A Sublime Graça do Novo Homem

VIVER NO ESPÍRITO – A SUBLIME GRAÇA DO NOVO HOMEM...
Em verdade, somos seres espirituais. Sim, considerando que o corpo carnal é a “roupa” da alma, e que a alma vivifica esse corpo, pois quem vive na realidade é o espírito (natureza da alma) e não o corpo. Tanto é que quando a gente morre, o corpo é sepultado (porque morreu), e a alma vai para Deus, ou seja, ainda vive. Nesse sentido, a vida tem de ser regrada em espírito, não na carne.
Quem faz pecar é a carne porque ela é fraca, e a alma é forte porque é espírito, isto é, não possui a “pobreza” da carne. Então, deve se esforçar para viver “segundo o espírito”, e fugir o quanto possível das ameaças de fraquezas da carne, pois este último é justamente o instrumento de queda usado pelo inimigo: a concupiscência da carne: principais quedas: sexo, pornografia, cobiça sexual.
Porém, viver “segundo o espírito” não se faz por si só, há de se unir às forças de Cristo; afinal, “segundo a pedagogia do Espírito Dele” é que se combatem as fraquezas da carne (instrumento do inimigo). O nosso espírito há de se revestir do Espírito de Cristo para se Armar e ganhar Poder sobre o mal; esse Poder vem de Jesus. Não pense, não aja, não regre, não pretenda fazer absolutamente nada em vista da carne; tudo na vida tem de ser feito pelo espírito, pela alma.
A armadilha do inimigo é fazer sentir as delícias carnais, e como a alma não tem carne ele investe sobre o corpo da pessoa; sobre a visão, a audição; o toque da pele, as carícias. As atividades corporais são benéficas quando praticadas segundo Deus, da forma como Ele ordenou, isto é, sem “depravações”. Proibidas não são desde que moderadas conforme a Ordem, sem “bagunça”.
“Pensar e agir como um espírito”: essa é a referência mais simples e direta para uma disciplina “certeira” e definitiva. Pois a alma como é bastante tendenciosa a Deus, faz com que o corpo se mortifique e permaneça do jeito que ela solicite. Ademais, quem tem que “mandar” é o espírito, não o contrário. O sobrenatural deve sobrepor ao natural, sendo que a primeira é dotada de força maior; e muito mais forte quando revestida da Armadura de Deus, Espírito de Cristo.
O homem novo se justifica assim: seu espírito vive em comunhão ao Espírito Divino, pensa e age conforme Cristo regrou e assim se livra de todo mal da carne e, consequentemente, do pecado. A criatura nova morre para a carne e vive para o espírito, portanto, somos mesmo seres espirituais em Cristo Jesus.
Alcebíades Júnior - 22/09/2017.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • This reply was deleted.
    • Oi querida prima poetisa... Paulo de Tarso deixa Bem Claro, não é? Viu? Ele é o meu Patrono, e com Muito Apreço! Fico feliz que tenha Contemplado; e não só eu, mas você também se revela pertença ao Exército de Cristo, com seu Talento e Maestria à serviço do Projeto Salvífico Divino. Juntos Somos Muito Mais! Impregnemos esta Linda Casa de Amor de Deus, pois é a isso que Ele nos chama. Grande Beijo!

  • Penso que este morrer para velho é um estado de mudança de atitudes.

    Sinceros aplausos.

    • Sim, querida poetisa, é Verdadeiramente "Mudança de Atitude", e Atitude é Tudo: é o Eficaz da vida, o Efetivo, o Concreto. Viver segundo o Espírito, como Deus quer. Grato por sua visita e apreço! Grande Abraço!

  • Excelente texto amigo abraço poeta

    • Oi poetisa do Amor... Grato pela visita e apreço... Grande Abraço!

  • Belíssimo texto! Obrigado por compsartilhar, Alcebíades!

    • Oi querida poetisa... Compartilho para plantar a semente, e que bom que tenha gostado... Muito obrigado! Grande Abraço!

  • Belo e espirital texto poeta

    Abraço fraterno

    FC

    • Muito obrigado pela visita e apreço, Digníssimo Poeta... Grande Abraço!

This reply was deleted.
CPP