Retratos de Criança I Conversa entre HerManos... Mano juZé... - Assisti o Filme em 'curta metragem' "O outro par de sapato" e relembrei do menino pobre que éramos nós. Naqueles tempos dos anos 50 a gente usava um tênis chamado “precata”. Feito com corda de sisal na sola lembra? Mas, nunca invejamos os riquinhos com sapato de couro. Nossa Mãe (Bença Mãe) costurava nossas roupas com saco de farinha de trigo e os tingia. Ficava linda minha calça curta azul. Chic! Certa vez cheguei na escola Geny Leite Silva e quando fui jogar bola "despencou tudo". A "precata" furou! O dedão ficou aparente e bateu vergonha. Não desanimei , blasfemei e nem revoltei. Não lembro se consertei. Acho que não, pois não tinha conserto. Pois é e poiZé... - Alguém me deu outro, pois descalço mesmo nunca fui à escola. Uma vez um engomadinho me tirou. Na fila da entrada depois de cantar ele comentou em voz muito alta falando da minha Conga azul rasgada no dedão. Levou uma resposta à altura! Dona Maria da Gloria Caparica disse a ele: o sapato está realmente rasgado, mas tira nota 100 nas aulas. Você tem sapato bonito e notas baixas. Prefiro o Otogamis. Fiquei envaidecido. Ainda existem infelizmente crianças como a do filme. O menino riquinho e o pobre. Contudo prefiro o pobre que como nós vence a pobreza absoluta com honestidade e competência, ao riquinho dependente do pai ou mãe, incapaz de fritar um ovo. Deste eu tenho pena . Futuro incerto e inseguro. Viver sem desafio não é viver verdadeiramente. É espectro apenas. Nós vivemos e damos exemplo de sobrevivência. Parabéns pra nós. Você vendendo banana , limão galego, frango e o que tivesse e eu vendendo arroz, farinha, mortadela no Armazém do "Padrim Durico" ganhando honestamente 100 cruzeiros por mês. Ah... - Quanto valeu... - Que lembranças boas!!! OtoMano
|
**************************
Comentários
Bom dia Otomano
Uma verdadeira enxurrada do que era lá atrás nos tempos passados.
Todos os teus versos são engrandecidos pelas grandes verdades que nos brindas com esses bem verdadeiros versos.
Parabéns
Abraços
JC Bridon
Lindo e emocionante!!!
Parabéns.
DESTACADO
Um abraço
Obrigado Mano Pedro... - VC se transformou num inspirado Poeta... O invejo (no bom sentido)
Dos altos Aracy (Benca Mae) deve sorrir feliz ao lado do Senhor Jesus!
Que maravilha, Oto, que é também meu mano...
Vem muito a se assemelhar com o curta metragem postado, "O outro par". Um par, ou mesmo um pé de simples
"pregata" ou "alpercatas" dos anos 60 rende uma história de vida, contada em forma de emoção em tão poucos
e animadores versos. Meus parabéns.
Oto, tudo bem? Pelo poema tenho certeza de que esteja.
Não foi só você que usou roupas de saco, roupas reformadas de adultos, rasgadas...
Eu ganhei um sapatinho branco usado, mas era grande. Eu usava com algodão na ponta.
E assim foi por muito tempo.
Concordo com você quando diz que valeu a pena, pois a simplicidade com a humildade nos ajuda a crescer, a sermos pessoas do bem.
DESTACADO!
Consideração:
Não consegui abrir esse card no móvel. Grata.
Olá Margarida - Obrigado pela visita gentil e pelas MSG e artes no meu níver. Entro pouco aqui, pois raramente me lembro de minha senha... Coisas dos meus 80 aninhos!!
Não sei pq teu car não abriu... Não entendo quase nada (ou menos ainda) de internet e informatica. Vou perguntar ao Mano Pedro.
Abraços!!
Sensacional!
Mil aplausos para ti poeta,
haja visto que,
me tocou profundamente.
Parabéns.
👏👏👏👏👏👏.
Um forte abraço.
#JoãoCarreiraPoeta.
Obrigado pela cortesia da visita Poeta João Carreira. Li nalgum lugar que é um dos destaques desta casa de poetas. Aplausos meus!
Sou apenas um "contador de histórias - ou "estórias"!