5 - CAMINHO TRANQUILO
Atravessar os portões da compreensão, através da tranquilidade da mente, serenando-a nos momentos mais difíceis, demonstrando confiança nos atos que iremos praticar, serão caminhos que alcançaremos, desde que tenhamos vencido os passos anteriores.
Praticar o bem, levando a vida com humildade, desenvolve em nós um sentimento profundo de paz interior que nos trará muita serenidade para ensinar nos caminhos que iremos trilhar de agora em diante.
Nem sempre compreender significa ter aprendido a lição. Este é um passo que devemos procurar ter sempre presente: se não doutrinarmos nossa mente, nada de positivo iremos construir, por isso, aprender o mais rápido possível com muita cautela fará com que aprendamos e bem depressa as lições necessárias para caminhar tranqüilamente pelos inúmeros obstáculos que a vida nos oferece.
Mente serena somente será encontrada se encorajada for pelos atos que praticarmos com relação a nós mesmos e aos outros, por esse motivo, sempre que tivemos oportunidade, devemos estender a mão àquele que busca e procurar preenchê-la com o que ele mais necessita.
Atirar para bem longe o peso do egoísmo que muitas vezes nos torna sombrios, desejosos de atrair a ganância e a soberba, pois elas apenas atrapalham nossos passos que tentam achar a trilha do caminho tranqüilo que nos mostrará como seria maravilhoso alcançar um estado mental que nos permite ajudar à quem precisa. Temos que nos doutrinar pela confiança, por atos que nos colocam em direções adversas àquelas que apenas desejam nos atrair enganando-nos com falsas promessas. Nem sempre caminhar esperando, sem fazer qualquer esforço, fará com que consigamos uma interiorização maior, protegendo-nos assim dos males que afetam a humanidade.
Buscar na fé, na oração, na limpeza d’alma, uma continuidade que poderá alimentar nossos pensamentos será sem dúvida alguma o verdadeiro e único caminho, numa demonstração de que somos fortes e capazes de dominar nossos impulsos inseguros que muitas vezes apenas desejam nos derrotar e aprisionar nossos pensamentos, como se fôssemos apenas joguetes.
Por isso, faz-se necessária toda uma concentração de forças, com a qual a serenidade mental acaba adquirindo confiança naquilo que desejamos e que iremos alcançar, caso nossas metas sejam realmente a prática do bem comum.
Desenvolver nossas atitudes através dos caminhos da vida, tomando consciência de que somos forças vivas capazes de vencer as barreiras que às vezes nos impedem de seguir o caminho certo, nos faz crer que é possível ultrapassar segura e tranqüilamente todos os obstáculos que até então vinham perturbando nosso aprendizado de como bem viver.
Oração:
No alvorecer sereno
me deixo embalar nas Tuas verdades
para que elas me preencham de paz
e de amor.
No anoitecer tranqüilo
me achego a ti, Senhor
para que me cubras com teu manto divino
protegendo-me dos perigos
que muitas vezes
rondam minhas vontades.
No entardecer da vida
embalo-me nos Teus ensinamentos
para com eles caminhar tranqüilo
na Tua direção, Senhor.
JC BRIDON
do livro "CORAÇÃO -A PORTA DA COMPREENSÃO", parte dos 7 caminhos para alcançar a felicidade
Comentários
Belíssimo! Sem mais comentários.
Bem forte:
"... para que me cubras com teu manto divino
protegendo-me dos perigos
que muitas vezes
rondam minhas vontades."
Olá bom smigo.
Gostei de todo seu texto. Porém separei uma frase que diz muito em poucas palavras, nela você diz que, ( Nem sempre compreender e ter aprendido a lição), perfeita colocação, realmente aprender e bem mais que compreender ou entender, é também agir em conformidade com o que se aprendeu.
Parabéns por seu belo texto.
Ele mostra muito bem que não existe obra sem fé e nem fé sem obra, além do aprendisado é preciso também praticar o que se aprendeu, e isso seu texto mostra muito bem.
Mais uma vez, parabéns.
Boa tarde Igor:
Grato por sua visita e comentário.
Abraços
Bridon
É uma enorme satisfação para mim.
Parabéns Mr. Bridon por tua incansável busca! Tua poesia tem algo de eternidade, mesmo que ela fale de um instante fugaz. #JoaoCarreiraPoeta.
Caro poeta João Carreira
Os caminhos que advirão são desconhecidos ao ser humano, no entanto, é para ele que estamos caminhando nesta vida.
Obrigado por sua visita e comentário.
Abraços
Bridon
Bridon
na vida acontece os altos e baixos
mas a fé plantada dentro do coração é mais forte
transporta barreiras, livra do mal
nota 1000
um abraço
Caro amigo Davi
Que a paz que deve estar sempre presente em nossos corações, nos livre de outros males que existem por aí.
Grato por sua visita e comentário.
Abraços
Bridon