Professor (a) (José Carlos de Bom Sucesso – Contador e Escritor – ALL- @josecarloscontador
Quem diria, a Mariinha virou professora. Feliz, também, o Paulo é mais um professor de Matemática. Palmas para a Cristina, que se dedicou aos estudos e hoje ocupa a cadeira de Direito Penal na faculdade. Melhor, ainda, foi o José, que cresceu lendo os livros, que soube fazer a fórmula de Física, que sempre olhou para o universo, que propôs hipóteses e, hoje, está à frente do grande telescópio atual e se tornou cientista.
Feliz, também, está o João. Estudou muito, mas se tornou o grande empresário do momento. Não se esqueça do Plínio, da Lourdes, da Poliana, do Pedro, do Artur, da Marli, da Cidinha... Todos eles estudaram. Ocupam posições de destaque na Medicina, na Engenharia, no Direito, na Administração, na Contabilidade (este autor), no mundo dos negócios e nas ciências do ensino.
Todos passaram pelo crivo dos educadores: Herci, Maria Amélia, Perpétua, Claire, Anita, Théo, Anésia, Mércio, Cleusa, Fátima, Lourenço, Élio, Maria Helena, Júlio Flávio, Ana Lúcia, Osmar, Elaine, Nedir, Neuza e outros.
Triste foi o Joaquim, que não quis completar os estudos. Desistiu nos primeiros dias, mas teve sucesso nos negócios e sempre lembra que não terminou os estudos.
Assim, o Marcos, o Antônio e outros mais. Muitos se tornaram grandes nomes, mas outros não conseguiram.
Então, a homenagem é para todos aqueles que escolheram a missão de educar. Sim, ensinar é colocar os números, as letras, as teorias, a honestidade, o caráter, o dever de transformar crianças em adultos no futuro. É deixar o lar, que muitas vezes está cheio de problemas e levar o aprendizado a pequena, a média, a adulta criança que está dentro de cada um.
Ser professor é o ato de amor, é o ato de querer ver que tudo mudará quando existe educação, quando existe aprendizado. Como dizia Monteiro Lobato “Que um país se faz com livros e homens”, então poderia ter completado que o país, além dos livros e homens, deveria ser mencionado o complemento “professor”.
Então, deste autor, um forte abraço a todos os meus professores, que não hesitaram em ensinar-me a ser o que sou hoje. Aos que se foram para junto de Deus, as merecidas lembranças, que podem construir um belo livro.
Então, a todos professores, vivos ou que estejam na presença de Deus, meu forte abraço e cumprimentá-los pelo “Dia do Professor”.
Comentários
Bela homenagem! Parabéns.Um abraço.
Como disse Paulo Freira a educação é libertadora. Parabens pela homenagem aos educadores. Abraços
Parabéns pela homenagem para os professores!