Boneca de louça...

Boneca de Louça

 

Fico a observar minha vozinha, que está tão concentrada em arrumar o vestidinho de sua boneca de louça, que nem percebe minha presença.

Vozinha tem 90 anos e acredite, a boneca tem 87 anos, em perfeito estado de conservação, assim como minha vozinha, que nem aparenta a idade que tem, no rosto e na disposição.

E fica horas arrumando o vestido de seu tesouro: sua boneca de louça.

Pergunto sobre a boneca e seus olhinhos brilham de satisfação ao contar, já perdi a conta das vezes, do dia em que ganhara de presente sua boneca de louça. Diz, num entusiasmo e memória de causar inveja em muitos jovens, a história de sua preciosidade:

 

“_ Eu me lembro sim da boneca mas não me lembro das dores não!!!”

( Fico por entender) Ela ri e recomeça:

“_ Sabe o que é barricada???” Digo que não.

“_ Era onde minha vovó fazia sabão de quadra ou de bola. Pegavam as cinzas na peneira e colocavam na barricada com uns negócios lá que não sei o que é e ai ficava pingando embaixo nas quadras. Eu tinha 03 anos e queria ajudar a fazer...

E lá vou eu toda traquina com a peneira na mão... só não sabia que debaixo das cinzas haviam brasas... eu cai de joelhos e quando fui levantar afundei as mãos nas brasas... me levaram para o médico, que levava 03 horas para chegar a cavalo, lá ele enfaixou meus dedinhos ...

Todas as vezes que iam trocar os curativos doía demais e minha vovó me dizia: ‘_Não chora que te dou uma boneca do seu tamanho. ’ E foi assim que eu ganhei minha boneca de louça e estamos aqui, eu e ela, mas não me lembro das dores não!”

 

E assim, dando uma risada, volta para sua boneca, costura aqui, costura ali, tira uma linha aqui, outra lá e assim mergulha em seu mundo, o sorriso no rosto como se uma lembrança estivesse a passar pela memória, num momento único em que volta a ser a criança dos dedos queimados com sua boneca de louça.

 

Maria Angélica de Oliveira – 05/02/2017

In Liga dos 7

 

 

 

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Angélica

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • 3654862?profile=original

    • Obrigada Marso...

  • Angélica, seu texto é passaporte para uma viagem no tempo, na saudade. Barricadas, cinzas, sabão de quadra são elementos que conheci muito bem quando criança, morando na roça - a boneca de louça era um luxo para poucas meninas... A história da sua avó é muito poética: a boneca ficou; as dores, não... Ensinamento de vida - e numa linguagem plena de referências muito sentimentais. Como não se encantar? Todos nos encantamos com a boneca, com a avó, com o tempo da barricada, com o seu talento!

    • Obrigada Edvaldo... realmente o que me chamou tenção  foram estas palavras: 

      “_ Eu me lembro sim da boneca mas não me lembro das dores não!!!”

      E os brilho nos olhinhos só com o prazer em poder contar sua história.

      Não há dinheiro no mundo que pague momentos assim.!!!

  • Parabéns, poetisa, poema lindo, maravilhoso, o seu EU criança aflorou totalmente. Abraços, paz e Luz!!!

    • Obrigada Ilário...

  • Recordações que ficam para toda a vida amiga. A minha avó, estará sempre presente no meu coração também. Parabéns querida, fez-me matar um pouco a minha saudade, beijinho.

    • Obrigada Cristina...

  • This reply was deleted.
    • Obrigada Márcia...

  • Que bom é lembrar momentos de infância

    brincar com a boneca predilecta...mesmo que seja de louça

    e com todas as suas fragilidades...

    Carmen Costa ...beleza o acompanhamento

    Abraço poético

    FC

This reply was deleted.
CPP