Olhamos os idosos hoje, como simplesmente algo natural do ciclo da vida. Isto em parte é verdade, mais por trás disso, está uma demanda de envelhecimento sem precedente na história da humanidade. Segundo dados divulgados pela ONU, o mundo terá mais de um bilhão de idosos em 10 anos, com idade acima de 60 anos. Temos o dever moral e a obrigação de cuidar melhor dos nossos idosos e proporcionar uma base sólida para os debates, inclusive o político, para encontrarmos soluções a curto, a médio e longo prazo, para dar mais dignidades de vida a essas pessoas.

 Até 2050, os números de idosos excederão os dos jovens. Esta inversão histórica terão impactos nas relações de famílias entre as gerações, bem como no estilo de vida e na solidariedade familiar. O envelhecimento da população terá consequências importantes na vida cotidiana da humanidade. Consequências que com certeza influenciarão economicamente e politicamente nos padrões em que vivemos hoje.

A saúde será o item mais afetado como um todo, isto implicará em políticas públicas severas e dinâmicas que possam influir em bons atendimentos e locais apropriados aos idosos que satisfação suas mínimas necessidades de serem alcançados por elas.

 Seria um grande feito, que os grandes laboratórios em parcerias com autarquias governamentais em todo o mundo, gerenciassem descontos na medicação a partir dos sessenta anos, haja vista, que a progressão de sua idade, o obriga a ter uma despesa cada vez crescente em relação ao custo medicamento.

 Apesar de o Brasil possuir o Estatuto dos Idosos - Lei 10.741 de outubro de 2003 - está longe ser um país maravilha para a terceira idade, faltam infraestruturas adequadas para suas locações, como rampas de acessos, mobilidade urbana de boa qualidade, casas de repousos adequadas e um novo olhar voltado para eles. Eles tendem a apresentar capacidade degenerativa crescente, que levam a síndrome da fragilidade e no estágio avançado, a morte.

 Tratem bem os idosos, pois um dia - e se chegar lá - será um deles.

Ricardo Sales.

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Ricardo Sales

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Obrigado por compartilhar tão reflexivo texto. Aplausos! Bjs

    • É sempre bom trazer este tema a tona. Nunca devemos esquecer que amanhã seremos um deles. Um forte abraço.

  • Com o quadro político que vivemos hoje, as mudanças aí batendo em nossa cara, e com o aumento da perspectiva de vida das pessoas, a família tem de dar mais atenção aos seus idosos.

    Parabéns pelo assunto em tela.

    • É sempre gratificante lembrar que eles existem e estão dentro de cada casa. Vamos tratá-los com amor. Eles merecem. Abraços poetisa.

  • Fantástica reflexão, Ricardo, parabéns por compartilhar tal tema. Forte abraço!

    • Obrigado poeta, a terceira idade é a síntese da experiência, é o conhecimento e doutorado da vida que nenhuma universidade tem. Abraços.

  • Grande reflexão que todos devemos fazer....URGENTEMENTE

    Abraço fraterno

    FC

    • O que tem sido feito é muito pouco, principalmente aqui no Brasil. Mais temos esperanças. Um forte Abraço poeta.

This reply was deleted.
CPP