O vinho no tempo de Jesus - um ensaio...

O vinho no tempo de Jesus... - Um ensaio

12390258885?profile=RESIZE_584x

O vinho no tempo de Jesus....

Isso evoca, claro, as Bodas de Caná. Sem maior conhecimento histórico, bíblico e teológico (o que parece dispensável à qualidade do vinho), penso que os pais dos noivos não imaginavam que os barris adquiridos fossem insuficientes.

Talvez não contassem com o fato de que alguns discípulos de Jesus – eu penso nos irmãos Pedro e André – se encantassem com o vinho e tenham se excedido um pouco no consumo.

Bem, o fato é que... faltou vinho.

Em meio a tentativas desencontradas de solução, eis que se avista Maria de Nazaré cochichando ao Filho, aquele moço de fala tão envolvente. Que reluta, por uns instantes. Mas fita os olhos da sua mãe com tanta ternura e determinação, que ela já orienta os serviçais a discretamente encherem os barris com água.

E os manda servir. Atônitos, devem ter levado uma taça ao sommelier, já todo descabelado ante a falha da logística. Ele arregala os olhos ao sentir o excepcional aroma frutado e a intensa coloração rubi do vinho, que não sabia ter surgido da água.

Sem saber o que fazer, talvez tenha consultado Mateus, que, sendo coletor de impostos, tinha uma vida publicana regada a bons pratos e com isso devia ser apreciador dos vinhos caros, das melhores uvas viníferas.

O fato é que prontamente se levou o vinho aos convivas. Creio que foi nesse momento, ante a felicidade geral das bodas – talvez até o noivo tenha se excedido também, que o sommelier, cujo nome não se perpetuou na história, censurou o pai da noiva:

 - Por que guardaste o vinho bom para o fim da festa?

Desde então a humanidade evoluiu muito na produção do vinho, mas ao que parece ainda não se conseguiu aquela excelência do vinho servido ao final das Bodas de Caná.

pedro antonio avellar

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Pedro Avellar

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Gestores

    Belo trabalho Pedro. Parabéns.

  • Um texto proficuo e bem interessante. Grande abraço

  • Bom dia poeta Pedro: —

    Eu amo tudo o que fala de Deus, de Jesus e do Espirito Santos. Parabéns pelo texto.

    Parabéns.

    Um forte abraço.

    P.S. Bodas de Caná da Galileia é uma perícopa (episódio) bíblica narrada exclusivamente no Evangelho de João (João 2:1–11). A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.

    #JoãoCarreiraPoeta.

    • Muito grato, João Carreira Poeta. Agradeço também o comentário.

  • Bom dia, Pedro! Fui lendo e vendo a cena em minha frente. Parabéns por tão belo texto!

    Um abraço

    DESTACADO 

    • Fico muito agradecido pelo elogio, Márcia.

This reply was deleted.
CPP