Análise Poeticamente Feita Sobre o Ibovespa

Era 29/03/2019, e todo final de semana eu fazia e faço uma análise poética do Ibovespa e naquela época, eu estava começando a ler e apaixonar pela escrita de Nelson Rodrigues, naquela semana a cabra vadia (de Nelson Rodrigues), não disse e nem escreveu nada, no entanto, ele sim. Ele escreveu: — "Antes de morrer, Guevara matou, e, repito, morreu sem querer e matou querendo". No entanto, o mercado não matou e, nem mata ninguém, quem se mata, são os preguiçosos; os gananciosos; os medrosos e muitos outros "osos".

Você deve estar se perguntando e o mercado, e Ibovespa? 

Desculpa eu escrevo "bobagens poéticas" somente, pra falar dele:

Mas, eu continuo: —

Sem matar ninguém, o dólar fechou março com chave dourada, comprado, ou seja, com muito interesse comprador. Essa moeda matou os vendidos ou, foram os vendidos que se suicidaram? A resposta pra essa pergunta pode estar mesclada, pois, o hilo verde (ferramenta para operar) e, a máxima de fevereiro (quando acionados) representam aqueles que são fiéis aos seus estopes, mas também, representa e chama aqueles compradores arrojados que, compraram no rompimento da máxima do mês passado e do hilo da mesma cor. Se você não sabe, é assim que o mercado é alimentado, estopes são "estopins" de compras ou vendas. Assim, tanto para cima, quanto para baixo, o mercado segue seu caminho.

Não vou nem chover no molhado, pois, (não sou chuva) quando há esse romper de máxima mensal —, o semanal e seu irmão menor (diário) estarão comprados também. Porém, deixo cá um alerta: — Foi parida uma estrela bem grande no semanal, pelo seu tamanho, a volatilidade —, não foi diferente.

Já o "perna de pau do Ibovespa", resolve fazer igual — Guevara — mata para cima e mata para baixo. É uma matança só, se bobear morre até a "cabra vadia" de Nelson Rodrigues. Seu mês fechou diferente do dólar, tanto pode subir, quanto pode cair, pois, estrela, não diz nada, ou melhor, diz sim; diz que o mercado está indeciso, indefinido, sem direção e que, está atirando pra qualquer lado. Cuidado com Guevara, se você bobear você pode ficar sem saco e pode — até morrer.

Mas, falando de estrela, você sabe como ela é gerada? As do firmamento eu não sei, porém, a estrela gráfica (não a cadente) nasce de um triângulo invertido ou, um mercado indefinido. É onde os preços fazem mínimas e máximas ao mesmo tempo. Para os incautos pode ser e é uma cilada, ou mesmo uma manga chupada. E, também, parece que as compras na região de 85 84 mil pontos, não serão dessa vez.

Manga chupada ou não, a Petrobrás também fecha também numa estrela, porém mais encorpada. Tião está falando que essa estrela é diferente do Ibovespa. 

Você sabe por que ela é diferente? 

Vamos perguntar ao estudioso. Diz aí Tião, qual é a diferença entre uma cruz pequena e uma estrela cadente?

— Doutor, eu ainda tenho dúvidas, porém, dá pra ver que ela ainda é compradora (tem corpo branco) e, apesar da indecisão ou indefinição, não perdeu mínima, mas fez máxima e está acima da média móvel de oito meses.

Tião está certo, apesar da volatilidade do mercado, a volatilidade do ativo não foi tão grande, pois, as bofetadas ursas não tiveram forças, como teve as do Ibovespa. O que agrada na dama de preto (dona do ouro negro) é, o estope de longo prazo ter ficado curto (por causa do tamanho da estrela). A Petrobrás continua interessante e, no curto prazo, está mais forte que o Ibovespa.

E, de súbito, saímos de um mar negro e, estamos indo para um vermelho, a Vale3, até vazou a máxima de fevereiro, porém faltou-lhe forças para sair do vermelho do hilo. A compra no semanal continua, mas, com o hilo nos calcanhares dos touros. O diário corrige e dá nova compra, no entanto, parece que falta sustância taurina. Ahhh, que saudade, da vitalidade da xícara e das dança da Vedete antes do mar de lama.

Seguindo a caminhada, vejo que, no mar não tem estradas, não tem pontes, nem asfalto, mas em terra firme tem. Assim sendo, Amar3 manda um convite pelo hilo verde do diário, mas, não um convite pra viajar em quatro rodas, mas sim, sobre duas. A Motoka da Marisa dá nova entrada. Já sua rival, a Usim5, está quase igual mineiro - é logo ali. Já deu uma espetada no hilo.

Por fim, com essa análise fechamos a quinta semana do gigante mês de março. Espero que esteja valendo a pena seguir essa pagina e, se tens gostado, indique para seu melhor amigo.

Um forte abraço que Deus te abençoe ricamente sempre tu e tua casa.

Dr. Carreira - Trader - Mentor Gráfico & Coaching Emocional.

#JoaoCarreiraPoeta. — 29/03/2019 — 10h

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Dr. Carreira Coach

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Boa noite amigo:

    Uma crônica muito bem elaborada, por isso é que o autor desenha um belo versar.

    Parabéns

    Abraços

    JC Bridon

    • Obrigado Bridon. É um tema que poucos conhecem, mas a crônica é bem divertida.

      Shake Hand.

      #JoãoCarreiraPoeta.

  •  ADORO AS SUAS CRÔNICAS BEM HUMORADAS! Parabéns!

    • Eu amo quando você ri adorando minhas "baboseiras" escrita.

      A strong handshake

      #JoãoCarreiraPoeta.

  • É maravilhoso ver alguém escrever tão bem, tão coerente, sobre assunto tão relevante.

    Seu cabedal intelectual é invejável.

    Minhas sinceras reverências.

    Sou seu fã.

    Abraços, paz e Luz!!!

    • Obrigado Ilário pelo lindo e inteligente comentário e mais ainda pelo meu "cabedal".

      A strong hand shake.

      #JoãoCarreiraPoeta.

  • Gestores

    Um trabalho bem feito e sem erros.

This reply was deleted.
CPP