ÉS FELIZ?

                                                                                       “ ÉS FELIZ”?

 

        Certa ocasião alguém, com sua franqueza e simplicidade, fez a pergunta que muitas a temem e outros tanto a desejam:  “ÉS FELIZ”?

        A resposta viria sem muito pensar, pois tinha o que queria: esposa e filhos , amigos e achava então que tudo isso era o principal, o necessário para se ter uma vida feliz. No entanto, com o transcorrer dos dias àquela pergunta não me saía da mente e aos poucos fui compreendendo a profundidade dela.

        Aquela certeza de felicidade já não era tão simples assim e, então, aos poucos, fui colocando os pensamentos em ordem e pude, finalmente, depois de muito analisar, que realmente eu não era tão feliz assim, pois muita coisa ainda faltava em minha vida.

        Senti um vazio percorrer minh’alma e as certezas nas coisas diárias foram sumindo, dando lugar a algo que até então desconhecia: a incerteza.

        Claro que, para mim, tudo que fizera até então, com respeito a família, aos filhos e aos amigos, me dizia que era correto e que tudo estava bem.

        No entanto, com o pensamento agora voltado para isso, observei que tudo deixava a desejar e que a “felicidade” era algo muito mais profundo e verdadeiro do que imaginava.

        Passei a repensar sobre a minha vida, meus sentimentos com relação a esposa, aos filhos, aos amigos e, agora incluindo, minha vida espiritual.       

Sentia como se algo muito pesado adentrasse dentro de mim e percebi então que chegara a hora de pôr em prática as poucas coisas que aprendera.  O amor é algo tão importante que jamais poderá ser deixado de lado, um só instante. E foi esse amor que me colocou novamente frente a frente com meus próprios problemas, até então desconhecidos ou escondidos em algum lugar, dentro do meu próprio eu.

       Voltei meus pensamentos à minha esposa e ao olhá-la agora firmemente e, com muita convicção, vi que muita coisa estava faltando.

        Fazia tempo que não dizia-lhe “eu te amo”, porque achava que ela sabia e que então não precisava ser dito. Como estava enganado. E os meus filhos? Será que dispensava a atenção que eles tanto mereciam? Os amigos, então, nem se fala. Apenas conversava com eles de vez em quando.

E minha vida espiritual? Onde estavam os ensinamentos divinos que eu sempre soube dizer aos outros como e o que fazer, no entanto, eu não os praticava?

       Aos poucos, a realidade da “felicidade” estava escorrendo por um rio sem fundo.

        Muita reflexão feita. Muitos aconselhamentos postos em prática. Repetia, com frequência, que amava minha esposa, meus filhos e com um amor diferente, meus amigos.

        As coisas foram mudando, “eu” fui mudando e hoje enfrento a vida de uma maneira diferente.

Agora posso afirmar, com toda convicção que “sou feliz”, muito feliz junto com todos aqueles que amo, assim como nos ensinou o “Grande Mestre Jesus Cristo”.

        Já não preciso mais me questionar sobre algo que achava que não existia mas que,na realidade, existia e que eu não estava me dando conta.

        Agora já não olho para traz, pois o que interessa é o presente e dele faço parte, junto com meus entes queridos.

         Já não temo mais a pergunta “ÉS FELIZ”?, venha de onde vier, pois ela, a “felicidade” vive dentro de mim.

 

“ÉS FELIZ”?

 

JC BRIDON

 

19-03-08

                               

 

 

 

 

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Gestores

    Viver bem é uma arte buscada por todos.

    Poucos conseguem.

    Um texto primoroso.

  • Parabéns como sempre muito bom os seus textos! abraços!

  • Bom dia, caro poeta. A felicidade sempre muito procurada nem sempre  bem entendida,  por isso, muitos a viam em coisas materiais, mas sabemos que felicidade é  um estado da alma onde sentimos conforto, gratidão e alegria.  Parabéns e votos de boa semana 🌷

  • Bom dia mestre Bridon.

    Ser Coach (me formando) foi fundamental para descobrir quem sou e sendo,

    aprendi a fazer perguntas poderosas de sabedoria.

    O primeiro "coachee" que tive fui eu.

    Sim.

    Fui minha própria cobaia.

    Foi fazendo "PPS" a mim mesmo que descobri que não me conhecia.

    "És feliz" foi uma delas.

    "Quem sou" foi outra foi assim que descobri

    quem sou aprendendo a ter empatia me colocando no lugar do poeta Bridon.

    "És Feliz?"

    Parabéns pelo belo texto.

    Um forte abraço.

    #JoãoCarreiraPoeta. 

  • Que belo texto...parabéns!! Mas me perdoe se não respondo...me perdoe. Deus o abençoe

This reply was deleted.
CPP