DIA DA CONSCIÊNCIA

 

Dia da Consciência

20-11-2016

 

O sol surgiu radiante

Para seu destino seguir.

Brilhou aqueceu a terra,

Fez sua missão e partiu.

 

Não se preocupou com consciência,

Se era negra, se era branca,

Amarela ou furta cor.

Seguiu em frente.

 

Lutou para surgir.

Com a chuva,

Querendo lhe impedir.

 

Passaram algumas nuvens negras,

Tentando lhe iludir

Mas ele seguiu em frente,

Tinha destino a cumprir.

 

Era ele, o mesmo sol,

Que um dia apareceu.

Foi quando muitos sofriam,

Na escravidão, jogados ao léu.

 

Seguiu o seu destino,

Sem pensar no passado,

Sem viver no futuro.

No presente: brilhou!

 

Será que o sol não tem consciência?

Tem LUZ.

 

Sandra Godoy

Limeira-SP

 

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Qué posso dizer, além de que é uma eximia poetisa e uma grande poesía?

     Há dias que não deveriam existir.

    Nem este nem muitos outros.

     Beijos, amada. 

    3645685?profile=original

  • Vamos colocar o sol como no papel de uma  pessoa que tem a missão de brilhar para todos, assim sendo, dia após dia, nos agracia com sua luz, sem se importar que dia é e quem recebe o seu brilho, pois sua missão é brilhar para todos sem acepção de nada.

    Parabéns pela inspiração, Sandra. Lindos versos.

  • Oi, Marso!

    Falaram tanto na consciência negra e muito ódio veio à tona,

    até briga saiu por aqui. Mas eu acho que não temos o que fazer com esse período horrível dessa nossa História.

    As pessoas têm que lutar, mostrar para todos que tem valor. As pessoas, algumas, estão tomando consciência, estão evoluindo.

    Temos avanços, mas estamos em um mundinho de expiação. Aqui as coisas acontecem devagar. Brigar e achar que tudo está errado, não brilhar, não vai ser a solução. Ódio gera ódio. Sei muito bem o que é preconceito. Tenho 63 anos e uma deficiência física. Enfrentei nos anos 60 a briga por uma escola, briga por empregos, mas ainda estou brigando. Muitas coisa mudaram, mas a luta continua. Os olhares indiscretos, os sorrizinhos falsos, o olhar de pena.... Mas qual nosso objetivo, exigir respeito e brilhar. Infelizmente a coisa funciona assim.   Temos que lutar pela consciência humana. Como posso, como dá, sou feliz. Falei!!!!!

  • Se o sol tiver ou não tiver consciência não faz nenhuma diferença, já que ele cumpre sua função brilhando para todos. O que dói é a falta de consciência de quem ver na cor da pele um fator de desigualdade. Lindo poema, Sandrinha! bjs

  • É, vERAIZ!

    Apesar de todos os pesares, temos que fazer como o sol. BRILHAR.

    Seguir em frente. A luta é árdua. Até o sol tem que lutar  para brilhar.

    Enfrentar a chuva e as nuvens que às vezes tentam impedir o seu brilho.

    Boa noi5te. Bom descanso.

    Beijos poéticos.

    • É isso Sandra, cada um de nós tem de procurar o seu brilho próprio.

      Você achou o seu, eu achei o meu.

      Nós duas, no meio de todos, devíamos nos sentirmos diferentes, mas não nos sentimos. Somos iguais a todos, pois fazemos tudo o que os outros fazem. Claro dentro de nossos limites kkkkkkkkkkk....por ex. Eu não sei nadar, não sei tocar violão, não sei fazer caviar...kkkkk...mas será que todo mundo sabe?

      Brilhamos na Arte e no amor, já é muito, pois há muitos que não amam e que não sabem escrever um verso.

      Como você diz:- Como posso, como dá, sou feliz.

      Abçs poéticos de Veraiz

  • Lindo poema Sandra Helena

    Muito bem lembrado a comparação do Sol com a consciência.

    Parabéns pelos seus lindos versos, amei

    Será que o Sol não tem consciência? Acho que tem sim...Ele brilha hoje, brilhou ontem e brilhará amanhã. Independentemente do que acontecerá.

    Abçs e beijos de Veraiz, poetisa feliz, que lhe admira muito pelo seu carisma e talento.

This reply was deleted.
CPP