Análise Fundamentalista ou, Análise Gráfica
Quando os mercados estão no ponto mais alto não toca uma campainha. Li certa vez, não sei onde e, nem sei quando, certo gestor (muito famoso, porém, nunca tinha ouvido falar sobre ele) dizer o seguinte: — Que é muito difícil você à priori acertar as tendências, só se você for mágico.
Pelo que venho estudando e ensinando há mais de vinte anos, isto não é totalmente verdade, visto que, aquele que desenvolveu a arte de ler e interpretar os sinais emitidos pelos gráficos consegue sim, montar no cavalo da tendência gráfica dentro da “cocheira” e cavalgá-la.
Continua o gestor a dizer que: —
O cemitério está cheio de traders que tentaram descobrir esta virada.
Eu não sei quantos por cento ele se refere ao dizer "cheio", visto que, cheio de um cemitério é 100%. Agora se você for seguir a estatística do mercado (não para day-trade) é que, a cada 100 pessoas que entram no mercado de renda variável, 80 quebram (morrem e vão para o cemitério gráfico), mas 20 sobrevivem e 2 viram estrelas. E, ainda reitero: — Quantos por cento de um cemitério fazem parte traders do mercado financeiro?
O gestor continua dizendo: —
Que, o interessante é, se você for perspicaz, conseguir montar no cavalo na hora em que ele já está disparando, não quando ele está na cocheira, porque ele pode ficar ali durante meses ou anos.
Indubitavelmente, eu concordo com ele que, é muito interessante, montar nem que for num "pagaré", quanto mais num "puro sangue gráfico" fora de uma cocheira gráfica. Já pensou se eu, você e este gestor dominassem não pangarés e nem, puro sangues, mas sim, a ACUMULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO? Estaríamos comprando dentro da cocheira e de lá sairíamos cavalgando em “pelo” vivo. Infelizmente, poucos dos "gurus" do mercado sabem ler este indicador.
O gestor em questão continua: —
Ele menciona que tem grandes oportunidades para perder dinheiro todo dia.
Eu concordo e você também deve concordar plenamente, e tenho pena do incauto.
O nobre senhor diz: —
Que é impossível prever o futuro, que as pessoas que fazem previsão do futuro estão brincando, porque ninguém vai cobrar delas o que elas disseram.
Qualquer mercado nunca anda em linha reta. Mercado de alta tem correções e mercado de baixa também tem correções.
As pessoas dizem assim: dinheiro é lixo. Tem momentos em que dinheiro pode ser uma boa reserva de valor, como quando os ativos estão esticados para baixo. Se aparecer oportunidade e você está todo aplicado, não tem como aproveitar.
Bom, apoquente seus neurônios comigo: — gestores de fundo geralmente, usam dados da escola fundamentalista, nunca vi, ou, ouvi um que falasse em gráficos de candles então aqui, há um enredo, visto que, a escola fundamentalista acha o preço justo de uma ação, através do "valuation", isto é, o preço é calculado baseado em cima da projeção dos lucros futuros e nós, traders projetamos em cima das probabilidades, das quantidades de sinais altistas, menos as quantidades de sinais baixistas, ou seja, o prato da balança gráfica que pender tem mais probabilidades e aí, você compra ou vende.
As grandes oportunidades são quando as coisas degringolam, não quando está todo mundo eufórico. Quem falou isto foi ele e eu, assino em baixo.
Sobre ESG, tem muita gente que diz: se você restringir o universo de investimento, vai ter rentabilidade menor. Pode ser ledo engano, porque à medida que o capital for para as empresas que têm melhores práticas, elas vão tender a se valorizar mais do que as que estão sendo abandonadas. E oferta e demanda afetam o preço.
Como você pega as tendências? Lendo bastante. Quando você olha os gráficos de alguns ativos que subiram bem, eles telegrafaram o que vai acontecer. Quando você junta isso com algumas pessoas mais preparadas falando sobre o assunto, analistas, por exemplo, conseguem chegar mais cedo. Quando sai na primeira página do jornal, já era, esquece que a tendência já está bem adiantada.
O mercado financeiro é muito frustrante, porque não é linear. Não é como engenheiro, que, se fizer tudo direito, o prédio fica de pé. Aqui você pode fazer todas as análises corretas e ainda perder dinheiro. É uma arte, não é uma ciência.
O maior inimigo no mercado financeiro é você. Seu psicológico, sua cabeça, os seus impulsos é que te matam. Se você tiver uma forma de desenvolver um controle muito forte dos seus instintos, você pode suceder.
Você tem que amar o negócio porque são muitas as frustrações. Você está sempre insatisfeito, quando dá certo, comprou pouco; quando dá errado, comprou muito. Não é brincadeira, não, você está sempre chateado. Se você não tiver capacidade e resiliência para aguentar isso por muitos anos, aí desiste.
Tem épocas, quando o mercado está eufórico, em que tudo dá certo, mas tem que lembrar que tem outras épocas em que é uma pauleira danada. Tem que tomar muito cuidado para não confundir um mercado de alta com inteligência e preparo.
A recomendação que eu faço é o teste da sexta-feira. Se chega sexta-feira e você está louco para chegar segunda para o mercado abrir, talvez você tenha chance nesse negócio.
Eu repito, erro frequentemente, menos do que fazia no começo, mas às vezes você se empolga e faz uma besteira. Você tem pelo menos cinco minutos de burrice por dia, não faça nada nesses cinco minutos.
Como as pessoas quebram? Quando não têm stop ou colocam uma quantia gigantesca alavancada no mercado. Uma ação pode oscilar de 30% a 40% em período curto. E não precisa ser pequena a empresa. Se você olhar o histórico dos últimos 10-15 anos, a Amazon do high para o low teve queda em todos eles de 30% a 40%. Então, se você está alavancado, não vai sobreviver.
Leia muito sobre psicologia de mercado, ela ensina você a se defender de você mesmo. Porque você é o seu pior inimigo. Se você conseguir domar seus instintos, têm chance muito maior de dar certo.
Você não pode vender quando já não aguenta mais, tem que vender quando sente que fez o trade errado.
Você pode até ter um número de erros maior do que o de acertos, mas quando acertar tem que ganhar um bom dinheiro. E, quando errar, perder pouco.
A tendência das pessoas é, quando está subindo, querer ter desesperadamente 150% do patrimônio investido em ações. Está errado. Deixa os outros ganharem também, não queira ganhar tudo sozinho. É uma forma de evitar os desastres.
#JoaoCarreiraTraderPoeta — 11/02/2021 — 10h
Comentários
Muitas informações preciosas para quem é do ramo.
Que saudade,
Tudo que é precioso vale pra todo mundo principalmente, para uma "deusa".
Amo você poeticamente.
#JoãoCarreiraPoeta.
Uma crônica perfeita em ensinamentos... muito bela
Parabéns João.
Um abraço
Obrigado minha amiga poetisa.
#JoãoCarreiraPoeta.