Maria José

9994106486?profile=RESIZE_710x

Maria José

 

Maria José, magérrima, enrugada, mancando, tem uma prótese de metal no fêmur, se aquieta em casa pela porta dos fundos desconstruída de papelão, compensado e trincos. A moradia não tem porta da frente, pertence a um conglomerado de cômodos, favela de palafitas.

Traz duas bolsas de pano cor de ferrugem com compras feitas na birosca do Sr. Manuel O piso da cozinha é de papelão e jornal e passa correndo um rato de esgoto a fim de sentir como será o cardápio do dia e não fica contente com o cheiro que degustou.  O feijão está pronto e falta cozinhar a mandioca, e a proteína é luxo só, sardinha em lata ao preço de 8,50R$ ao molho de tomate, faltava 2 meses para o enlatado ter a validade vencida, puxa... quase venceu .... e quantos preços já teve esta sardinha!!!Semana passada foram duas salsichas rateadas entre os pratos.

A residência de madeira tem 1 sala, 1 quarto e uma cozinha. No quarto Maria dorme com a irmã e 3 netas em 3 camas de solteiro e não tem luz elétrica, mas tem lamparinas a querosene.

Tem rádio de pilha sim senhor.

Tem auxílio pobreza sim senhor R$ 189,00 por mês.

Cisco e Nonato os dois gatos pretos mesmo pedigree definhados pela falta de tudo esqueléticos deitados no chão do Jornal “O Foco” aguardavam as suas porções de almoço feito modo preguiçosos da fome e de fome.

Maria José veste roupas coloridas estampadas por herança familiar.

Tem Bíblia e muita oração e emoção sem lágrimas que se esgotaram com o passar dos anos assim como as paredes de calcário erodem com o tempo.

Dona Maria José é rezadeira altruísta não cobra nada pelos milagres que faz.

Maria José, analfabeta, mas lê a Bíblia.

Amém.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • 9994363063?profile=RESIZE_584x

  • Antonio, querido poeta, quando inserires a imagem, usa o segundo ícne da barra de ferramentas do editor, se for colocada acima, no cabeçalho ela dobra de tamanho.

    Agradeço!

  • Uauu! Deslubrante este texto.

    uMuitos, hoje, estão vivendo esta condição. Tudo está muito caro, principalmente, os ítens de alimentação. 

    Este é um texto viceral da realidade que se vive. Eu amei ler.

    Destacado!

    • Obrigado amiga Poetisa Edith. Um dos segredos neste tipo de texto e tema é Não Usar Adjetivos ou usar com parcimônia. Assim fica mai real.

      Abraços poéticos de Antonio

This reply was deleted.
CPP