai falara sobre ela, mais como poderia estar ali agora, não era possível estava delirando, a Índia aproximou- se dele entregando uma bebida quente e beijando sua testa, enseguida foi embora .

Algum tempo depois daquilo mais alguém estava entrando na cabana, levantou o olhar e percebeu um grande urso grezzley bem a sua frente, era o fim, aquele urso não teria pena dele, enquanto Jim rezava para o urso acabar rápido com isso viu ele dar a volta e sentiu que ficará de pé bem atrás dele, um urso daqueles em pé encostava facilmente no teto da cabana.

O urso apoiou uma de suas patas no seu ombro com aquelas garras mortais bem perto do seu pescoço, Jim fechou os olhos e preparou-se para o fim, o grezzley fez a volta outra vez o olhou bem nos olhos e saiu calmamente, aquela noite era surreal.

O dia amanheceu com um céu lindo, Jim Parker acordou, ainda estava sentado na cadeira onde passará a noite, mal acreditava no que acontecera estava confuso sabia que tinha delirado só não entendia com sobrevivera á aquela noite, Decidiu sair da cabana, o céu estava azul a neve derretera quasse toda e já não fazia tanto frio não entendia o que estava acontecendo afinal o inverno ainda deveria durar muito tempo.

Algum tempo depois Jim Parker entrou na cabana novamente e olhou para a mesa, haviam duas canecas de café ainda fumegantes .

 

Confira meu trabalho no recanto das letras.

https://www.recantodasletras.com.br/autores.php?chaves=Diego+Tomasco+

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Diego Tomasco

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Gostei da história. Eu vivo no norte do Canadá. Antiga região de indios e por onde situações similares a esta, aconteceram. Os ursos são realmente perigosos. O título é pertinente, pois na época não sei quem mais sperigoso seria, uma vez que os indios tambem tunham razões para se defenderem dos brancos. A História depois confirmou isso. Parabéns! Continue a escrever. 

    • Obrigado pelas palavras 

  • Gestores

    Ótimo trabalho, Diego.

This reply was deleted.
CPP