Essa semana descobri que o processo de amadurecimento de todos nós, como pessoas, ele tem início no momento em que começamos a perder algo que é insubstituível, muitos já sabem que no dia 11/02/2025, na madrugada de segunda para terça-feira perdi meu amigo de quatro patas e hoje após alguns dias sem ele, me veio lembranças de frases que ouvi de pessoas ricas, e que assim como eu e você que agora está lendo esse texto, perderam entes queridos, como familiares ou animais. Elas diziam que, "Ter dinheiro, ter condições financeiras boas ou razoáveis é importante, mas que, existem momentos em que todo dinheiro nos bancos, ele não consegue mudar certas situações, como a de ver sendo levado pela morte alguém que amamos." Eu sempre entendi isso, mas entender e sentir são coisas bem diferentes.
Hoje vejo com mais clareza que, o valor da vida não está no que temos e o que com dinheiro foram comprados. O valor da vida está no amor que damos e recebemos dos que nos amam, está no abraço, no afago, num olá, como vai você e num apertar de mãos. Nunca dei muito valor a bens materiais. Quando criança, meus amigos brincavam com carrinhos de controle remoto, e eu me contentava em ficar olhando as formigas lutando para levar para suas casas as grandes folhas que carregavam em suas garras. Enquanto eles davam tiros com espingardas de espoletas, eu ficava feliz em jogar pedras nas latinhas enfileiradas.
Quantas vezes ouvi as mães de meus amigos chamá-los para almoçar e o almoço na minha casa estava atrasado, e para remediar a fome, eu pedia a minha mãe um pedaço de pão duro e me sentava na sombra do quintal, e muito feliz a cada mordida eu dava uma golada na água para descer o pedaço de pão duro. O que quero dizer é que, embora possa parecer triste, são essas coisas simples que devemos dar valor, não quero dizer que meus amigos não deveriam ter o que tiveram, mas de uma coisa eu sei, eu era muito mais feliz do que algum deles, apenas olhando as coisas simples da vida, como o trabalho das formigas é comendo no quintal um pedaço de pão duro. Mas isso é outra história, explico outra hora.
Para resumir meu ponto de vista, o que quero dizer é que, podemos ter muitos objetos de valor dentro de casa, mas nenhum deles vão poder nos abraçar ou responder um bom dia. Hoje, olhando minha televisão, vejo que não são suas imagens que me fazem falta, e sim o amigo que perdi, ele, sim, me respondia mesmo sem saber falar palavras que eu pudesse entender, mas seu olhar me dizia tudo o que dele eu precisava ouvir para fazer meu dia feliz.
Igor Rodrigues Santos
Comentários
Caro poeta Igor
Já tive em minha vida uns 4 cães, dois deles os chamava de Sultão e os outros um era o Tico e o 4 Axel.
Foi muito triste quando partiram, por isso entendo a sua tristeza.
Uma frase onde você diz tudo: "mas entender e sentir são coisas bem diferentes."
Concordo plenamente com você.
Parabéns pelo texto.
Abraços
JC Bridon
Mais uma vez agradeço! Sou feliz por todas as amizades que fiz aqui, inclusive a sua neu bom amigo.
Que lindezaaaa
Parabéns.Igor!
Gratidão minha querida amiga.
É assim com todos que amam.
É verdade!
Saudações Igor um belo texto, parabéns! #JoaoCarreiraPoeta.
Obrigado meu querido amigo.