Gestores

LUMIEIRA, o filme em homenagem a Assis Coimbra

13528518699?profile=RESIZE_400x

Na quinta-feira (06/03), às 19h30, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, em Ribeirão Pires, aconteceu o lançamento do filme “Lumieira”, dirigido por Paula Lira. O documentário poético em curta-metragem faz uma homenagem ao maranhense Assis Coimbra, poeta popular, cordelista, ator e diretor de teatro, de 76 anos, que emigrou para São Paulo e se fixou em Ribeirão Pires em 1968.

A região do ABC foi o destino de uma grande quantidade de migrantes, retirantes da região nordeste do país, que ajudaram a formar e a construir a região metropolitana de São Paulo e a capital. Assis Coimbra foi um deles.

Nascido na zona rural do Maranhão, cresceu no universo dos festejos, da roça e da encantaria da cultura popular sertaneja. Quando aqui chegou, se embrenhou no teatro amador em pleno AI-5 para discutir sobre coronelismo e reforma agrária e se tornou um dos integrantes do primeiro grupo de teatro de Ribeirão Pires T.F.E.E.L. Atuou e escreveu diversas peças de teatro e anos mais tarde ainda ajudou a criar a cooperativa de teatro. Se tornou ambientalista e viu nos cordéis e na linguagem lúdica da cultura popular uma maneira de alcançar um público mais amplo levando mensagens sobre a vida simples do sertão, sobre a preservação do meio ambiente e sobre questões políticas. Desde então passou a escrever em cordéis mantendo viva uma tradição de cultura marginal e popular.

O documentário dirigido pela artista visual, fotógrafa e jornalista Paula Lira, e que é também neta de nordestinos retirantes, costura cordéis narrados e cantados, depoimentos de Assis Coimbra e convidados, e cenas que buscam retratar o universo lúdico e poético da cultura popular. A história resgata suas vida no sertão, sua conexão com o meio ambiente, a chegada a São Paulo e sua atuação no teatro até a descoberta do cordel como linguagem e o reencontro com a cultura do boi.

O filme traz ainda a figura de Cazumbá que acompanha Assis em diferentes momentos. Importante personagem do boi bumbá, Cazumbá é um entidade mágica, em uma fusão dos espíritos dos homens e dos animais, e que é visto como um guardião do boi. Assim como Assis tem se tornado um guardião de memórias.

O curta busca difundir e valorizar a cultura popular, promover a preservação da memória da cidade e da oralidade, além de documentar a trajetória de figuras importantes para a história da cultura da cidade. No dia 7 de março, às 19h, o filme fez sua estreia pelo Youtube/PolenCriativa. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo 195/2022 do Governo Federal e operacionalizado pela Prefeitura de Ribeirão Pires por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

Link do Filme Documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=XkUWWbeLigE

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Aplausos para você minha querida Margarida

    Assisti o video todo e ainda deixei um recadinho

    Beijosss

  • Vale a dica e informações sobre o Cordelista e artista. Abraços carinhosos

  • Ave Margarida! Que baita resenha tu fizeste aqui. Fui no link! Vi um pouco, e me cativou. Depois vou ver e ouvir o resto. 1 ab

  • Uma bela homenagem, Margarida! Saudações poéticas do bem ao poeta Assis! Parabéns pela iniciativa! #JoaoCarreiraPoeta.

  • Belíssima homenagem ao poeta cordelista Assis Coimbra Uma história fantástica 

    Assisti uma parte do filme, tão logo eu tenha um tempo eu verei o filme O início que assisti está muito bonito.

    Parabéns pela postagem.

    Abraços fraternos amiga Margarida.

    ADomingos 

This reply was deleted.
CPP