Novos Contos da Matilde 2019 – 07 - Lição

Novos Contos da Matilde 2019 – 07

 

Lição

 

 

O avô Martinho já andava a estranhar o comportamento da neta, mas resolveu não lhe dizer nada, pois tinha, quase, a certeza que o mesmo estava directamente relacionado com o livro do dinheiro, visto Matilde nunca mais ter tocado no assunto. Os dias foram passando e, tal como o avô previra, uma noite, a pequenita não se conseguiu conter por mais tempo e perguntou-lhe:

- Avô, tens a certeza que aquela história do livro dar uma nota por dia, é mesmo verdade? Parece-me ser um livro perfeitamente normal.

- Claro que tenho. Já por mais de uma vez, consegui acertar com a página e tirar de lá algumas notas, olha que uma até era de 50 euros.

- Oh, só a mim é que não me sai a página certa.

Matilde deixara-se trair pela conversa do avô e acaba de confessar aquilo que ele já sabia, ela andava a experimentar o livro, mas fingiu não ter percebido nada, optando por lhe dizer:

- Anda cá, senta-te aqui na minha perna como tanto gostas de fazer quando queres que te conte uma das minhas histórias.

O avô aguardou que a neta se aninhasse no seu colo, afagou-lhe os cabelos, fez-lhe uma festa no rosto e disse-lhe, naquele seu jeito tranquilo e doce de contar histórias:

- Sabes, o livro, por ser mágico, é como a nossa vida, também ela todo um enredo de histórias, umas de encantar, outras não tão felizes, mas é assim mesmo a história da vida.

- Oh avô, agora é que não estou a perceber nada do que estás para aí a dizer.

- É fácil. Na nossa vida, quando estamos perante uma qualquer aflição e queremos resolver o problema, só temos duas possibilidades, ou paramos para pensar e procuramos uma solução com toda a calma, ou tentamos resolver tudo à pressa. O que acontece, é que quando queremos fazer tudo à pressa, parece que não só não conseguimos encontrar a solução, como ainda fazemos acentuar o problema, enquanto que quando paramos para pensar, tudo nos parece muito mais fácil.

- Está bem, avô. Agora diz-me o que é que isso tem a ver com o livro.

- Volta a ser muito fácil.

- Pois, para ti é tudo muito fácil.

- Tenta acompanhar o meu pensamento. Assim como quando paramos para tentar encontrar a solução do problema, também se não nos precipitarmos a abrir o livro sem pensar primeiro e olharmos com atenção, talvez consigamos encontrar algumas pistas que nos possam ajudar.

- Como assim, avô?

- Pensa bem. Se houver uma nota entre duas folhas do livro, não é normal haver uma certa abertura entre as mesmas?

- Tens razão, avô. Tenho sido tão apressada, que nem sequer tenho reparado nesse pormenor. Sabes uma coisa, vou-me deitar.

O avô, uma vez mais, interpreta, na perfeição a ansiedade da neta, quer ir dormir na esperança que o tempo passe mais depressa e logo, logo, seja manhã para poder testar a teoria dele.

Matilde dá dois beijos ao avô, outros dois a Bela, a avó nova, e lá vai rumo ao quarto, nem reparando como o avô sorri, feliz por ter conseguido passar mais uma importante lição de vida à sua pequenita.

 

Francis D’Homem Martinho

 

07/12/2019

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

This reply was deleted.
CPP