Existem muitos Eus dentro de mim...
Ah - certamente já me ouviram dizer isto em Versos e Prosas. Mas agora vamos falar um pouco desses Eus e de suas consciências... - Suas Consciências???
Sim - de suas consciências, pois se cada Eu é um Eu distinto, nada mais racional do que pensar que cada um tenha sua própria consciência. Assim, quando algum Eu praticar determinada ação que possa ser a posteriori chamada de errada, terá sido sempre conscientemente. Desse modo, não cabe dizer que "Eu não fiz de propósito" -uma vez que foi um Outro Eu que conscientemente praticou a ação.
Certamente que o "sentimento de culpa" tão dolorido, vai recair só no Eu Dominante, ou aquele que no dia-a-dia se apresenta com a tal de racionalidade perante a Sociedade do_Eu.
E por ou para quê tenho (ou temos) tantos Eus dentro de Nós? Observem que uso o termo "Nós" ao invés de Eu, pois se tenho muitos Eus, então passo a ser Nós ao me referir a Eles. Bem penso que temos muitos Eus, justa-mente para enfrentarmos as situações mais diversas e ou adversas no decorrer das vidas. Assim, em um determi-nado momento, de perigo, não sabendo o Eu racional o que fazer, assume o Eu belicoso ou lutador justamente visando a proteção dos Eus.
Do mesmo modo, em outro momento de grande emoção assume o Eu emotivo, com suas lagrimas e risos. Sim o Leitor já deve estar pensando, que então tenhamos normalmente no dia-a-dia a prevalência do Eu racional e do Eu Emocional.
Sim - é verdade, mas conforme estamos defendendo, co-existem ainda outros Eus além desses. E sem duvida, parece que sejam mesmo todos opostos em seus comportamentos. Assim o Eu Belicoso age de uma forma e o Eu Pacifico age de forma oposta.
E como todos os comportamentos desses Eus, são filtrados pela Consciência do Eu Dominante (aquele que nos representa no mais das vezes) fica explicado os sentimentos de culpa e ou felicidade que sentimos pelas ações desses Eus.
(Eu, Eu, Eu, (...) To Be continued...
by: Zeca Feliz Avelar --- gaDs!
Comentários
Verdade. Também sinto que às vezes tenho dois eus.... é difícil lidar com eles, principalmente o que nos condena fala mas alto.
Parabéns,Zeca!
Um abraço
Olá Zeca:
Se pensei noutras ocasiões, que somente eu teria outros eus, vejo que você, caro amigo, também trafega no mesmo sentido.
Um EU que faz e outro EU que vive a atormentar nossos penasamentos surgem quando menos esperamos.
Bravo, amigo Zeca.
Obrigado por publicar tal poema que pode, com toda certeza, nos direcionar em outros EUs pensantes.
Parabéns
Abraços
Bridon
Que lindo,Zeca!
Tanta verdade no seu texto
Aplaudo de pé!!
Há 'EU", no meu caso, que gostaria de nunca ter conhecido.
Bom dia, poeta.
Realmente! Vivemos sim, várias vidas... Em cada uma delas aprendemos como vencer os obstaculos criados nelas, evoluindo sempre...
1 ab
Eu Doa VÇo