Deserto, Diversos Desertos
Particularmente, eu não sei como seria se eu tivesse que morar em um deserto, não sei nem mesmo como os “Beduínos” e os “Tuaregues” vivem, sinceramente, eu já teria morrido, ou estaria sentado numa duna de areia fazendo crônicas. Mas, e você o que você acha ser um deserto, e moraria em um?
Eu fiz a mesma pergunta a Juão Karapuça, Ricardão Trader e Tião Tição (meus personagens e alunos) e pelo visto só sabem que deserto é um manto de areia, mas deserto nada mais é que uma região árida, coberta por um manto de areia, com um índice anual de baixíssima precipitação de água caracterizada pela escassez de vegetação e ainda, com dias muito quentes e noites muito frias com ventos muito fortes. Esta seria a definição da palavra deserto físico, porém, na língua portuguesa temos uma variedade de significados para uma mesma palavra. Como é o caso da palavra deserto. Tião Tição está balbuciando algo: —
— Dr. Carreira, como é isso de ter uma variedade de deserto, pois, agora deu um nó na minha cabeça kkkk.
Eu tento explicar a Tião que em biologia, Bioma com estas características pode ser um deserto, definido pela falta de diversidade da flora e fauna. Podemos dizer também de lugares esmo, desabitados sem pessoas e, esses lugares podem chamar de deserto, exemplo: — O professor entrou na classe e, a mesma estava um verdadeiro deserto, ou seja, não tinha um aluno sequer para contar o motivo do vazio. Você já deve ter ouvido falar no Deserto do Saara? Ou Deserto do Sara? Esse manto de areia quente e fria, é considerado o maior deserto daquelas regiões, oficialmente, é considerado o terceiro maior deserto da terra. Logo após a Antártida e o Ártico, visto que, estas duas são consideradas como desertos também. A Antártida (também conhecida aqui no Brasil como Antártica) é sim um deserto coberto não por um manto de areia, mas sim, por um manto de gelo e, sua principal característica é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, é um grande deserto formado por enormes geleiras. As primeiras expedições realizadas e documentadas em direção a este continente ocorreram no século XVI.
Já o Ártico é outro deserto, porém, diferente do Antártico, visto que, esse primeiro é deserto seco de terra mesmo. É muito frio e tem uma taxa de evaporação muito superior à sua taxa de precipitação anual, ou seja, evapora-se mais.
Tião me interrompe perguntando se tem outros tipos de deserto, eu digo que sim, visto que: —
O deserto de uma vida vazia pode ser mais árido, isto é, seco, sem vida e que não dá frutos, muito mais insuportável que o deserto do Saara. Sua vida pode estar morta e, portanto, sem vida, sem esperança. Pense numa mente vazia e árida, uma mente que só mente para si mesma, além do que, mente vazia é oficina pro “capeta”. Os desertos são inúmeros, visto que, cada um deve ter o seu. Há desertos se iniciando dentro do jardim florido de seu subconsciente e, portanto, e sobretudo você precisa tomar uma atitude, pois, você é o seu jardineiro. Sim, nós somos o jardineiro de nosso subconsciente e, precisamos estar atentos, arrancando todos os dias, as pragas, as ervas daninhas que nascem a todo segundo neste jardim. Como anda como está seu jardim mental? Ele está cheio de sujeiras, está parecendo um matagal, se sim, pode ser o começo de um deserto mental.
Não sejas, um Saara, um Antártico e muito menos um Ártico, muito menos um mar a céu aberto sem vida, não seja, um mar morto sem peixes, ou qualquer vida marinha, note, a infinidade de mar existente e, quantos podem ter dentro da sua vida. Que tal ser um paraíso mental, ou mesmo um Oásis dentro de um deserto?
Os três, Juão, Tião e Ricardão, caem na gargalhada dizendo em coro: — Nossas vidas devem estar cheia de desertos, kkkkk!
#JoaoCarreiraPoeta. — 01/12/2023 — 11h46 — Campinas — SP.
Comentários
Uma crônica reflexiva. Os desertos podem habitar dentro de nós mesmos.
Muito bem magnânima madame Margarida, pois, a razão está contigo infelizmente, há grande desertos dento de cada um de nós.
Um arrocho poético kkk!
#JoãoCarreiraPoeta.
Olá Dr. Carreira
Ao ler tão sublime crônica sinto-me invadido por uma luz intensa que nos ilumina além da eternidade.
Parabéns
Abraços
JC Bridon
Gratidão Bridon, pela iluminação invasiva além, da eternidade.
Um forte abraço.
Concordo com Lilian.
Parabéns, João!
Um abraço
Marcia obrigado pelo incentivo.
#JoãoCarreiraPoeta.
Crônica primorosa, poeta amigo.
Minhas sinceras reverências.
Sou seu fã.
Abraços, paz e Luz!!!
Obrigado poeta Ilario gratidão imensa pelos seus comentários.
#JoãoCarreiraPoeta.
Uma reflexão proposta com muita sabedoria.. Votos de FELIZ noite 🌃
Obrigado pelo incentivo.
#JoãoCarreiraPoeta.