Amanhecer na Roça em 18/11/2024
(Vovó Onça)
O relógio ainda marcava cinco da manhã quando o primeiro canto do galo ecoou pelo sítio. Um som firme, como se quisesse lembrar a todos que era hora de despertar para mais um dia. O céu, antes envolto em um véu de escuridão, começava a ganhar tons de laranja e rosa, anunciando o amanhecer.
A névoa rasteira cobria o pasto como um cobertor de algodão. As árvores pareciam cochichar entre si, sacudindo levemente as folhas com a brisa fresca da manhã. O cheiro de terra úmida misturava-se ao perfume das flores do campo, um aroma único que só a roça pode oferecer.
O primeiro som do riacho ao longe acompanhava o balançar das redes na varanda. O vaqueiro passava calmamente pelo curral, com o chapéu de palha encobrindo o rosto ainda sonolento. Seu assobio, embora baixo, era o suficiente para que as vacas começassem a se mexer, caminhando lentamente para a ordenha.
No fogão a lenha, a água já borbulhava para o café. O cheiro forte do café moído na hora se espalhava pela cozinha, misturado ao do pão assando no forno e da manteiga derretendo sobre a chapa quente. Uma combinação irresistível que, sozinha, já fazia valer o dia.
Os primeiros raios de sol surgiam tímidos, dourando o topo das montanhas ao longe. A vida na roça desperta com calma, mas é no amanhecer que tudo ganha sentido. É nesse momento, entre o canto do galo e o tilintar das panelas, que se sente a verdadeira paz.
Na roça, o amanhecer é mais que um instante: é um convite para viver, com simplicidade e coração cheio de gratidão.
Comentários
Cena bucólica e na simplicidade te muito charme e encanto. Parabens
Obrigada Lilian!
Grande abraço!
Fui lendo e parece que essa cena bonita virou realidade. Me vi nela, embora nunca tenha visto o amanhecer no sítio. Maravilhoso!!!
Parabéns, Helena.
DESTACADO
Bj de vovó pra vovó ☺️.
Márcia, boa tarde amiga!
Essa vida cotidiana na roça é magnífica, acalenta a alma em dias conturbados. Terá oportunidade de passar um dia assim, observando o nascer do sol e ouvindo a algazarra dos pássaros.
Grande abraço!
Bom dia, Vovó Helena,
quase toda sexta-feira eu vou para meu sítio aqui perto de Campinas.
Mogi-Guaçu para ser exato!
Tu foste escrevendo e eu, te seguindo mentalmente.
O amanhecer no meu sítio ficou muito mais lindo,
enredado do teu jeito meigo e simples.
É mesmo um paraíso!
Parabéns pelo teu jeito singelo, macio e encantado de contar história.
Aceite meu carinho e abraço.
#JoaoCarreiraPoeta.
Amigo João, boa tarde!
Que bom que aproveita este merecido descanso em seu sítio. Observe os pequenos detalhes ao seu redor e terá muitas histórias encantadoras para contar ao netinho.
Abraço carinhoso!