Inteligência x Sabedoria

INTELIGÊNCIA x SABEDORIA...
Ontem eu aprendi uma coisa muito interessante: refletir profundamente entre inteligência e sabedoria. Quem vale mais? Aquele que é sábio ou aquele que é inteligente? Na verdade, os dois são fundamentais, porém, harmonizados, um completando o outro. Entretanto, o sábio é quem pode mais. O inteligente "matematicamente" leva tudo em consideração; o sábio transcende, vai além.
O inteligente diz: isto não é possível! O sábio diz: não é bem assim! (fica aquela pontinha de possibilidade). Ser inteligente não significa ser sábio; mas ser sábio tem muito da inteligência. Em vista desta interessante análise, retifico o que já comentei antes: acreditar em Deus e seguir seus Mandamentos não é só questão de inteligência e sensatez, é antes de tudo, usar de sabedoria.
Usar de inteligência é tomar o concreto e o óbvio da vida, e transcender, usar de sabedoria; eis a harmonia. Alguém infinitamente Sábio e Poderoso criou todas as coisas. Senão, de onde vieram todas essas coisas maravilhosas "ordenadas", "organizadas", "harmonizadas"? Assim pensa o sábio. A inteligência levando à sabedoria.
A sabedoria por intermédio da inteligência leva a concluir o transcendente, visto que o óbvio do limite humano é indiscutível. Fé é fruto da sabedoria porque transcende, vai além, não fica estática procurando respostas por questões advindas da inteligência na própria inteligência. Sabedoria é admitir o transcendente quando a inteligência chega ao seu limite sem encontrar respostas.
Os cientistas são inteligentes, mas se não admitissem a transcendência do Criador seriam em nada, de sábios. Que nome eles dariam, porventura, às perguntas sem respostas? Até aonde a inteligência os levaria? Aonde a inteligência não alcança, é sábio crer na transcendência que se chama DEUS.
Quem mais poderia ser? O acaso? O acaso não "ordena", não "organiza", não "harmoniza", nem sequer possui inteligência nem sabedoria. O acaso, repito, é o nome dado por aqueles que não querem pronunciar o nome de Deus; desconfiam que tenha sido mesmo Ele. Desconfiar já é um pouco do uso de sabedoria, já é "esbarrar" na coerência.
24/ 11/ 2006.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • 71011512?profile=original

  • Estou muito feliz com o teu SUCESSO aqui!!

    TODOS ESTAMOS!

    Beijos 

    • Ei mana linda! A Ele Toda a Honra e Toda a Glória! Eu sou apenas o Dedo de Deus que escreve na rocha. Ele é o Autor, a minha Inspiração. O sucesso é para glorificar ao Senhor. Muito grato pela apreciação. Sinto-me feliz por pertencer à CPP. Grande Beijo!

  • Conteúdo excelente, Alcebíades.

    A inteligência é o que faz com que aprendamos os conhecimentos práticos e, com eles inventamos, projetamos, etc. A sabedoria vem com a experiência e com o olhar que se adquiriu com as vivências.

    Aplausos!

    • Isso mesmo, poetisa Edith, bela reflexão. São interdependentes entre si; uma complementa a outra. Grato pela preciosa apreciação. Forte Abraço!

  • Excelente seu texto caro Poeta. Definiu bem inteligência & sabedoria.  Parabéns!  Abraço

    • Muito agradecido, amiga Luiza, por sua preciosa contemplação. Forte Abraço!

  • This reply was deleted.
    • Obrigado, amiga Marcia, estou lisonjeado pela sua avaliação, ainda mais vinda de você, grande poetisa. Grande Abraço!

  • Maravilhoso, muitas vezes a pessoa tem grande sabedoria sem cursar qualquer escola, mas aprendido nas escola da vida. Quantas pessoas inteligentes encontramos, guardando oralmente toda sabdoria dos antepassados, transcendida de sabedoria. Aplausos mil

This reply was deleted.
CPP