O SIGNIFICADO DO NATAL
Natal é Oração. É bem mais do que presentes, bebidas e comidas. É, no mínimo, ocupar ao menos um minuto de seu tempo, dado aos preparativos Natalinos, à Oração. Quase ninguém Ora; só pensam no que vão presentear, no que vão comer, no que vão beber. Natal é festa em Família; nada de viajar para outros lugares senão ao encontro dela. Natal é Renovação, Nascimento e Ressurreição. Natal é morrer para o homem velho e ressurgir para o homem novo em Espírito e em Verdade, em Cristo Jesus. É a Esperança da Vida Eterna: uma ponte para esta Vida sobre a morte.
É incrível como o Natal de hoje é Tão Banalizado. Fico pasmo diante desta Cegueira Absurda mundo afora. O espírito Natalino é tão bom... Muito antigamente sentia-se intenso o clima de Natal no ar; era algo ímpar do mês de dezembro, apesar de que deveria ser válido ao ano todo, porém, de qualquer forma, a magia se instalava. Agora essa Graça quase se perdera e tenho saudades da Tradição do Presépio com os “sapatinhos” em sua base, à espera ansiosa das dádivas que hão de pousá-los; das expectativas infantis pelo amanhecer após a véspera, sobretudo, das mãos dadas numa singela Oração ao Salvador.
Natal é o protagonista da Paz Tão Desejada, a Paz do Senhor, que pode ser encontrada dentro de cada um de nós, mesmo em meio ao Caos, ao Tormento, à Turbulência externa, pois internamente onde Deus impera, tudo é Bonança e Calmaria: basta que O aceitemos como Senhor de nossas atitudes e pensamentos, de nosso destino. Natal é Reflexão e União, isto é: como anda a Família? Qual o contexto hoje do mundo em que vivemos? Para aonde caminha a humanidade? O que está por vir? Uma verdade: o Caos se instalou entre nós; há uma luta ferrenha invisível, espiritual, entre Anjos e demônios; algo inimaginável e lamentável, pois a Batalha não é contra os homens e sim contra o fogo do inferno.
Natal é Perdão, Reconciliação com Deus e entre nós mesmos. Enquanto terrestres, nunca é tarde para Perdoar, quesito este para se alcançar o Reino do Céu, segundo Cristo: “não somente sete vezes, mas setenta vezes sete” (Mt 18, 22); “se não perdoardes teu irmão, vosso Pai que está no Céu tampouco vos perdoará” (Mt 6, 15). Portanto, vivamos o Natal conscientes da sua Importância e Seriedade. Festejemos sim, sobretudo, Oremos por um minuto sequer em Honra ao Soberano Aniversariante, visto que Ele é a razão da festa.
Comentários
Passado o Natal, muitos se esquecem de que Natal é todo
dia e que Jesus nasce a cada dia em nosso coração, através
das nossas boas ações, do nosso desejo de servir aos irmãos.
Boa noite, poeta e que Deus o abençoe!
A vida é assim, não é, poetisa mena? Natal é como se fosse meramente o dia de aniversário de Jesus. Aliás, nem é 25 de Dezembro; se não me falhe a memória é em Março; ficou Dezembro devido à uma história dos pagãos com o deus Sol (não sei direito ao certo). Natal é o ano inteiro. Grato por sua visita e apreço. Te admiro. Paz e Bem. Abraço!
Seguindo as palavras da Margarida, o Natal deve ser vivenciado todos os dias na prática do amor.
Parabéns pela lindíssima mensagem, Alcebíades.
Claro, poetisa Edith, o Natal, na realidade, deve marcar presença em todas as pessoas durante o ano inteiro. Infelizmente, porém, a maioria ainda não entendeu esse recado de Cristo. Resumindo, cada um retrata o seu Natal dia após dia através da Caridade, Solidariedade, amor ao próximo. Minhas mensagens são de cunho de Vida Eterna: quem tem olhos, leia; quem tem ouvidos, escute. Grato por sua visita e apreço. Feliz 2019! Grande Abraço!
Excelente texto! Parabéns!
Grato por sua visita e apreço, poetisa Marso. Feliz 2019! Grande Abraço!
Muito bom o seu texto. Feliz natal!
Umabraço! Editt
Grato por sua visita e apreço, poetisa Editt. Feliz 2019! Grande Abraço!
Verdade, poetisa Marcia, Humildade e Perdão são as Pérolas que nos tornam Grandes diante dos homens; um Imenso Diferencial aos olhos de Deus. Grato por sua visita e apreço. Feliz 2019! Grande Abraço!
Amém, amiga Marcia. Muito obrigado por sua visita e apreço. Grande Abraço!