Boa tarde:
Se já apresentei peço desculpas, mas creio ser importante para tantos que seguem este belo caminho do poetar.
Dar-se a conhecer nas Escolas e Educandários por esse Brasil afora vai tornando os poetas atuais mais conhecidos e os alunos terão outras opções, daquelas que já têm.
Abraços a agradecimentos à todos os membros da CPP.
LONDRINA - Paraná - PORTAL DO POETA BRASILEIRO
Antes de apresentar o projeto, gostaria de citar o grande poeta indiano: Rabindranath Tagore quando,em seu livro “SADHANA” – O caminho da realização”, expressa o que consideramos de suma importância para todos e esperança à todos os poetas que almejam compor belos poemas:
Diz o poeta TAGORE:
Quando chegamos à literatura descobrimos que esta, embora conformada às leis da gramática, é produto da alegria, é a própria liberdade. A beleza de um poema está disciplinada por leis rígidas, embora as transcenda. As leis são as suas asas, que não o mantém pesadamente curvado, mas o levam à liberdade. Sua forma é regida pela lei, mas o seu espírito é governado pela beleza. A lei é o primeiro passo em direção à liberdade; a beleza é a total libertação, alicerçada no pedestal da lei. A beleza harmoniza em si mesma o limite e o além, a lei e a liberdade.
“RABINDRANATH TAGORE!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROJETO: “O POETA VAI ÀS ESCOLAS”
ABRIL DE 2014
Ítens para que o Projeto se realize:
1) – O QUÊ FAZER?
2) _ AONDE IREMOS FAZER?
3) _ PARA QUEM IREMOS FAZER?
IREMOS LEVAR O POETA, SEUS VERSOS E PROSA ATÉ AS ESCOLAS E COLÉGIOS.
O PROJETO VISA O ENTRELAÇAMENTO ENTRE O POETA, DIRETORAS, PROFESSORAS E ALUNOS QUE SÃO OS ALVOS PRINCIPAIS.
CREIO QUE “CONHECER DE PERTO” DIRETORES E PROFESSORES É MUITO IMPORTANTE. SÃO ELES QUE NOS LEVARÃO ATÉ OS ALUNOS.
DOAR LIVROS ÀS ESCOLAS E COLÉGIOS É O PONTO PRINCIPAL PARA A CONQUISTA DE PROFESSORES E ALUNOS.
O Projeto “O POETA VAI ÀS ESCOLAS” é uma experiência que está sendo executada desde 1995, em Gaspar-SC, através da FUNDAÇÃO DA CASA DA CULTURA DE GASPAR e os resultados têm sido maravilhosos.
O que devemos e podemos fazer?
TUDO, TUDO MESMO, basta termos tempo e boa vontade.
“O POETA VAI ÀS ESCOLAS” busca mostrar o seu trabalho junto as Escolas e Colégios, mostrando e até ensinando e incentivando os alunos.
Temos, em nossa cidade, já há um bom tempo, Concursos de Poesia anuais nas Escolas e Colégios.
Quase sempre estamos participando dos mesmos como jurados e isso nos dá uma ideia do que está acontecendo em nosso município.
É muito gratificante, enriquece o poeta, o escritor, enriquece os alunos e as professoras (ES) e a direção dos mesmos.
No início, com o lançamento do meu livro “POETIZANDO”, elaborado em duas etapas, a 1ª com versos sobre as principais datas comemorativas do ano e a 2ª com temas livres, falando de tudo o que é importante para o nosso município, para o Brasil e quem sabe para o mundo.
A partir daí os alunos começaram a poetizar ou elaborar seus versos. : faziam a releitura dos poemas criando assim seus proprios poemas e poesias.
Claro que a ideia foi amadurecendo e logo estavam compondo seus próprios versos e hoje Gaspar está sendo considerada, na região, como cidade da Poesia do médio Vale do Itajaí e isso nos deixa muito orgulhosos.
Hoje, Gaspar promove o Festival de inverno, já conhecido em todo o Estado, englobando todas as artes, inclusive o Concurso de poesia.
Vamos mostrar às nossas crianças do que somos capazes e que eles TAMBÉM serão capazes. Vamos dividir um pouco desse conhecimento que todo poeta/escritor têm dentro de si. Vamos melhorar nossas crianças. . Vamos fazer com que criem seus próprios poemas, que leiam os poetas de hoje, que se espelhem neles e que tenham uma vida melhor.
VAMOS FAZER ACONTECER!
VAMOS POETAS, VAMOS ÀS ESCOLAS MOSTRAR O NOSSO TRABALHO E DO QUE SOMOS CAPAZES. VAMOS MOSTRAR AO BRASIL A FORÇA QUE NÓS TEMOS DENTRO DE NÓS.
Para finalizar: quando formos à esses Educandários vamos levar nossos livros vamos “bater um papo” gostoso com os alunos. Será muito divertido, interessante e proveitoso para todas as partes.
O que fazemos e funciona nas Escolas é:
Rifar alguns livros e autografa-los porque os alunos, com toda certeza, irão querer isso mesmo.
“Conheceram o poeta, leram suas poesias, porque geralmente a professora prepara uma hora especial para isso, e no final ainda recebem livros autografados?
Não acham isso admirável?”
AUTOR:
JÚLIO CESAR BRIDON DOS SANTOS - JC BRIDON
Comentários
Muito bom. Esses projetos fazem com que os alunos interajam diretamente com o autor.
Eu vi alguns pequenos vídeos de apresentação há algum tempo.
Ex.: Bráulio Bessa.
Um belíssimo projeto Mr. Bridon! #JoaoCarreiraPoeta.
Caro Joãpo Carreira Poeta
Depois que surgiu aqui em nossa cidade um poeta, creio que o 1o., construi em sua volta inúmeros professores e amantes da arte poética e através deles e de todos os munícipes começou a construir com a ajuda de todos algo que mostrasse que o literatura é o principal na vida de todos nós e assim, com a ajuda necessária, criaram a Casa de Cultura de Gaspar dando início a uma longa jornada com muitos atrativos.
Infelizmente com o passar do tempo, muitos anos, tudo foi ficando para tráz mas a ideia continua firme em nossas Escolas e Educandários.
E assim minha vida poética começou e ainda continua e agora graças a todos vocês da CPP.
Sou eternamente grato.
Desculpem pelo esclarecimento mas não podia deixar passar em branco a grande ajuda que tivemos aqui em nossa pequena Gaspar.
Abraços
Bridon
Bridon
ótimo projeto
parabéns
um abraço
Caro amigo Davi
O projeto, fruto de muito trabalho, realmente deu a está dando ótimos frutos, graças a todos.
Obrigado pela visita e comentário.
Abraços
Bridon
Que edificante e abrangente Projeto. Envolve todos os que participam nas funções da escola.... Diretores , professores e todo corpo docente...
Parabéns a sua cidade de Gaspar que promove a literatura brasileira em sua plenitude.
Os escritores e Poetas essenciais para o maravilhoso Projeto
Parabéns prezado escritor por seu livro publicado e utilizado como fonte de inspiração para os jovens
Abraços fraternos JC Bridon
Caro amigo e poeta Antonio:
O ditado já diz: uma andorinha só não faz verão.
Grande verdade, pois sozinho nada teria acontecido e nesta jornada literária tivemos o previlégio de conhecer muitas pessoas aqui do Brasil e do Exterior, onde inclusive lançamos livros.
Visitamos vários Países levando a cultura brasileira muita elogiada lá fora.
Grande jornada de vida literária.
Graças a vocês da CPP que muito tem nos prestigiados e incentivados.
Grato por sua visita, caro poeta
Abraços
Bridon