Crônicas — "Dados dos Personagens Carreirianos"

Dados dos Personagens Karreirianos

Os desafios da vida me recrudesce, ou seja, me deixa mais forte e foi, pelo fato de receber dezenas de mensagens (via e— mails e em vários canais das minhas redes sociais) solicitando dicas, dúvidas de análises gráficas sobre o mercado (Ibovespa) e agora: — querem saber detalhes dos meus personagens que uso para analisar o senhor mercado e fazer crônicas humorísticas então, resolvi mostrar o perfil dos três que tenho: — Detalhe estou começando a usá-los em minhas crônicas poéticas também.

Sem dúvida, a minha primeira criação foi de Tião Tição, não tem nada a ver com seu nome, visto que, é branquinho como leite, alvo como a neve, o apelido "Tição" parece ter vindo de uma brincadeira de criança (se pintou todinho de carvão), esta é a origem do apelido, tem cabelos acastanhados, dando a impressão que são de verdade, sua testa é uma longa viagem até que chegue às suas duas pequenas e ralas sobranceiras, seus olhos são pequenos, nem claros nem escuros, porém, vivos como de uma velha e sarnenta raposa, fazendo separação entre estas duas bolinhas, nasceram-lhe um narigão bem avantajado, não tem bigode, não tem barba, ou seja, é uma cara lambida arredondada, sua voz é forte nem precisa de microfone (tipo Vicente Celestino, aliás, canta igualzinho a ele). Tião é um homenzarrão flácido mole com alma de criança, sim, Tião (quando estava a digitar este texto) era um senhor de cinquenta anos, nasceu em 1971 de meia idade, casado, simples, humilde, mora nos "cafundós" do Amapá lá, ele exerce a atividade de engenheiro (desgostoso da profissão), quem não está? Basta conhecer o mercado de renda variável, já se quer largar do que faz pensando em ficar rico do dia pra noite. Tião é pai de cinco filhos, mesmo com tanta bagunça em casa nosso amigo, está sempre rodeando, ou é rodeado pelos bitcoins da vida. Foi por causa desta moeda que deu de cara com..., o mercado.

Já Ricardão Trade: - É um fulano magricela, não é alto e nem baixo, tem uma estatura mediana que, se olhado de lado, a criatura some, é um fiapo, um conjunto de pele e osso, tem duas jabuticabas encravadas abaixo da testa, entre elas nasceu um nariz fino, pontiagudo (pinoquiano), embaixo das duas ventas usa um bigode safado, escorrido, parecido chinês modelando sua boca que, nem é grande nem pequena, porém, bem desenhada por dois lábios finos como o dono, seu queixo é muito delicado e alongado (tendo como adorno alguns fios que dá a impressão de um cavanhaque safado) parecendo uma extensão do nariz. Esta figura tem trinta e cinco anos (data deste texto) e nasceu em 1986 no Rio Grande do Sul na cidade de Pelotas "chê", mas sua fala não se mistura com a fala dos gaúchos, visto que, é uma fala qualquer, sem sotaque, sem nada.

Mas, e o boêmio Juão Karapuça? É o oposto de Tião Tição e de Ricardão, pois, é um jovem de vinte e cinco anos, nasceu em 1996 (idem ao relato dos dois anteriores) alto, forte, loiro de olhos azuis (deveria ser descendente de alemão), solteiro, corretor de imóveis rurais — fazendas —, gosta da vida noturna, mulheres e bebidas, é um italiano bonachão (já casou várias vezes) inconsequente, muito ambicioso, mas tudo o que ganha gasta nas noites cariocas. Sim, Karapuça é carioca da "gema" e, tem o hábito de caminhar no calçadão de chapéu, terno e sapatos brancos. Resumindo: - um malandro das noites cariocas.

#JoãoCarreiraPoeta — 04/12/2023 — 14h

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Dr. Carreira Coach

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Gestores

    Um perfeito relatório. Personagens únicos.

    • Juão Karapuça, Tião Tição e Ricardão Trader estão agradecendo e retribuindo com um: —

      Fraterno, triplo e carinhoso abraço.

      #JoaoCarreiraPoeta.

This reply was deleted.
CPP